BRMU9001465U2 - disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica - Google Patents

disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001465U2
BRMU9001465U2 BRMU9001465U BRMU9001465U2 BR MU9001465 U2 BRMU9001465 U2 BR MU9001465U2 BR MU9001465 U BRMU9001465 U BR MU9001465U BR MU9001465 U2 BRMU9001465 U2 BR MU9001465U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wedge
electrical connector
channels
connector
elastic
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Ruy Pereira Leme
Original Assignee
Work Eletro Sist S Ind Com E Representacoes Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Work Eletro Sist S Ind Com E Representacoes Ltda filed Critical Work Eletro Sist S Ind Com E Representacoes Ltda
Priority to BRMU9001465 priority Critical patent/BRMU9001465U2/pt
Priority to PCT/BR2011/000127 priority patent/WO2012024749A1/pt
Priority to ARP110101538 priority patent/AR081494A1/es
Publication of BRMU9001465U2 publication Critical patent/BRMU9001465U2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01RELECTRICALLY-CONDUCTIVE CONNECTIONS; STRUCTURAL ASSOCIATIONS OF A PLURALITY OF MUTUALLY-INSULATED ELECTRICAL CONNECTING ELEMENTS; COUPLING DEVICES; CURRENT COLLECTORS
    • H01R4/00Electrically-conductive connections between two or more conductive members in direct contact, i.e. touching one another; Means for effecting or maintaining such contact; Electrically-conductive connections having two or more spaced connecting locations for conductors and using contact members penetrating insulation
    • H01R4/28Clamped connections, spring connections
    • H01R4/50Clamped connections, spring connections utilising a cam, wedge, cone or ball also combined with a screw
    • H01R4/5083Clamped connections, spring connections utilising a cam, wedge, cone or ball also combined with a screw using a wedge

Abstract

DISPOSIçãO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELéTRICO COM CUNHA ELáSTICA, consiste essencialmente de uma cunha (1) obtida por extrusão e prensagem, que conforma uma dupla viga (2) e vazado (3) central, de onde imediatamente derivam mediante uma linha de junção (4) os canais (5) para acomodação dos cabos (6), inseridos no elemento "C" (7) juntamente com o elemento inibidor (8).

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELÉTRICO COM CUNHA ELÁSTICA"
Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de uma nova DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELÉTRICO COM CUNHA ELÁSTICA", especialmente de um conector elétrico obtido por processo de extrusão que se destaca por suas características construtivas próprias e originais, em que pese o formato dupla viga que configura um vazado central e as laterais côncavas que decorrem para vantagens como melhor estabilidade na fixação, melhor troca de calor, entre outras.
O conector pleiteado é utilizado em redes elétricas em geral, quer seja nas áreas de transmissão de energia ou sistema de aterramento elétrico.
É de conhecimento dos técnicos no assunto que os conectores do tipo cunha são utilizados para unir condutores metálicos nos locais acima descritos. Este produto é adequado para conexão de condutores de alumínio ou cobre de diversas bitolas e nas combinações alumínio/ alumínio, alumínio/ cobre e cobre/ cobre.
Basicamente, os conectores, como é comum nos do tipo cunha existentes, são compostos por três elementos: o elemento "C", o elemento cunha e o elemento composto inibidor, que se destina a preservar os pontos de contato elétrico evitando a oxidação por eventuais agressores ambientais.
A conexão elétrica é realizada quando os condutores são acomodados nos canais do elemento "C", impregnados com o composto inibidor, e fixados pela introdução do elemento cunha entre os condutores.
Os conectores tipo cunha mais arcaicos têm projeto antiquado, tanto o elemento "C" quanto o elemento cunha utilizam material em excesso, que gera desperdício sem vantagem justificável. A sua instalação é executada com ferramenta de aplicação complexa e específica, a qual é equipada com um êmbolo acionado pela detonação de uma carga explosiva que é sempre uma condição de risco. Ainda é um ponto negativo o superaquecimento devido à corrente que passa pelo material, que por ser compacto, portanto com área superficial reduzida retém mais calor.
Outros tipos e formas de atuação de conectores elétricos são
antecipados pelo estado da técnica, como o Pl 0100668-1 "Conector Elétrico". Consiste de uma luva afunilada no interior da qual é inserida uma cunha formada em uma folha metálica alongada e dobrada sobre si mesma, de modo a definir duas porções de laço com bordas laterais opostas definidas por respectivas extensões de borda lateral da folha metálica, cada porção de laço apresentando um trecho elástico cuja superfície externa comprime um respectivo condutor elétrico contra a luva, sendo que o trecho elástico de cada porção de laço tem sua superfície externa provida de dentes projetantes, a serem pressionados contra o respectivo condutor elétrico.
Como pode constatar o conector acima não utiliza meio explosivo para
fixação dos condutores, mas tão somente um elemento tipo mola em fita que é inserido sob pressão no pressão no elemento "C".
Também faz parte do estado da técnica o Pl 9102719-5 - "Conector Elétrico Tipo Cunha" trata de um conector que inclui uma cunha e um receptáculo em forma de "C" para receber a cunha. São previstos dentes em uma ou ambas as extremidades de respectivos canais do receptáculo para penetrar nos fios.
O produto acima devido a sua construtivídade e processo de obtenção é indicado para a conexão de cabos de bitola reduzida, isso por que o processo de estampagem é limitado para materiais mais robustos no que se refere à capacidade de se fazer as dobras necessárias, só possível em materiais mais delgados. Por outro lado, sua construtividade conforma canais laterais, para acomodação dos cabos, obrigatoriamente vazados devido ao mesmo ser obtido por dobra, sendo tais canais derivados de uma lâmina central de união. Este conector apresenta dois Iimitantes que são a troca térmica deficiente haja vista a precária passagem de ar através da cunha e elemento "C", bem como a deformação plástica dos canais após a inserção dos cabos. Ambos os Iimitantes afetam a estabilidade na fixação.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, pessoa afeita à matéria em apreço, após estudos e pesquisas, criou a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELÉTRICO COM CUNHA ELÁSTICA" em questão, em que a cunha conforma duas vigas gerando um vazado central predominantemente oblongo com característica elástica e de arrefecimento, sendo que das bordas de tal vazado derivam diretamente os canais de acomodação dos cabos, sem nenhuma interface como, por exemplo, o vazado citado no estado da técnica.
A configuração da cunha inovada permitiu tornar o processo de
obtenção mais simplificado, reduzido a extrusão de um perfil e posterior prensagem oblíqua a fim de acompanhar o traçado do elemento "C".
Além do arrefecimento melhorado, o conector em tela promove ótima elasticidade quando instalado no elemento "C", que também teve a massa reduzida, compensando perfeitamente as variações dimensionais causadas pela dilatação ou contração térmica, assim como vibrações intrínsecas da rede elétrica.
Em suma o conector reivindicado apresenta como vantagens mais preponderantes:
> Redução de massa tanto do elemento "C" quanto da cunha; >0 novo formato amplia a área/ superfície e cria um vão de ventilação que em conjunto otimizam o arrefecimento da peça;
> Ecologicamente correto uma vez que reduz a massa ou material empregado;
> Processo produtivo apenas com três etapas (extrusão, corte e conformação).
A seguir, explica-se o conector com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Fig. 1: Vista em perspectiva da cunha inovada;
Fig. 2: Vista em perspectiva invertida da cunha inovada;
Fig. 3: Vista em corte A-A da cunha inovada;
Fig. 4: Vista em perspectiva explodida do conector elétrico; Fig. 5: Vista em perspectiva mostrando a cunha montada no elemento
"C" com um cabo qualquer;
Fig. 6: Vista em corte mostrando a cunha montada no elemento "C" com um cabo qualquer.
A "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELÉTRICO COM CUNHA ELÁSTICA", objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, consiste essencialmente de uma cunha (1) obtida por extrusão e prensagem, que conforma uma dupla viga (2) e vazado (3) central, de onde imediatamente derivam mediante uma linha de junção (4) os canais (5) para acomodação dos cabos (6), inseridos no elemento "C" (7) juntamente com o elemento inibidor (8). Mais particularmente, a cunha (1) em questão é obtida a partir de um
perfil extrudado cortado na dimensão requerida e adequada, após o que é prensado obliquamente conforme o delineamento do elemento "C" (7), originando dita cunha (1) que perfaz uma dupla viga (2) mediana que conforma um vazado (3) central predominantemente oblongo, que além de propor um vão para passagem do ar (8') também promove a particularidade elástica, sendo capaz de trabalhar, em conjunto com o elemento "C" (7), acompanhando as variações dimensionais, impostas ao conector (9), características de uma linha de transmissão, como já comentado, decorrentes das mudanças de temperatura e vibrações. Por outro lado, imediatamente após o vazado (3) central derivam, mediante uma linha de junção (4), os canais (5) de acomodação dos cabos (6).
Tais canais (5) apresentam serrilhas (10) para abrasão e limpeza de óxidos nas superfícies dos cabos (6) durante a inserção da cunha (1), não sem antes passar o elemento inibidor (8). Por sua vez, as extremidades dos canais (5) possuem chanfros (11) destinados a facilitar a aplicação, evitando atritos indesejáveis com os cabos (6).
Com a disposição requerida, o conector em questão após a aplicação da cunha no elemento "C" com ferramentas simples, sem utilização de carga explosiva, atuam com elasticidade suficiente para manter uma uniformidade de pressionamento independente de qualquer variação de temperatura e/ ou vibração, evitando assim o afrouxamento da conexão e o aparecimento do conhecido efeito de aquecimento cascata até o ponto de falha final da conexão elétrica.

Claims (2)

1.
"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR ELÉTRICO COM CUNHA ELÁSTICA", caracterizado pela cunha (1) perfazer uma dupla viga (2) mediana que conforma um vazado (3) central predominantemente oblongo de onde, mediante uma linha de junção (4), os canais (5) de acomodação dos cabos (6).
BRMU9001465 2010-08-27 2010-08-27 disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica BRMU9001465U2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001465 BRMU9001465U2 (pt) 2010-08-27 2010-08-27 disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica
PCT/BR2011/000127 WO2012024749A1 (pt) 2010-08-27 2011-05-02 Disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica
ARP110101538 AR081494A1 (es) 2010-08-27 2011-05-04 Disposicion introducida en conector electrico con cuña elastica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001465 BRMU9001465U2 (pt) 2010-08-27 2010-08-27 disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9001465U2 true BRMU9001465U2 (pt) 2013-01-01

Family

ID=45722762

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001465 BRMU9001465U2 (pt) 2010-08-27 2010-08-27 disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica

Country Status (3)

Country Link
AR (1) AR081494A1 (pt)
BR (1) BRMU9001465U2 (pt)
WO (1) WO2012024749A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3468728A4 (en) * 2016-06-10 2020-07-08 Geosentinel Pty Ltd METHOD AND DEVICE FOR WASHING HANDICRAFT EQUIPMENT

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE628093A (pt) * 1962-02-09
BR9102719A (pt) * 1991-06-27 1993-01-12 Amp Do Brasil Conectores Eletr Conector eletrico tipo cunha
US5830019A (en) * 1994-12-09 1998-11-03 Burndy Corporation Tubular wedge for an electrical wedge connector
US5538447A (en) * 1994-12-09 1996-07-23 Burndy Corporation Electrical wedge connector
US5580284A (en) * 1995-03-07 1996-12-03 The Whitaker Corporation Electrical wire connector
BR0100668A (pt) * 2001-02-13 2002-11-05 Framatome Connectors Brasil Lt Conector elétrico
US7341495B1 (en) * 2006-12-06 2008-03-11 Fci Americas Technology, Inc. Electrical wedge connector heat dissipating design

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012024749A1 (pt) 2012-03-01
AR081494A1 (es) 2012-09-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0603821A (pt) aparelho de conexão de energia de veìculo, sistema de degelar, método de fazer um conector de energia
CN205579505U (zh) 一种柔性灯条接头结构
EP1489692A3 (en) Termination structure of cryogenic cable
CN104701647B (zh) 电连接器
BRMU9001465U2 (pt) disposição introduzida em conector elétrico com cunha elástica
CN102761180A (zh) 旋转电机与旋转电机的制造方法
JP2014170626A (ja) コンセントの刃受構造
GB2545446A8 (en) Power distribution connector
JP3865453B2 (ja) 波付樹脂管カッタ
KR100760811B1 (ko) 쐐기를 이용한 케이블 도체의 접속체 및 그 접속방법
JP5730937B2 (ja) 電線支持具
CN109546510A (zh) 施工电梯专用滑触线
BR102014029470A2 (pt) ponta de contato de condutor
CN209880898U (zh) 一种4折m形母线铜排结构
CN113690661A (zh) 一种快接端子结构及bms控制板
CN207409686U (zh) 一种刀片式连接器的母座
CN202507087U (zh) 圆管管材夹具
EP2677602A1 (fr) Connecteur de raccordement pour au moins deux câbles électriques
CN103458661B (zh) 一种散热器
CN203492321U (zh) 一种新型散热器压接结构
CN210866511U (zh) 一种管形母线中间连接结构
CN210722506U (zh) 一种高柔韧性电力传输导线
CN103418894A (zh) 电焊钳导电体
CN104813551A (zh) 用于切割绝缘部的剥离刀片
CN214392632U (zh) 一种板材加工用圆锯片

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B12B Appeal: appeal against refusal