BR202013030128U2 - traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais - Google Patents

traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais Download PDF

Info

Publication number
BR202013030128U2
BR202013030128U2 BR202013030128U BR202013030128U BR202013030128U2 BR 202013030128 U2 BR202013030128 U2 BR 202013030128U2 BR 202013030128 U BR202013030128 U BR 202013030128U BR 202013030128 U BR202013030128 U BR 202013030128U BR 202013030128 U2 BR202013030128 U2 BR 202013030128U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
clothing
cold
climated
hot
suit
Prior art date
Application number
BR202013030128U
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Ogalha Filho Garcia
Original Assignee
Euroclima Ar Condiocionado Locações Com Imp E Exp Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Euroclima Ar Condiocionado Locações Com Imp E Exp Ltda filed Critical Euroclima Ar Condiocionado Locações Com Imp E Exp Ltda
Priority to BR202013030128U priority Critical patent/BR202013030128U2/pt
Publication of BR202013030128U2 publication Critical patent/BR202013030128U2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41DOUTERWEAR; PROTECTIVE GARMENTS; ACCESSORIES
    • A41D13/00Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches
    • A41D13/002Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches with controlled internal environment
    • A41D13/005Professional, industrial or sporting protective garments, e.g. surgeons' gowns or garments protecting against blows or punches with controlled internal environment with controlled temperature

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)

Abstract

traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais. é um modelo de utilidade de roupa/traje que mantém as condições normais de temperatura do corpo humano em locais adversos de trabalho, ou muito frios ou muito quentes, dando condições de trabalho com segurança, melhor rendimento e aumentando o tempo de permanência no local de trabalho. esta roupa é autônoma, cuja fonte de calor ou frio pode ser móvel e transportada pelo próprio trabalhador, ou pode atender a múltiplos trabalhadores ao mesmo tempo. esta roupa pode ser modificada para qualquer outro tipo de vestuário, colchão ou cobertor. esta roupa pode ser adaptada para ser alimentada por qualquer tipo de fonte de calor ou de frio disponíveis no local.

Description

“TRAJE CLIMATIZADO PARA TRABALHO EM LOCAIS MUITO QUENTES OU MUITO FRIOS, OU PARA MANTER O CORPO RESFRIADO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS” O presente modelo de utilidade diz respeito a uma vestimenta, resfriada ou aquecida por um refrigerante, líquido ou gás, pré-resfriado ou pré-aquecido, em um processo contínuo de circulação, através de uma bomba de circulação. O corpo humano tem limites: - A temperatura ideal do corpo humano é de 36,5 °C - O corpo humano resiste a temperaturas próximas de 39° C, durante curtos períodos de tempo - A partir de 41° C, o mecanismo regulador do corpo humano entra em colapso, assim como os tecidos e principalmente o cérebro - Após 42° C, sobrevivem a morte - Em ambientes de trabalho abaixo de 15o C, há uma diminuição da concentração e capacidade de pensar, assim como diminuição da destreza muscular e na força. - Em ambientes de trabalho acima de 40° C, como é impossível, devido ao trabalho, eliminar ou reduzir a exposição ao calor, o corpo humano não consegue eliminar o excesso de calor; que fica “armazenado”; e a temperatura corporal aumenta. Na medida que o corpo retém o calor, a pessoa começa a perder a sua capacidade de concentração e, como conseqüência, toma-se vulnerável a acidentes. Irrita-se com facilidade, e freqüentemente perde o desejo de ingerir líquidos. Geralmente segue-se o desmaio, e posteriormente a morte, se a pessoa não for retirada a tempo das proximidades da fonte de calor.
Portanto, o Ambiente Térmico desempenha papel importante na melhora das condições de trabalho.
De acordo com a American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning (ASHRAE), Conforto Térmico pode ser definido como “o estado de espírito em que o indivíduo expressa satisfação em relação ao ambiente térmico”. Este estado é obtido quando um indivíduo está numa condição de equilíbrio com o ambiente que o rodeia, o que significa que é possível a manutenção da temperatura dos tecidos constituintes do corpo num domínio de variação estrito, sem que haja um esforço sensível.
Esta é a situação ideal, que corresponde a um ambiente neutro ou confortável. Fora deste ambiente pode haver alterações fisiológicas no ser humano. A Organização Internacional do Trabalho(OIT), recomenda como ideais a faixa de temperatura do ambiente de trabalho entre 20 a 25 °C.
Fica assim provada a necessidade urgente do Traje Climatizado a que se refere o presente modelo de utilidade, para atender ao trabalhador destas áreas fora do nível de conforto.
Atualmente, no tipo de operação para a qual esta vestimenta foi desenvolvida, o trabalhador não utiliza nada que resulte em conforto térmico, tendo como conseqüência a limitação de tempo de permanência no local trabalhando e diminuição da qualidade do trabalho, devido à desidratação e desconforto.
Algumas roupas existentes, tipo avental ou jaleco, confeccionadas com material refratário, tentam funcionar como uma barreira entre a fonte de calor ou frio e o trabalhador, o que não é possível quando a pessoa está dentro do local e todo o ambiente está em condição desconfortável de temperatura para mais ou para menos. É o objetivo do presente modelo de utilidade, manter o trabalhador em condições de conforto, operando com segurança, por longos períodos, em locais muito quentes ou muito frios. O presente modelo de utilidade poderá ser utilizado em locais de trabalho com altas temperaturas como: - Manutenção ou limpeza interna em tanque aquecido - Trabalho em boca de forno industrial - Cockpit de carro de corrida - Trabalho em fundição - Trabalho dentro de mina e escavação - Ponte rolante sobre áreas quentes - Manutenção ou inspeção em caldeira e turbina - Manutenção de forno de indústria cerâmica O presente modelo de utilidade poderá ser utilizado em locais de trabalho com baixas temperaturas como o trabalho interno em câmara frigorífica. O modelo de utilidade se baseia no fato conhecido pela medicina, que, se for mantida a temperatura do tronco, a circulação sanguínea se encarrega de equalizar a temperatura nos membros superiores, inferiores e na cabeça. O presente modelo de utilidade é uma vestimenta, no formato de um colete, resfriado ou aquecido por um refrigerante, fornecido por uma fonte externa, em circulação contínua, para resfriar ou aquecer o tronco, e conseqüentemente todo o corpo, O traje climatizado que descrevemos neste relatório, se caracteriza por ter incorporado uma bolsa inflável com canais aonde circulará o refrigerante quente ou frio, conforme a utilização.
Esta bolsa inflável, confeccionada em material plástico, é inserida dentro do colete, confeccionado em tecido resistente tipo lona leve, compreendendo toda a região frontal e traseira do tronco. Este colete climatizado será usado em contato com a pele do trabalhador sob o uniforme ou macacão normal de trabalho.
Para concentrar a troca de calor somente entre o corpo humano e o líquido refrigerante, um tecido refratário ao calor é instalado na face do colete de lona, entre a bolsa inflável e o ambiente externo. O presente modelo de utilidade é complementado por uma fonte externa, geradora de frio ou calor, para circular pelo traje climatizado.
Para trabalho em locais muito quentes, o trabalhador precisará ser resfriado. Neste caso, complementa o presente modelo de utilidade, uma unidade externa de resfriamento de líquido, no caso a água, que circulará pelo traje, resfriando o tronco e conseqüentemente todo o corpo do trabalhador.
Esta unidade externa de refrigeração poderá esfriar o refrigerante, no caso a água, por dois processos: Refrigeração ou Gelo. O resfriamento por Refrigeração compreende uma unidade resfriadora de líquido, que pelo processo conhecido como refrigeração esfriará a água que será circulada pelo traje climatizado, através de uma bomba de água acoplada ao conjunto. O resfriamento por Gelo compreende um reservatório, isolado térmicamente, contendo água e gelo. Uma bomba, acoplada ao conjunto, circulará a água resfriada pelo traje climatizado.
Para trabalho em locais muito frios, como câmaras frigoríficas, o trabalhador precisará ser aquecido. Neste caso, complementa o presente modelo de utilidade, uma unidade externa de aquecimento de líquido, no caso a água, que circulará pelo traje, aquecendo o tronco e conseqüentemente todo o corpo do trabalhador.
Esta unidade externa de aquecimento aquecerá o refrigerante, no caso a água, através de resistências elétricas. Uma bomba, acoplada ao conjunto, circulará a água aquecida pelo traje climatizado.
Em ambos os casos, resfriamento ou aquecimento, a água circulante será transportada da unidade externa até o traje climatizado e retomando para a unidade através de mangueira de material plástico ou borracha, isolada com material isolante de temperatura para manter a temperatura da água, seja quente ou seja fria. A distância entre a unidade externa, de aquecimento ou resfriamento e o trabalhador com o traje climatizado, dependerá de cada situação e tipo de trabalho.
Para facilitar o trabalho e a mobilidade do trabalhador, a fonte de energia para alimentar a unidade resfriadora ou aquecedora pode ser elétrica ou através de baterias.
Para um melhor entendimento, o processo, de acordo com o presente modelo de utilidade, é explicado através dos desenhos anexos: FIGURA 1 - Bolsa inflável - Parte frontal FIGURA 2 - Bolsa inflável- Parte traseira FIGURA 3 - Colete - Parte frontal FIGURA 4 - Colete - Parte traseira FIGURA 5 - Colete - Vista explodida FIGURA 6 - Colete completo FIGURA 7 - Bolsa inflável inserida dentro da parte frontal do colete FIGURA 8 - Bolsa inflável inserida dentro da parte traseira do colete FIGURA 9 - Unidade externa de aquecimento ou resfriamento FIGURA 10 — Circulação da água FIGURA 11 - Conjunto completo A FIGURA 1 mostra a bolsa inflável frontal, com os canais internos (1), para a circulação da água quente ou fria. A água quente/fria entra na bolsa frontal pelo ponto (2) e passa para a bolsa traseira pelo ponto (3). Nesta passagem fica em contato com a frente do tórax do usuário, resfriando ou aquecendo. No ponto (2) é conectada a mangueira de entrada da água. A FIGURA 2 mostra a bolsa inflável traseira. A água quente/fria passa da bolsa dianteira para a bolsa traseira pelo ponto (3 A) e, após circular em contato com as costas do usuário sai pelo ponto (4). No ponto (4) é conectada a mangueira de saída da água. A FIGURA 3 mostra a parte frontal do colete, que conterá a bolsa inflável (1), com sistema de fechamento por fecho tipo velcro (2). Tecido refratário de temperatura entre a bolsa inflável e o exterior (3). A FIGURA 4 mostra a parte traseira do colete, que conterá a bolsa inflável (1), com sistema de fechamento por fecho tipo velcro (2). Tecido refratário de temperatura entre a bolsa inflável e o exterior (3). A FIGURA 5 mostra uma vista explodida com as duas partes, frontal (1) e traseira (2) do colete. A FIGURA 6 mostra o colete fechado e pronto para ser utilizado. A FIGURA 7 mostra a bolsa inflável frontal sendo introduzida dentro do colete (2). A FIGURA 8 mostra a bolsa inflável traseira sendo introduzida dentro do colete (2). A FIGURA 9 mostra a unidade de resfriamento/aquecimento externa, com rodízios (1) para fácil movimentação. A FIGURA 10 mostra a circulação da água quente/fria. A partir da unidade externa (1), a mangueira de alimentação (2) leva o líquido refrigerante até a bolsa inflável frontal (4) e traseira (5). A mangueira (3), retoma o líquido quente/frio até a unidade externa (1). A FIGURA 11 mostra o conjunto completo com todos os seus componentes : Bolsa inflável frontal (1), Bolsa inflável traseira (2), Colete (3), Unidade externa de aquecimento/resfriamento (4), Mangueiras de alimentação e retomo do líquido refrigerante (5), Usuário do equipamento (6).

Claims (10)

1. TRAJE CLIMATIZADO para ser utilizado por um trabalhador cujo local de trabalho é muito quente.
2. TRAJE CLIMATIZADO para ser utilizado por um trabalhador cujo local de trabalho é muito frio.
3. TRAJE CLIMATIZADO para ser utilizado de modo autônomo, com fonte de geração de calor ou frio individual e móvel.
4. TRAJE CLIMATIZADO para ser acionado por fontes diferentes de energia, desde elétrica até através de batería incorporada.
5. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado para atender múltiplos trabalhadores alimentados por uma única fonte maior externa de geração de calor ou frio.
6. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado e transformado em um colchão ou manta climatizada, para atender doentes, mantendo sua temperatura em UTI’s ou mesas de operações.
7. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado e transformado para atender uma caixa de coleta de órgãos para transplante.
8. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado e transformado para qualquer tipo de vestuário como calça, macacão, capacete, luva ou sapato.
9. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado e transformado para utilizar outro tipo qualquer de refrigerante como Gás Halogênico.
10. TRAJE CLIMATIZADO que pode ser caracterizado e transformado para utilizar outro tipo de fluido refrigerante disponível, como vapor por exemplo.
BR202013030128U 2013-11-25 2013-11-25 traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais BR202013030128U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013030128U BR202013030128U2 (pt) 2013-11-25 2013-11-25 traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013030128U BR202013030128U2 (pt) 2013-11-25 2013-11-25 traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202013030128U2 true BR202013030128U2 (pt) 2016-03-22

Family

ID=55534093

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202013030128U BR202013030128U2 (pt) 2013-11-25 2013-11-25 traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202013030128U2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI618530B (zh) * 2016-09-30 2018-03-21 Li Ke Sen 恆溫液體循環式冷暖披覆結構
CN109875523A (zh) * 2019-01-21 2019-06-14 广东精标科技股份有限公司 人体活动状态穿戴式监控设备

Cited By (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI618530B (zh) * 2016-09-30 2018-03-21 Li Ke Sen 恆溫液體循環式冷暖披覆結構
CN107874895A (zh) * 2016-09-30 2018-04-06 李克森 恒温液体循环式冷暖披覆结构
CN109875523A (zh) * 2019-01-21 2019-06-14 广东精标科技股份有限公司 人体活动状态穿戴式监控设备
CN109875523B (zh) * 2019-01-21 2021-05-25 广东精标科技股份有限公司 人体活动状态穿戴式监控设备

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Zhao et al. A study on local cooling of garments with ventilation fans and openings placed at different torso sites
TWI290026B (en) Air-conditioning suit
TW490298B (en) Cooling device and cooling pillow, cooling garment and cooling helmet using said cooling device
Kayacan et al. Effect of garment design on liquid cooling garments
KR102056913B1 (ko) 냉각장치를 구비한 의류
US20170202703A1 (en) Layered thermal clothing for gas-based heat exchange with body parts
JP2006132040A (ja) 空調衣服
US20160128396A1 (en) Air distribution system for individual cooling
US20120151951A1 (en) Cool vest
BR202013030128U2 (pt) traje climatizado para trabalho em locais muito quentes ou muito frios, ou para manter o corpo resfriado em condições especiais
KR100609076B1 (ko) 공기대류방식에 의한 지능형 항온의복
US20240032621A1 (en) Air Conditioning Cooling and Warming Clothing and Footwear for Humans and Domestic Mammals controlled by computer generated programmable .Thermostat
CN106263132A (zh) 一种水冷马甲
CN211382153U (zh) 一种物理降温服
CN213756745U (zh) 一种防护服内用透气降温背心
Shin et al. Does the hair influence heat extraction from the head during head cooling under heat stress?
JP2019196571A (ja) 体温調節服及び体温調節システム
CN112690518A (zh) 一种适用于带电环境的功能性降温服
CN213074570U (zh) 一种穿戴舒适度高的防护服
US8544115B1 (en) Materials and methods for maintaining proper body temperature
CN218073605U (zh) 一种冷暖空调衣
US20070028350A1 (en) Lightweight non-bulky personal cooling device
Lind The influence of inspired air temperature on tolerance to work in the heat
CN217743236U (zh) 一种防护服
CN220631143U (zh) 一种内穿散热的冷却液循环降温背心

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements