BR112021003604B1 - INTERNAL COMBUSTION ENGINE - Google Patents

INTERNAL COMBUSTION ENGINE Download PDF

Info

Publication number
BR112021003604B1
BR112021003604B1 BR112021003604-0A BR112021003604A BR112021003604B1 BR 112021003604 B1 BR112021003604 B1 BR 112021003604B1 BR 112021003604 A BR112021003604 A BR 112021003604A BR 112021003604 B1 BR112021003604 B1 BR 112021003604B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tensioner
crankshaft
engine
wall surface
oil
Prior art date
Application number
BR112021003604-0A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR112021003604A2 (en
Inventor
Makoto Harada
Nobutaka Horii
Takuma Kamimura
Kazuhito Takahashi
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd filed Critical Honda Motor Co., Ltd
Priority claimed from PCT/JP2019/036087 external-priority patent/WO2020054846A1/en
Publication of BR112021003604A2 publication Critical patent/BR112021003604A2/en
Publication of BR112021003604B1 publication Critical patent/BR112021003604B1/en

Links

Abstract

"MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA" A presente invenção refere-se a um motor que inclui: um componente de transmissão (59) que é acoplado a um virabrequim e um eixo de came e alterna ao longo de um curso anular para transmitir energia rotacional do virabrequim ao eixo de came; um tensor (66) que está, de forma deslocável, em contato com o componente de transmissão (59) ao longo de um plano virtual perpendicular a um eixo de rotação (Rx) para ajustar uma tensão do componente de transmissão (59); e um elevador do tensor (67) que é montado em um corpo de motor (31) para aplicar uma carga ao tensor (66) ao longo do plano virtual perpendicular ao eixo de rotação (Rx). Em uma superfície de parede interna do corpo de motor (28a), uma parte recuada (74) está disposta para, assim, sobrepor com a parte do elevador do tensor (67) conforme visto em uma direção axial do virabrequim (41). Assim, o motor com um certo comprimento da mola que contribui para manter a tensão adequada é fornecido."INTERNAL COMBUSTION ENGINE" The present invention relates to an engine that includes: a transmission component (59) that is coupled to a crankshaft and a camshaft and alternates along an annular stroke to transmit rotational energy from the crankshaft to the cam shaft; a tensioner (66) that is displaceably in contact with the transmission component (59) along a virtual plane perpendicular to an axis of rotation (Rx) to adjust a tension of the transmission component (59); and a tensioner lifter (67) which is mounted on a motor body (31) to apply a load to the tensioner (66) along the virtual plane perpendicular to the axis of rotation (Rx). On an inner wall surface of the engine body (28a), a recessed portion (74) is arranged to thus overlap with the lifter portion of the tensioner (67) as viewed in an axial direction of the crankshaft (41). Thus, the motor with a certain spring length which helps to maintain adequate tension is provided.

Description

CampoField

[001] A presente invenção refere-se a um motor que inclui: um componente de transmissão que é acoplado a um virabrequim e um eixo de came e alterna ao longo um curso anular para transmitir energia rotacional do virabrequim ao eixo de came; um tensor que está, de forma deslocável, em contato com o componente de transmissão ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação do virabre- quim para ajustar uma tensão do componente de transmissão; e um elevador do tensor que é removivelmente montado em um corpo de motor para aplicar uma carga ao tensor ao longo do plano virtual perpendicular ao eixo de rotação do virabrequim.[001] The present invention relates to an engine that includes: a transmission component that is coupled to a crankshaft and a camshaft and alternates along an annular stroke to transmit rotational energy from the crankshaft to the camshaft; a tensioner that is displaceably in contact with the transmission component along a virtual plane perpendicular to the axis of rotation of the crankshaft to adjust a tension of the transmission component; and a tensioner lifter that is removably mounted to an engine body to apply a load to the tensioner along the virtual plane perpendicular to the axis of rotation of the crankshaft.

AntecedentesBackground

[002] A Literatura Patente 1 divulga um tensor montado em um motor e oscila em torno do eixo de oscilação estendendo-se em paralelo com o eixo de rotação de um virabrequim. O tensor está em contato com uma corrente de sincronização (um componente da transmissão) para ajustar a tensão da corrente de sincronização. Ao ajustar a tensão, um ajustador de corrente (um elevador do tensor) gera uma carga para reter o tensor em uma posição constante ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação do virabrequim.[002] Patent Literature 1 discloses a tensioner mounted on an engine and oscillates around the axis of oscillation extending in parallel with the axis of rotation of a crankshaft. The tensioner is in contact with a timing chain (a transmission component) to adjust the tension of the timing chain. When adjusting tension, a chain adjuster (a tensioner lifter) generates a load to hold the tensioner in a constant position along a virtual plane perpendicular to the crankshaft's axis of rotation.

Lista de citaçãoCitation list Literatura de patentePatent literature

[003] Literatura de patente 1: Publicação do Pedido de Patente Japonês não examinado 2016-118254[003] Patent Literature 1: Publication of Unexamined Japanese Patent Application 2016-118254

Breve sumárioBrief summary Problema técnicoTechnical problem

[004] O ajustador da corrente é montado na superfície da parede interna de um cárter que forma o corpo do motor com um parafuso. A superfície da parede interna do cárter é fornecida com uma superfície de montagem formada por um plano perpendicular ao eixo de rotação do virabrequim. Aqui, para manter a tensão necessária, uma mola no elevador do tensor deve ter um determinado comprimento para manter a tensão necessária. No entanto, em alguns casos, a parede do cárter pode não permitir o determinado comprimento.[004] The chain adjuster is mounted on the surface of the inner wall of a crankcase that forms the engine body with a screw. The surface of the inner wall of the crankcase is provided with a mounting surface formed by a plane perpendicular to the axis of rotation of the crankshaft. Here, to maintain the required tension, a spring in the tensioner lifter must be of a certain length to maintain the required tension. However, in some cases, the crankcase wall may not allow for the given length.

[005] A presente invenção foi feita tendo em vista as circunstân cias, e um objetivo da mesma é fornecer um motor com um certo comprimento de mola que contribui para manter a tensão sempre adequada.[005] The present invention was made taking into account the circumstances, and an objective of it is to provide a motor with a certain spring length that helps to maintain adequate tension at all times.

Solução ao problemaSolution to the problem

[006] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, um motor inclui: um corpo de motor que segura um virabrequim e um eixo de came tendo seus respectivos eixos de rotação estendidos em paralelo entre si; um componente de transmissão que é acoplado ao virabrequim e ao eixo de came e alterna ao longo de um curso anular para transmitir energia rotacional do virabrequim ao eixo de came; um tensor que está, de forma deslocável, em contato com o componente de transmissão ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação para ajustar uma tensão do componente de transmissão; e um elevador do tensor que é montado no corpo de motor para aplicar uma carga ao tensor ao longo do plano virtual. Em uma superfície de parede interna do corpo de motor, uma parte recuada está disposta para, assim, sobrepor com a parte do elevador do tensor conforme visto em uma direção axial do virabrequim. O elevador do tensor inclui: uma parte cilíndrica que é fixada ao corpo do motor para definir um cilindro; e uma parte de maior diâmetro que está disposta acima da parte cilíndrica, maior em diâmetro do que a parte cilíndrica e aberta para cima.[006] According to a first aspect of the present invention, an engine includes: an engine body that holds a crankshaft and a cam shaft having their respective axes of rotation extended parallel to each other; a transmission component that is coupled to the crankshaft and camshaft and alternates along an annular stroke to transmit rotational energy from the crankshaft to the camshaft; a tensioner that is displaceably in contact with the transmission component along a virtual plane perpendicular to the axis of rotation to adjust a tension of the transmission component; and a tensioner lifter that is mounted on the motor body to apply a load to the tensioner along the virtual plane. On an inner wall surface of the engine body, a recessed portion is arranged to thus overlap with the lifter portion of the tensioner as viewed in an axial direction from the crankshaft. The tensioner lifter includes: a cylindrical part that is attached to the engine body to define a cylinder; and a larger diameter part that is disposed above the cylindrical part, larger in diameter than the cylindrical part and open upwards.

[007] De acordo com um segundo aspecto, além da estrutura do primeiro aspecto, o elevador do tensor inclui: uma haste de pressão que é de forma axial e deslocável inserida ao cilindro para formar uma câmara de óleo na parte cilíndrica com uma extremidade fechada da parte cilíndrica, a haste de pressão estando em contato com o tensor por sua extremidade superior projetando da parte cilíndrica para aplicar uma tensão ao tensor, a haste de pressão incluindo uma passagem de óleo em comunicação com a câmara de óleo por uma extremidade superior da parte cilíndrica.[007] According to a second aspect, in addition to the structure of the first aspect, the tensioner elevator includes: a pressure rod that is axially and displaceably inserted into the cylinder to form an oil chamber in the cylindrical part with a closed end of the cylindrical part, the pressure rod being in contact with the tensioner by its upper end projecting from the cylindrical part to apply a tension to the tensioner, the pressure rod including an oil passage in communication with the oil chamber by an upper end of the cylindrical part.

[008] De acordo com um terceiro aspecto, além da estrutura do primeiro ou do segundo aspecto, o corpo de motor é fornecido com uma superfície da parede que suporta o elevador do tensor e inclui uma porta de fornecimento de óleo que está aberta acima da parte de diâmetro maior.[008] According to a third aspect, in addition to the structure of the first or second aspect, the engine body is provided with a wall surface that supports the tensioner lifter and includes an oil supply port that is open above the larger diameter part.

[009] De acordo com um quarto aspecto, além da estrutura do terceiro aspecto, a parte de diâmetro maior é aberta em direção a uma parede do corpo de motor e acoplada à parede do corpo de motor.[009] According to a fourth aspect, in addition to the structure of the third aspect, the larger diameter part is opened towards a wall of the motor body and coupled to the wall of the motor body.

[0010] De acordo com um quinto aspecto, além da estrutura do quarto aspecto, a superfície da parede é fornecida com uma parede em formato de U que projeta da superfície da parede e define o espaço que é contínuo ao espaço na parte de diâmetro maior e aberta para cima.[0010] According to a fifth aspect, in addition to the structure of the fourth aspect, the wall surface is provided with a U-shaped wall that projects from the wall surface and defines the space that is continuous with the space in the larger diameter part and open upwards.

[0011] De acordo com um sexto aspecto, além da estrutura de acordo com qualquer um dentre o terceiro ao quinto aspecto, a superfície da parede é fornecida com uma nervura que projeta da superfície da parede abaixo da porta de fornecimento de óleo.[0011] According to a sixth aspect, in addition to the structure according to any one of the third to fifth aspects, the wall surface is provided with a rib projecting from the wall surface below the oil supply port.

[0012] De acordo com um sétimo aspecto, além da estrutura do sexto aspecto, a nervura se estende em direção ao virabrequim para baixo e para frente de cima da parte de diâmetro maior.[0012] According to a seventh aspect, in addition to the structure of the sixth aspect, the rib extends towards the crankshaft downwards and forwards from above the larger diameter part.

[0013] De acordo com um oitavo aspecto, além da estrutura do sétimo aspecto, a nervura tem um formato curvado como sendo deslocado para cima enquanto se estende para frente.[0013] According to an eighth aspect, in addition to the structure of the seventh aspect, the rib has a curved shape as being displaced upwards while extending forward.

[0014] De acordo com um nono aspecto, além da estrutura de acordo com qualquer um dentre o sexto ao oitavo aspecto, a superfície da parede é fornecida com uma nervura circundante que circunda a porta de fornecimento de óleo e é aberta para baixo.[0014] According to a ninth aspect, in addition to the structure according to any one of the sixth to eighth aspects, the wall surface is provided with a surrounding rib that surrounds the oil supply port and is open downwards.

Efeitos vantajososAdvantageous effects

[0015] De acordo com o primeiro aspecto, visto que o elevador do tensor entra na parte recuada formada na superfície de parede interna do corpo de motor, um certo comprimento do elevador do tensor é permitido sem a necessidade de deslocar a parede do corpo de motor. O elevador do tensor de um maior comprimento é alojado com sucesso no corpo de motor. Isso evita um aumento no tamanho do corpo de motor.[0015] According to the first aspect, since the tensioner elevator enters the recessed part formed on the inner wall surface of the motor body, a certain length of the tensioner elevator is allowed without the need to displace the motor body wall. motor. The tensioner lifter of a longer length is successfully housed in the engine body. This prevents an increase in the size of the engine body.

[0016] De acordo com o segundo aspecto, visto que a parte de diâmetro maior fornece maior espaço ao redor da haste de pressão, o ingresso do óleo ao redor da haste de pressão é facilitado. A passagem de óleo é completamente abastecida com o óleo.[0016] According to the second aspect, since the larger diameter part provides greater space around the pressure rod, the ingress of oil around the pressure rod is facilitated. The oil passage is completely filled with oil.

[0017] De acordo com o terceiro aspecto, o elevador do tensor é completamente abastecido com o óleo da porta de fornecimento de óleo.[0017] According to the third aspect, the tensioner elevator is completely filled with oil from the oil supply port.

[0018] De acordo com o quarto aspecto, o óleo na parede do cor po de motor é guiado ao elevador do tensor.[0018] According to the fourth aspect, the oil on the wall of the engine body is guided to the tensioner elevator.

[0019] De acordo com o quinto aspecto, o óleo é permitido fluir ao redor da haste de pressão do elevador do tensor mais efetivamente.[0019] According to the fifth aspect, the oil is allowed to flow around the tensioner lifter pressure rod more effectively.

[0020] De acordo com o sexto aspecto, o óleo fluindo fora da porta de fornecimento de óleo é fornecido não apenas ao elevador do tensor, mas também a outro local através da nervura. O óleo é eficientemente usado.[0020] According to the sixth aspect, the oil flowing out of the oil supply port is supplied not only to the tensioner lifter, but also to another location through the rib. The oil is efficiently used.

[0021] De acordo com o sétimo aspecto, o óleo fluindo fora da por ta de fornecimento de óleo é fornecido não apenas ao elevador do tensor, mas ainda ao virabrequim através da nervura.[0021] According to the seventh aspect, the oil flowing out of the oil supply port is supplied not only to the tensioner lifter, but also to the crankshaft through the rib.

[0022] De acordo com o oitavo aspecto, o óleo fluindo fora da por ta de fornecimento de óleo é permitido fluir abaixo para frente através da nervura.[0022] According to the eighth aspect, oil flowing out of the oil supply port is allowed to flow downwards forward through the rib.

[0023] De acordo com o nono aspecto, a nervura circundante guia para baixo do óleo fluindo fora da porta de fornecimento de óleo. Certamente, o óleo fluindo fora da porta de fornecimento de óleo é eficientemente guiado ao elevador do tensor e à nervura.[0023] According to the ninth aspect, the surrounding rib guides downwardly the oil flowing out of the oil supply port. Of course, the oil flowing out of the oil supply port is efficiently guided to the tensioner lifter and rib.

Breve descrição dos desenhosBrief description of the drawings

[0024] A Figura 1 é uma vista lateral esquematicamente ilustrando a aparência de um veículo de montar em selim, isto é, uma motocicleta de acordo com uma modalidade da presente invenção (uma primeira modalidade).[0024] Figure 1 is a side view schematically illustrating the appearance of a saddle-mounted vehicle, that is, a motorcycle according to an embodiment of the present invention (a first embodiment).

[0025] A Figura 2 é uma vista lateral ampliada de um motor (a pri meira modalidade).[0025] Figure 2 is an enlarged side view of an engine (the first embodiment).

[0026] A Figura 3 é uma vista em corte transversal ampliada do motor conforme observado em um corte transversal incluindo um eixo de cilindro, um eixo de rotação de um virabrequim, e eixos de um eixo principal e um contraeixo (a primeira modalidade).[0026] Figure 3 is an enlarged cross-sectional view of the engine as observed in a cross-section including a cylinder axis, an axis of rotation of a crankshaft, and axes of a main shaft and a countershaft (the first embodiment).

[0027] A Figura 4 é uma vista ampliada de um trem de válvula con forme observado em um corte transversal perpendicular ao virabre- quim (a primeira modalidade).[0027] Figure 4 is an enlarged view of a valve train as observed in a cross-section perpendicular to the crankshaft (the first embodiment).

[0028] A Figura 5 é uma vista em corte transversal ampliada de um elevador do tensor (a primeira modalidade).[0028] Figure 5 is an enlarged cross-sectional view of a tensioner elevator (the first embodiment).

[0029] A Figura 6 é uma vista ampliada esquematicamente ilus trando as superfícies de interface de uma primeira metade da caixa e o elevador do tensor (a primeira modalidade).[0029] Figure 6 is an enlarged view schematically illustrating the interface surfaces of a first half of the box and the tensioner elevator (the first embodiment).

[0030] A Figura 7 é uma vista lateral de uma segunda metade da caixa esquematicamente ilustrando a superfície de interface de uma segunda metade da caixa (a primeira modalidade).[0030] Figure 7 is a side view of a second half of the box schematically illustrating the interface surface of a second half of the box (the first embodiment).

[0031] A Figura 8 é uma vista ampliada do trem de válvula corres- pondente à Figura 4 e ilustrando uma nervura abaixo de uma porta de fornecimento de óleo (a primeira modalidade). Lista dos sinais de referência 28: motor 28a: corpo de motor 41: virabrequim 56: eixo de came 59: componente de transmissão (cadeia de temporização) 66: tensor 67: elevador do tensor 68b: extremidade fechada 68t: parte cilíndrica 69: cilindro 74: parte recuada 76: câmara de óleo 77: passagem de óleo 78: haste de pressão 82: parte de diâmetro maior 85: Parede em formato de U 93: nervura 95: nervura circundante[0031] Figure 8 is an enlarged view of the valve train corresponding to Figure 4 and illustrating a rib below an oil supply port (the first embodiment). List of reference signals 28: engine 28a: engine body 41: crankshaft 56: cam shaft 59: transmission component (timing chain) 66: tensioner 67: tensioner lifter 68b: closed end 68t: cylindrical part 69: cylinder 74: recessed part 76: oil chamber 77: oil passage 78: pressure rod 82: larger diameter part 85: U-shaped wall 93: rib 95: surrounding rib

Descrição detalhadaDetailed Description

[0032] A seguir, com referência aos desenhos anexos, será forne cida uma descrição de uma modalidade da presente invenção. Como usado aqui, as direções superior, inferior, dianteira, traseira, direita e esquerda são baseadas na visão do piloto em uma motocicleta.[0032] Below, with reference to the attached drawings, a description of an embodiment of the present invention will be provided. As used here, the top, bottom, front, back, right, and left directions are based on the rider's view on a motorcycle.

Primeira modalidadeFirst modality

[0033] A Figura 1 esquematicamente ilustra uma motocicleta de acordo com uma modalidade de um veículo de montar em selim. Uma motocicleta 11 inclui um quadro de corpo de veículo 12 e uma cobertu- ra de corpo de veículo 13 montada no quadro de corpo de veículo 12.O quadro de corpo de veículo 12 inclui: um tubo frontal 14; um quadro principal 15 se estendendo para baixo e para trás do tubo frontal 14; um quadro rotativo 16 acoplada a uma parte traseira do quadro principal 15 e se estendendo para baixo; e um quadro de assento 17 acoplado ao quadro principal 15 na sua extremidade dianteira e se estendendo para cima e para trás. O tubo frontal 14 segura de forma ori- entável um garfo dianteiro 18, que giratoriamente segura uma roda dianteira WF sobre um eixo, e um guidão do tipo haste 19. O condutor aperta os cabos nas extremidades direita e esquerda do guidão 19 ao conduzir a motocicleta 11.[0033] Figure 1 schematically illustrates a motorcycle according to one embodiment of a saddle-mounted vehicle. A motorcycle 11 includes a vehicle body frame 12 and a vehicle body cover 13 mounted on the vehicle body frame 12. The vehicle body frame 12 includes: a front tube 14; a main frame 15 extending downward and rearward from the head tube 14; a rotating frame 16 coupled to a rear portion of the main frame 15 and extending downwardly; and a seat frame 17 coupled to the main frame 15 at its front end and extending upwardly and rearwardly. The front tube 14 steerably holds a front fork 18, which pivotably holds a WF front wheel on an axle, and a stem-type handlebar 19. The rider tightens the cables at the right and left ends of the handlebar 19 when riding. motorcycle 11.

[0034] A cobertura de corpo de veículo 13 inclui: uma cobertura dianteira 21 que cobre o tubo frontal 14 do lado dianteiro; uma proteção de perna 22 que é contínua da cobertura dianteira 21 e dispersa para baixo; e uma cobertura principal 23 que cobre o quadro principal 15 e o quadro de assento 17. Na cobertura principal 23, um assento do condutor 24 é montado acima do quadro de assento 17. Ao conduzir a motocicleta 11, o condutor monta no assento do condutor 24. A proteção de perna 22 cobre os joelhos do condutor do lado dianteiro.[0034] The vehicle body cover 13 includes: a front cover 21 that covers the front tube 14 on the front side; a leg guard 22 that is continuous from the front cover 21 and dispersed downwards; and a main cover 23 that covers the main frame 15 and the seat frame 17. On the main cover 23, a driver's seat 24 is mounted above the seat frame 17. When riding the motorcycle 11, the driver rides on the driver's seat 24. Leg protection 22 covers the driver's knees on the front side.

[0035] Na parte traseira do veículo, um braço oscilante 26 é aco plado ao quadro de corpo de veículo 12 de modo a ser oscilante verticalmente em torno de um pivô 25. O braço oscilante 26 mantém rotativamente em sua extremidade traseira uma roda traseira WR ao redor do eixo. Em uma posição afastada do pivô 25 e entre o quadro de assento 17 e o braço oscilante 26, uma unidade de amortecedor traseira 27 está disposta. A unidade de amortecedor traseira 27 absorve vibrações transmitidas da roda traseira WR para o quadro de corpo de veículo 12 quando a roda traseira WR salta ao longo do solo.[0035] At the rear of the vehicle, a swing arm 26 is coupled to the vehicle body frame 12 so as to be vertically swingable about a pivot 25. The swing arm 26 rotatably maintains at its rear end a rear wheel WR around the axis. In a position away from the pivot 25 and between the seat frame 17 and the swing arm 26, a rear shock absorber unit 27 is arranged. The rear shock absorber unit 27 absorbs vibrations transmitted from the WR rear wheel to the vehicle body frame 12 when the WR rear wheel bounces along the ground.

[0036] Entre a roda dianteira WF e a roda traseira WR, um motor 28 que gera força motriz transmitida à roda traseira WR é montado no quadro de corpo de veículo 12. Como ilustrado na Figura 2, o motor 28 inclui um corpo de motor 28a que contém auxiliares, como um motor de arranque 29. A força motriz do motor 28 é transmitida à roda traseira WR por meio de um mecanismo de transmissão.[0036] Between the front wheel WF and the rear wheel WR, a motor 28 that generates driving force transmitted to the rear wheel WR is mounted on the vehicle body frame 12. As illustrated in Figure 2, the motor 28 includes a motor body 28a which contains auxiliaries such as a starter motor 29. The driving force of the engine 28 is transmitted to the rear wheel WR via a transmission mechanism.

[0037] O corpo de motor 28a inclui: um cárter 31 que segura um virabrequim gerando a energia de condução sobre um eixo de rotação Rx; um bloco do cilindro 32 acoplado ao cárter 31; e uma cabeça de cilindro 33 que é acoplada ao bloco do cilindro 32. No cárter 31 são formados: um primeiro suspensor do motor 36a acoplado a um suporte 34 fixado ao quadro principal 15 com um parafuso 35; e um segundo suspensor do motor 36b e um terceiro suspensor do motor 36c dispostos respectivamente nos lados superior e inferior ao longo da extremidade traseira do cárter 31 e acoplado ao quadro rotativo 16 com parafusos 37. Os parafusos 35, 37 têm seus respectivos eixos estendidos em paralelo com o eixo de rotação Rx.[0037] The engine body 28a includes: a crankcase 31 that holds a crankshaft generating driving energy about a rotation axis Rx; a cylinder block 32 coupled to the crankcase 31; and a cylinder head 33 which is coupled to the cylinder block 32. In the crankcase 31 there are formed: a first engine hanger 36a coupled to a support 34 fixed to the main frame 15 with a screw 35; and a second engine hanger 36b and a third engine hanger 36c disposed respectively on the upper and lower sides along the rear end of the crankcase 31 and coupled to the rotating frame 16 with screws 37. The screws 35, 37 have their respective axes extended in parallel with the rotation axis Rx.

[0038] À cabeça de cilindro 33, um dispositivo de admissão 38 e um dispositivo de escape 39 são conectados. O dispositivo de admissão 38 injeta combustível ao ar purificado por um filtro de ar de uma válvula de injeção de combustível para criar uma mistura de ar- combustível e fornece ao corpo de motor 28a. O dispositivo de escape 39 guia gás de escape para trás do corpo de motor 28a, e descarrega o gás de escape enquanto o purifica e abafa ruídos.[0038] To the cylinder head 33, an intake device 38 and an exhaust device 39 are connected. Intake device 38 injects fuel into air purified by an air filter from a fuel injection valve to create an air-fuel mixture and supplies engine body 28a. The exhaust device 39 guides exhaust gas behind the engine body 28a, and discharges the exhaust gas while purifying it and dampening noise.

[0039] Conforme ilustrado na Figura 3, o cárter 31 inclui: uma pri meira metade da caixa 42 e uma segunda metade da caixa 43 que são acopladas entre si em suas superfícies de interface 42a, 43a perpendiculares a um eixo de rotação Rx do virabrequim 41 para definir uma câmara de manivela Cr para alojar uma manivela da virabrequim; uma cobertura esquerda 44 que é acoplada à primeira metade da caixa 42 em sua superfície de interface se estendendo perpendicularmente ao eixo de rotação Rx do virabrequim para definir uma câmara do gerador com a primeira metade da caixa 42; e uma cobertura direita 45 que é acoplada à segunda metade da caixa 43 em sua superfície de interface se estendendo perpendicularmente ao eixo de rotação Rx do vira- brequim para definir uma câmara de embreagem com a segunda metade da caixa 43. A primeira metade da caixa 42, a segunda metade da caixa 43, e a cobertura direita 45 são integralmente acopladas com um parafuso alongado que é inserido da primeira metade da caixa 42, penetra através da segunda metade da caixa 43, e roscado à cobertura direita 45. O primeiro suspensor do motor 36a, o segundo suspensor do motor 36b, e o terceiro suspensor do motor 36c são formados da primeira metade da caixa 42 e da segunda metade da caixa 43, e o parafuso penetra através da primeira metade da caixa 42 e da segunda metade da caixa 43.[0039] As illustrated in Figure 3, the crankcase 31 includes: a first half of the case 42 and a second half of the case 43 which are coupled together at their interface surfaces 42a, 43a perpendicular to a rotation axis Rx of the crankshaft 41 for defining a crank chamber Cr for housing a crankshaft crank; a left cover 44 which is coupled to the first half of the casing 42 at its interface surface extending perpendicular to the axis of rotation Rx of the crankshaft to define a generator chamber with the first half of the casing 42; and a right cover 45 which is coupled to the second half of the case 43 at its interface surface extending perpendicular to the axis of rotation Rx of the crankshaft to define a clutch chamber with the second half of the case 43. The first half of the case 42, the second half of the box 43, and the right cover 45 are integrally coupled with an elongated screw that is inserted from the first half of the box 42, penetrates through the second half of the box 43, and threads into the right cover 45. The first hanger of the engine 36a, the second engine hanger 36b, and the third engine hanger 36c are formed from the first half of the case 42 and the second half of the case 43, and the screw penetrates through the first half of the case 42 and the second half of the box 43.

[0040] Um furo do cilindro 47 é definido no bloco do cilindro 32. No furo do cilindro 47, um pistão 48 é deslizavelmente encaixado ao longo de um eixo de cilindro C (o eixo central do furo do cilindro). O eixo de cilindro C é inclinado levemente para cima e para frente. O bloco do cilindro 32 guia o movimento recíproco linear do pistão 48.[0040] A cylinder bore 47 is defined in the cylinder block 32. In the cylinder bore 47, a piston 48 is slidably fitted along a cylinder axis C (the central axis of the cylinder bore). Cylinder axis C is tilted slightly upward and forward. The cylinder block 32 guides the linear reciprocating movement of the piston 48.

[0041] Na cabeça de cilindro 48, uma câmara de combustão 49 é definida. O pistão 48 é oposto à cabeça de cilindro 32, para, assim, definir a câmara de combustão 49 entre o pistão 48 e a cabeça de cilindro 32. À câmara de combustão 49, uma mistura de ar-combustível é introduzida do dispositivo de admissão 38 de acordo com as operações de abertura/fechamento da válvula de admissão. O gás de escape na câmara de combustão 49 é descarregado através do dispositivo de escape 39 de acordo com as operações de abertura/fechamento da válvula de escape.[0041] In the cylinder head 48, a combustion chamber 49 is defined. The piston 48 is opposite the cylinder head 32, thus defining the combustion chamber 49 between the piston 48 and the cylinder head 32. To the combustion chamber 49, an air-fuel mixture is introduced from the intake device. 38 according to the opening/closing operations of the inlet valve. The exhaust gas in the combustion chamber 49 is discharged through the exhaust device 39 according to the opening/closing operations of the exhaust valve.

[0042] O virabrequim 41 inclui: uma primeira rede de manivela 41a acoplada aos mancais 52a definidos na primeira metade da caixa 42 por um munhão; uma segunda rede de manivela 41b acoplada a man- cais 52b definidos na segunda metade da caixa 43 por um munhão; e um pino da manivela 53 se estendendo em paralelo com o eixo de rotação Rx para acoplar a primeira rede de manivela 41a e a segunda rede de manivela 41b entre si. O pino da manivela 53 forma uma manivela entre os mancais 52a, 52b em cooperação com a primeira rede de manivela 41a e a segunda rede de manivela 41b. A manivela é alojada na câmara de manivela Cr. Ao pino da manivela 53, a grande extremidade da haste de conexão 54 se estendendo do pistão 48 é gira- toriamente acoplada. A haste de conexão 54 converte o movimento recíproco linear do pistão 48 ao movimento rotacional do virabrequim 41.[0042] The crankshaft 41 includes: a first crank network 41a coupled to bearings 52a defined in the first half of the casing 42 by a journal; a second crank network 41b coupled to bearings 52b defined in the second half of the housing 43 by a trunnion; and a crank pin 53 extending parallel with the axis of rotation Rx to couple the first crank web 41a and the second crank web 41b together. The crank pin 53 forms a crank between the bearings 52a, 52b in cooperation with the first crank web 41a and the second crank web 41b. The crank is housed in the Cr crank chamber. To the crank pin 53, the large end of the connecting rod 54 extending from the piston 48 is rotatably coupled. The connecting rod 54 converts the linear reciprocating motion of the piston 48 to the rotational motion of the crankshaft 41.

[0043] Ao virabrequim 41 e mais externo do que os mancais 52a, um trem de válvula 55 para transmitir a energia de condução do vira- brequim 41 à válvula de admissão e à válvula de escape é acoplado. O trem de válvula 55 inclui: um eixo de came 56 giratoriamente mantido na cabeça de cilindro 33 sobre seu eixo se estendendo em paralelo com o eixo de rotação Rx do virabrequim 41; um roda dentada motriz 57 coaxialmente fixada no virabrequim 41; uma roda dentada motriz 58 coaxialmente fixada ao eixo de came 56; e uma cadeia de temporização (membro de transmissão) 59 enrolada ao redor da roda dentada motriz 57 e da roda dentada motriz 58 para alternar ao longo de um curso anular, assim transmitindo a energia rotacional do virabrequim 41 da roda dentada motriz 57 à roda dentada motriz 58. Conforme o virabrequim 41 gira, o eixo de came 56 gira por uma razão de redução predeterminada e as operações de abertura/fechamento da válvula de admissão e da válvula de escape são controladas.[0043] To the crankshaft 41 and further outward than the bearings 52a, a valve train 55 for transmitting the driving energy from the crankshaft 41 to the intake valve and the exhaust valve is coupled. The valve train 55 includes: a camshaft 56 rotatably held in the cylinder head 33 about its axis extending in parallel with the axis of rotation Rx of the crankshaft 41; a driving sprocket 57 coaxially fixed to the crankshaft 41; a driving sprocket 58 coaxially fixed to the cam shaft 56; and a timing chain (transmission member) 59 wound around the driving sprocket 57 and the driving sprocket 58 to alternate along an annular stroke, thereby transmitting the rotational energy of the crankshaft 41 from the driving sprocket 57 to the sprocket driving force 58. As the crankshaft 41 rotates, the camshaft 56 rotates by a predetermined reduction ratio and the opening/closing operations of the intake valve and exhaust valve are controlled.

[0044] Ao virabrequim 41 e fora dos rolamentos 52a, um gerador AC (ACG) 61 gerando energia elétrica de acordo com a rotação do vi- rabrequim 41 é acoplado. O ACG 61 inclui: um rotor externo 62 fixado ao virabrequim 41 que penetra através da primeira metade da caixa 42 do cárter 31 e se projeta a partir da primeira metade da caixa 42; e um estator interno 63 rodeado pelo rotor externo 62 e disposto ao redor do virabrequim 41. O estator interno 63 é fixado à tampa esquerda 44. Em torno do estator interno 63, uma bobina eletromagnética 63a é enrolada. Ao rotor externo 62, um ímã 62a é fixado. Conforme o rotor externo 62 gira em relação ao estator interno 63, a bobina eletromagnética 63a gera energia elétrica.[0044] To the crankshaft 41 and outside the bearings 52a, an AC generator (ACG) 61 generating electrical energy according to the rotation of the crankshaft 41 is coupled. The ACG 61 includes: an external rotor 62 attached to the crankshaft 41 that penetrates through the first half of the casing 42 of the crankcase 31 and projects from the first half of the casing 42; and an inner stator 63 surrounded by the outer rotor 62 and disposed around the crankshaft 41. The inner stator 63 is fixed to the left cover 44. Around the inner stator 63, an electromagnetic coil 63a is wound. To the outer rotor 62, a magnet 62a is attached. As the outer rotor 62 rotates relative to the inner stator 63, the electromagnetic coil 63a generates electrical energy.

[0045] Ao virabrequim 41, uma engrenagem de arranque 64 é fi xada entre o rotor externo 62 do ACG 61 e os rolamentos 52a. A engrenagem de arranque 64 inclui dentes 64a que estão dispostos anular e coaxialmente ao eixo de rotação Rx da cambota 41. Conforme ilustrado na Figura 2, a potência de rotação gerada por um eixo de acionamento 29a do motor de arranque 29 é transmitida para a engrenagem de arranque 64 por meio de uma engrenagem intermediária 64a. Assim, dar partida no motor 28 provoca a rotação do virabrequim 41.[0045] To the crankshaft 41, a starter gear 64 is fixed between the external rotor 62 of the ACG 61 and the bearings 52a. The starter gear 64 includes teeth 64a that are arranged annularly and coaxially to the rotation axis Rx of the crankshaft 41. As illustrated in Figure 2, the rotational power generated by a drive shaft 29a of the starter motor 29 is transmitted to the gear starter 64 by means of an intermediate gear 64a. Thus, starting the engine 28 causes the crankshaft 41 to rotate.

[0046] A segunda rede de manivela 41b do virabrequim 41 é for necida com uma passagem de óleo 41z que se estende ao longo do eixo de rotação Rx (o eixo) de sua ponta a ser conectada a uma passagem de injeção 53a no pino da manivela 53. O óleo do motor é introduzido da cobertura direita 45 à ponta do virabrequim 41, e fornecido a uma região de contato entre o pino da manivela 53 e a haste de conexão 54 através da passagem de óleo 41z.[0046] The second crank network 41b of the crankshaft 41 is provided with an oil passage 41z extending along the axis of rotation Rx (the shaft) from its tip to be connected to an injection passage 53a on the pin of the crankshaft 41. crank 53. Engine oil is introduced from the right cover 45 to the tip of the crankshaft 41, and supplied to a contact region between the crank pin 53 and the connecting rod 54 through the oil passage 41z.

[0047] Conforme ilustrado na Figura 4, no trem de válvula 55 são definidos: uma roldana 65 que é giratoriamente mantida no bloco do cilindro 32 sobre seu eixo de rotação se estendendo em paralelo com o eixo de rotação Rx do virabrequim 41 e inscrito na cadeia de temporização 59 entre a roda dentada motriz 57 e a roda dentada motriz 58; um tensor 66 que de forma deslocável circunscreve a cadeia de temporização 59 ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação Rx do virabrequim 41 entre a roldana 65 e a roda dentada mo- triz 57, para ajustar a tensão da cadeia de temporização 59; e um elevador do tensor 67 que é removivelmente montado na primeira metade da caixa 42 para aplicar uma carga ao tensor 66 ao longo do plano virtual perpendicular ao eixo de rotação Rx.[0047] As illustrated in Figure 4, in the valve train 55 are defined: a pulley 65 which is rotatably maintained in the cylinder block 32 about its axis of rotation extending in parallel with the axis of rotation Rx of the crankshaft 41 and inscribed in the timing chain 59 between the driving sprocket 57 and the driving sprocket 58; a tensioner 66 which displaceably circumscribes the timing chain 59 along a virtual plane perpendicular to the axis of rotation Rx of the crankshaft 41 between the pulley 65 and the driving sprocket 57, to adjust the tension of the timing chain 59 ; and a tensioner lifter 67 that is removably mounted in the first half of the casing 42 to apply a load to the tensioner 66 along the virtual plane perpendicular to the axis of rotation Rx.

[0048] O tensor 66 é de forma oscilável mantido na primeira meta de da caixa 42 sobre um eixo oscilante Sx se estendendo em paralelo com o eixo de rotação Rx do virabrequim 41. O tensor 66 inclui: um membro do braço 66a que se estende para frente e para trás do eixo oscilante Sx; e um rolo de tensão 66b que é giratoriamente mantido na extremidade dianteira do membro do braço 66a sobre seu eixo de rotação se estendendo em paralelo com o eixo oscilante Sx, e de forma deslocável em contato com a cadeia de temporização 59 ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação Rx do virabrequim 41. Na extremidade traseira do membro do braço 66a, um ponto de ação 66c onde a carga do elevador do tensor 67 age na direção tangente sobre o eixo oscilante Sx é formado. Através do movimento oscilante do membro do braço 66a, a carga do elevador do tensor 67 age no rolo de tensão 66b. A tensão da cadeia de temporização 59 é ajustada de acordo com a carga do elevador do tensor 67.[0048] The tensioner 66 is oscillatorily held in the first end of the case 42 on a rocker shaft Sx extending parallel to the axis of rotation Rx of the crankshaft 41. The tensioner 66 includes: an arm member 66a which extends back and forth swing axle Sx; and a tension roller 66b which is rotatably maintained at the front end of the arm member 66a about its axis of rotation extending parallel to the oscillating axis Sx, and displaceably in contact with the timing chain 59 along a plane virtual perpendicular to the axis of rotation Rx of the crankshaft 41. At the rear end of the arm member 66a, an action point 66c where the lifter load of the tensioner 67 acts in the tangent direction about the rocker shaft Sx is formed. Through the oscillating movement of the arm member 66a, the load from the tensioner elevator 67 acts on the tension roller 66b. The tension of the timing chain 59 is adjusted according to the load of the tensioner lifter 67.

[0049] O elevador do tensor 67 inclui um invólucro 68 que é fixado à primeira metade da caixa 42 e inclui uma extremidade aberta 68a que é aberta para cima e uma extremidade fechada 68b que está no lado inferior. O invólucro 68 inclui uma parte cilíndrica 68t que define um cilindro 69 entre a extremidade aberta 68a e a extremidade fechada 68b. Na superfície externa do invólucro 68, duas peças de montagem 72a, 72b são integralmente formadas a duas saliências 71a, 71b formadas na superfície da parede externa da primeira metade da caixa 42. As saliências 71a, 71b são fornecidas com uma rosca fêmea cujo eixo central se estende em paralelo com o eixo de rotação Rx do vira- brequim 41. As saliências 71a, 71b respectivamente recebem as pe- ças de montagem 72a, 72b do invólucro 68 por suas superfícies de recebimento perpendiculares ao eixo de rotação Rx do virabrequim 41. As peças de montagem 72a, 72b são respectivamente sobrepostas nas superfícies de recebimento das saliências correspondentes 71a, 71b e fixadas nas saliências 71a, 71b com os parafusos 73a, 73b.[0049] The tensioner elevator 67 includes a housing 68 that is attached to the first half of the box 42 and includes an open end 68a that is open upward and a closed end 68b that is on the bottom side. The shell 68 includes a cylindrical portion 68t that defines a cylinder 69 between the open end 68a and the closed end 68b. On the outer surface of the casing 68, two mounting parts 72a, 72b are integrally formed with two protrusions 71a, 71b formed on the surface of the outer wall of the first half of the casing 42. The protrusions 71a, 71b are provided with a female thread whose central axis extends parallel to the axis of rotation Rx of the crankshaft 41. The projections 71a, 71b respectively receive the mounting parts 72a, 72b of the casing 68 by their receiving surfaces perpendicular to the axis of rotation Rx of the crankshaft 41. Mounting parts 72a, 72b are respectively superimposed on the receiving surfaces of corresponding protrusions 71a, 71b and fixed to protrusions 71a, 71b with screws 73a, 73b.

[0050] Na superfície de parede interna da primeira metade da cai xa 42, uma parte recuada 74 para alojar o elevador do tensor 67 é fornecida. A parte recuada 74 é formada na primeira metade da caixa 42 e recuada para baixo na direção da gravidade em uma superfície de parede interna de uma parede circundante 75 ao redor do rotor externo 62 do ACG 61 e da engrenagem de arranque 64 sobre o eixo de rotação Rx. A extremidade traseira do elevador do tensor 67 é inserida na parte recuada 74 por uma profundidade predeterminada.[0050] On the inner wall surface of the first half of the box 42, a recessed part 74 for housing the tensioner elevator 67 is provided. The recessed portion 74 is formed in the first half of the casing 42 and recessed downwardly in the direction of gravity on an inner wall surface of a surrounding wall 75 around the outer rotor 62 of the ACG 61 and the starter gear 64 on the drive shaft. Rx rotation. The rear end of the tensioner lifter 67 is inserted into the recessed portion 74 to a predetermined depth.

[0051] Conforme ilustrado na Figura 5, o elevador do tensor 67 inclui: uma haste de pressão 78 que é de forma axial e deslocável inserida ao cilindro 69 para formar uma câmara de óleo 76 na parte cilíndrica 68t entre o cilindro 69 e a extremidade fechada 68a, a haste de pressão 78 estando em contato com o tensor 66 por sua extremidade superior projetando da extremidade aberta 68a, a haste de pressão 78 incluindo uma passagem de óleo 77 em comunicação com a câmara de óleo 76 pela extremidade aberta 68a; uma válvula de verificação 79 disposta na câmara de óleo 76 para impedir o óleo de fluir da câmara de óleo 76 em direção à passagem de óleo 77; e uma mola do tensor 81 disposta entre a haste de pressão 78 e a extremidade fechada 68b e exibe força elástica para acionar a haste de pressão 78 em direção à extremidade aberta 68a. A passagem de óleo 77 inclui: um caminho do eixo 77a que se estende ao longo do eixo da haste de pressão 78 e é aberto à câmara de óleo 76 na extremidade inferior da haste de pressão 78; e uma abertura de comunicação 77b que penetra através da parede cilíndrica da haste de pressão 78 na direção centrifuga do ca- minho do eixo 77a a ser aberta na superfície circunferencial externa da haste de pressão 78. A válvula de verificação 79 inclui um corpo esférico de válvula disposto na câmara de óleo 76 para ser encaixado em um assento formado na extremidade inferior do caminho do eixo 77a. Na extremidade aberta 68a do invólucro 68, uma parte de diâmetro maior 82 maior em diâmetro do que a parte cilíndrica 68t é formada. A parte de diâmetro maior 82 forma maior espaço ao redor da haste de pressão 78.[0051] As illustrated in Figure 5, the tensioner elevator 67 includes: a pressure rod 78 that is axially and displaceably inserted into the cylinder 69 to form an oil chamber 76 in the cylindrical part 68t between the cylinder 69 and the end closed 68a, the pressure rod 78 being in contact with the tensioner 66 by its upper end projecting from the open end 68a, the pressure rod 78 including an oil passage 77 in communication with the oil chamber 76 by the open end 68a; a check valve 79 disposed in the oil chamber 76 to prevent oil from flowing from the oil chamber 76 toward the oil passage 77; and a tensioner spring 81 disposed between the pressure rod 78 and the closed end 68b and exhibits elastic force to drive the pressure rod 78 toward the open end 68a. The oil passage 77 includes: a shaft path 77a that extends along the axis of the push rod 78 and is open to the oil chamber 76 at the lower end of the push rod 78; and a communicating opening 77b that penetrates through the cylindrical wall of the pressure rod 78 in the centrifugal direction of the shaft path 77a to be opened on the outer circumferential surface of the pressure rod 78. The check valve 79 includes a spherical body of valve arranged in the oil chamber 76 to be fitted into a seat formed at the lower end of the shaft path 77a. At the open end 68a of the casing 68, a larger diameter portion 82 larger in diameter than the cylindrical portion 68t is formed. The larger diameter part 82 forms greater space around the pressure rod 78.

[0052] Conforme ilustrado na Figura 6, a parte de diâmetro maior 82 é fornecida com uma parede em formato de U 83 que inclui uma superfície de interface 83a que é separada por um plano perpendicular ao eixo do parafuso 73a para definir o espaço que é aberto para cima. A parte cilíndrica 68t do invólucro 68 é fornecida com um recorte 84 onde a superfície circunferencial externa da haste de pressão 78 é exposta ao espaço dentro da parede em formato de U 83. A superfície da parede externa da primeira metade da caixa 42 é fornecida com uma parede em formato de U 85 que projeta da superfície da parede para definir o espaço que é contínuo ao espaço na parte de diâmetro maior 82 e aberta para cima. Na parede em formato de U 85, um plano que sobrepõe com a superfície de interface 83a da parede em formato de U 83 da parte de diâmetro maior 82 é definida. O espaço na parede em formato de U 83 e o espaço na parede em formato de U 85 são contínuos entre si.[0052] As illustrated in Figure 6, the larger diameter portion 82 is provided with a U-shaped wall 83 that includes an interface surface 83a that is separated by a plane perpendicular to the screw axis 73a to define the space that is open upwards. The cylindrical part 68t of the casing 68 is provided with a cutout 84 where the outer circumferential surface of the pressure rod 78 is exposed to the space within the U-shaped wall 83. The outer wall surface of the first half of the casing 42 is provided with a U-shaped wall 85 that projects from the surface of the wall to define the space that is continuous with the space in the larger diameter part 82 and open upwards. On the U-shaped wall 85, a plane overlapping with the interface surface 83a of the U-shaped wall 83 of the larger diameter part 82 is defined. The U-shaped wall space 83 and the U-shaped wall space 85 are continuous with each other.

[0053] Conforme ilustrado na Figura 7, o cárter 31 inclui um corpo de parede 87 que forma uma parede superior do cárter 31 abaixo do motor de arranque 29. O corpo de parede 87 inclui: uma parede interna 87a que está em contato com a câmara de manivela Cr; e uma parede externa 87b que é disposta espaçada da parede interna 87a e externa do que a parede interna 87a para, assim, ser exposta ao ar externo. Atrás do motor de arranque 29, uma câmara de respiro 88 é definida entre a parede interna 87a e a parede externa 87b. A câmara de respiro 88 é conectada à câmara de manivela Cr por um pequeno furo 88a como uma combinação de ranhuras respectivamente formada nas superfícies de interface 42a, 43a da primeira metade da caixa 42 e da segunda metade da caixa 43. Na extremidade superior da câmara de respiro 88, a parede externa 87b é fornecida com um bocal 88b que define uma porta de saída acoplada a um tubo do respirador conectado ao filtro de ar. Na câmara de respiro 88, uma estrutura de labirinto é estabelecida do pequeno furo 88a em direção à porta de saída do bocal 88b. A parede externa 87b é contínua ao primeiro suspensor do motor 36a.[0053] As illustrated in Figure 7, the crankcase 31 includes a wall body 87 that forms an upper wall of the crankcase 31 below the starter 29. The wall body 87 includes: an inner wall 87a that is in contact with the Cr crank chamber; and an outer wall 87b that is arranged spaced apart from the inner wall 87a and outer than the inner wall 87a so as to be exposed to external air. Behind the starter motor 29, a breather chamber 88 is defined between the inner wall 87a and the outer wall 87b. The breather chamber 88 is connected to the crank chamber Cr by a small hole 88a as a combination of grooves respectively formed on the interface surfaces 42a, 43a of the first half of the case 42 and the second half of the case 43. At the upper end of the chamber of breather 88, the outer wall 87b is provided with a nozzle 88b defining an outlet port coupled to a breather tube connected to the air filter. In the vent chamber 88, a labyrinth structure is established from the small hole 88a toward the nozzle outlet port 88b. The outer wall 87b is continuous with the first engine hanger 36a.

[0054] A parede interna 87a é fornecida com uma passagem de fornecimento de óleo 89 que se estende sobre o eixo de rotação Rx do virabrequim 41 de uma superfície de interface 31a com relação ao bloco do cilindro 32 ao longo das superfícies de interface 42a, 43a da primeira metade da caixa 42 e da segunda metade da caixa 43. A passagem de fornecimento de óleo 89 inclui uma passagem 89a como uma combinação de ranhuras respectivamente formadas nas superfícies de interface 42a, 43a da primeira metade da caixa 42 e da segunda metade da caixa 43. A extremidade dianteira da passagem 89a é conectada a uma passagem lateral 89c que é formada na segunda metade da caixa 43 na direção vertical da superfície de interface 43a e conectada a uma passagem de frente para trás 89b furada da superfície de interface 31a entre o bloco do cilindro 32 e o cárter 31. A passagem de frente para trás 89b é conectada a uma bomba de óleo (não ilustrado) por uma passagem 91a que se estende ao longo da superfície de interface 31a entre o bloco do cilindro 32 e o cárter 31, e uma passagem que é formada na segunda metade da caixa 43 e conectado a um filtro de óleo. À passagem 91a, uma passagem ramificada formada na caixa direita 44 e conectada à passagem de óleo 73 no vira- brequim 41 é conectada. A extremidade traseira da passagem de fornecimento de óleo 89 penetra através da primeira metade da caixa 42 e, conforme ilustrado na Figura 6, é conectada a uma porta de fornecimento de óleo 92 que está aberta acima da parede em formato de U 85 em direção para fora da primeira metade da caixa 42. O óleo do motor é fornecido da passagem de fornecimento de óleo 89 ao trem de válvula 55.[0054] The inner wall 87a is provided with an oil supply passage 89 which extends about the axis of rotation Rx of the crankshaft 41 from an interface surface 31a with respect to the cylinder block 32 along the interface surfaces 42a, 43a of the first half of the box 42 and the second half of the box 43. The oil supply passage 89 includes a passage 89a as a combination of grooves respectively formed on the interface surfaces 42a, 43a of the first half of the box 42 and the second half of the box 43. The front end of the passage 89a is connected to a side passage 89c which is formed in the second half of the case 43 in the vertical direction of the interface surface 43a and connected to a front-to-back passage 89b drilled from the interface surface 31a between the cylinder block 32 and the crankcase 31. The front-to-back passage 89b is connected to an oil pump (not illustrated) by a passage 91a that extends along the interface surface 31a between the cylinder block 32 and the crankcase 31, and a passage that is formed in the second half of the box 43 and connected to an oil filter. To the passage 91a, a branch passage formed in the right case 44 and connected to the oil passage 73 in the crankshaft 41 is connected. The rear end of the oil supply passage 89 penetrates through the first half of the housing 42 and, as illustrated in Figure 6, is connected to an oil supply port 92 which is open above the U-shaped wall 85 toward outside the first half of the box 42. Engine oil is supplied from the oil supply passage 89 to the valve train 55.

[0055] Conforme ilustrado na Figura 4, um parafuso 95 é roscado à superfície lateral do invólucro 68. O parafuso 95 deve ter seu eixo estendido, por exemplo, em paralelo com os eixos dos parafusos 73a, 73b. O parafuso 95 penetra através do corpo de parede da parte cilíndrica 68t e fecha um furo do parafuso contínuo na câmara de óleo 76. Do furo do parafuso à câmara de óleo 76, o óleo do motor pode ser fornecido. Após o fornecimento de óleo do motor, o furo do parafuso é fechado pelo parafuso 95 e o elevador do tensor 67 é montado no cárter 31. Assim, o óleo inicial é prontamente armazenado na câmara de óleo 76 sob a operação inicial do motor 28.[0055] As illustrated in Figure 4, a screw 95 is threaded into the side surface of the casing 68. The screw 95 must have its axis extended, for example, in parallel with the axes of the screws 73a, 73b. The screw 95 penetrates through the wall body of the cylindrical part 68t and closes a continuous screw hole in the oil chamber 76. From the screw hole to the oil chamber 76, engine oil can be supplied. After supplying engine oil, the screw hole is closed by screw 95 and the tensioner lifter 67 is mounted on the crankcase 31. Thus, the initial oil is readily stored in the oil chamber 76 under the initial operation of the engine 28.

[0056] A seguir, uma descrição será dada da operação da presen te modalidade. No motor 28 de acordo com a presente modalidade, a parte recuada 74 é disposta na superfície de parede interna do corpo de motor 28a (a primeira metade da caixa 42) para, assim, sobrepor com parte do elevador do tensor 67 conforme visto no eixo do virabre- quim 41. Certamente, sem a necessidade de deslocar a parede do cárter 31, um certo comprimento do elevador do tensor 67 é permitido. O elevador do tensor 67 de um grande comprimento é alojado com sucesso no corpo de motor 28a. Isso evita um aumento no tamanho do corpo de motor 28a. Adicionalmente, visto que o elevador do tensor 67 é removivelmente montado no corpo de motor 28a, o elevador do tensor 67 é facilmente substituído.[0056] Next, a description will be given of the operation of the present embodiment. In the motor 28 according to the present embodiment, the recessed portion 74 is disposed on the inner wall surface of the motor body 28a (the first half of the casing 42) to thereby overlap with part of the tensioner lifter 67 as seen on the shaft. of the crankshaft 41. Of course, without the need to displace the crankcase wall 31, a certain length of the tensioner lifter 67 is allowed. The tensioner lifter 67 of a large length is successfully housed in the engine body 28a. This prevents an increase in the size of the 28a engine body. Additionally, since the tensioner lifter 67 is removably mounted to the motor body 28a, the tensioner lifter 67 is easily replaced.

[0057] Na presente modalidade, na extremidade superior do invó- lucro 68 do elevador do tensor 67, a parte de diâmetro maior 82 maior em diâmetro do que a parte cilíndrica 68t e sendo aberta para cima é formada acima da parte cilíndrica 68t. Visto que a parte de diâmetro maior 82 fornece maior espaço ao redor da haste de pressão 78, o ingresso do óleo do motor ao redor da haste de pressão 78 é facilitado. A passagem de óleo 77 é completamente abastecida com o óleo do motor. Além disso, a parte de diâmetro maior 82 é aberta em direção à parede do cárter 31 e acoplada à parede do cárter 31. Como um resultado, o óleo do motor na parede do cárter 31 é guiado ao elevador do tensor 67.[0057] In the present embodiment, at the upper end of the housing 68 of the tensioner elevator 67, the larger diameter part 82 larger in diameter than the cylindrical part 68t and being open upwards is formed above the cylindrical part 68t. Since the larger diameter part 82 provides greater space around the pressure rod 78, the ingress of engine oil around the pressure rod 78 is facilitated. Oil passage 77 is completely filled with engine oil. Furthermore, the larger diameter part 82 is opened towards the crankcase wall 31 and coupled to the crankcase wall 31. As a result, the engine oil in the crankcase wall 31 is guided to the tensioner lifter 67.

[0058] O corpo de motor 28a é fornecido com a superfície da pa rede que suporta o elevador do tensor 67 e inclui a porta de fornecimento de óleo 92 que está aberta acima da parte de diâmetro maior 82. Certamente, o elevador do tensor 67 é completamente abastecido com o óleo do motor da porta de fornecimento de óleo 92.[0058] The motor body 28a is provided with the wall surface supporting the tensioner lifter 67 and includes the oil supply port 92 which is open above the larger diameter portion 82. Of course, the tensioner lifter 67 is completely filled with engine oil from oil supply port 92.

[0059] A superfície da parede do corpo de motor 28a é fornecida com a parede em formato de U 85 que projeta da superfície da parede e define o espaço que é contínuo ao espaço na parte de diâmetro maior 82 e aberta para cima. Essa estrutura permite que o óleo do motor flua ao redor da haste de pressão 78 mais efetivamente.[0059] The wall surface of the motor body 28a is provided with the U-shaped wall 85 that projects from the wall surface and defines the space that is continuous with the space in the larger diameter part 82 and open upwards. This structure allows engine oil to flow around the pressure rod 78 more effectively.

[0060] Na presente modalidade, na montagem do corpo de motor 28a, o elevador do tensor 67 é preliminarmente montado. A haste de pressão 78 é definida no invólucro 68 da extremidade aberta 68a do invólucro 68. Na haste de pressão 78, a válvula de verificação 79 é previamente montada. Antecipadamente do fechamento da extremidade fechada 68b, a mola do tensor 81 é definida na câmara de óleo 76 da extremidade fechada 68b do invólucro 68. O elevador do tensor 67 preliminarmente montado nessa forma é fixado na primeira metade da caixa 42 do cárter 31 com os parafusos 73a, 73b, 73c. Visto que o elevador do tensor 67 é preliminarmente montado, o trabalho de conjunto do corpo de motor 28a é facilitado.[0060] In the present embodiment, when assembling the motor body 28a, the tensioner elevator 67 is preliminarily assembled. The pressure rod 78 is set in the housing 68 of the open end 68a of the housing 68. On the pressure rod 78, the check valve 79 is pre-mounted. Prior to closing the closed end 68b, the tensioner spring 81 is set in the oil chamber 76 of the closed end 68b of the casing 68. The tensioner lifter 67 preliminarily assembled in this form is fixed in the first half of the casing 42 of the crankcase 31 with the screws 73a, 73b, 73c. Since the tensioner lifter 67 is preliminarily assembled, the assembly work of the motor body 28a is facilitated.

[0061] Conforme ilustrado na Figura 8, no cárter 31, uma nervura 93 pode ser formada abaixo da porta de fornecimento de óleo 92 na superfície de parede interna da primeira metade da caixa 42. A nervura 93 projeta na direção axial do virabrequim 41 da superfície de parede interna da primeira metade da caixa 42 e dispersa em direção ao virabrequim 41 para baixo e para frente da extremidade aberta 68a do invólucro 68. Certamente, o óleo do motor fluindo fora da porta de fornecimento de óleo 92 é fornecido não apenas ao elevador do tensor 67 conforme descrito acima, mas ainda ao virabrequim 41 através da nervura 93. Visto que a nervura 93 é posicionada no lado dianteiro do que um plano virtual vertical 94 que inclui o eixo central da porta de fornecimento de óleo 92, o elevador do tensor 67 é completamente abastecida com o óleo do motor. Aqui, a nervura 93 tem um formato curvado como sendo deslocado para cima enquanto se estende para frente. Certamente, o óleo do motor flui abaixo para frente da nervura 93.[0061] As illustrated in Figure 8, in the crankcase 31, a rib 93 may be formed below the oil supply port 92 on the inner wall surface of the first half of the housing 42. The rib 93 projects in the axial direction of the crankshaft 41 of the inner wall surface of the first half of the casing 42 and dispersed toward the crankshaft 41 downward and forward from the open end 68a of the casing 68. Of course, engine oil flowing out of the oil supply port 92 is supplied not only to the tensioner 67 as described above, but still to the crankshaft 41 via the rib 93. Since the rib 93 is positioned on the forward side of a virtual vertical plane 94 that includes the central axis of the oil supply port 92, the elevator tensioner 67 is completely filled with engine oil. Here, the rib 93 has a curved shape as being displaced upwards as it extends forward. Of course, engine oil flows down to the front of rib 93.

[0062] A superfície de parede interna da primeira metade da caixa 42 é fornecida com uma nervura circundante 95 que circunda a porta de fornecimento de óleo 92 e é aberta para baixo. A nervura circundante 95 guia para baixo do óleo do motor fluindo fora da porta de fornecimento de óleo 92. Certamente, o óleo do motor que flui fora da porta de fornecimento de óleo 92 é eficientemente guiado ao elevador do tensor 67 e à nervura 93.[0062] The inner wall surface of the first half of the housing 42 is provided with a surrounding rib 95 which surrounds the oil supply port 92 and is open downwards. The surrounding rib 95 guides downward the engine oil flowing out of the oil supply port 92. Of course, the engine oil flowing out of the oil supply port 92 is efficiently guided to the tensioner lifter 67 and the rib 93.

Claims (9)

1. Motor compreendendo: um corpo de motor (28a) que segura um virabrequim (41) e um eixo de came (56) tendo seus respectivos eixos de rotação estendidos em paralelo entre si; um componente de transmissão (59) que é acoplado ao vi- rabrequim (41) e ao eixo de came (56) e alterna ao longo de um curso anular para transmitir energia rotacional do virabrequim (41) ao eixo de came (56); um tensor (66) que está, de forma deslocável, em contato com o componente de transmissão (59) ao longo de um plano virtual perpendicular ao eixo de rotação (Rx) para ajustar uma tensão do componente de transmissão (59); e um elevador do tensor (67) que é montado no corpo de motor (28a) para aplicar uma carga ao tensor (66) ao longo do plano virtual, em que em uma superfície de parede interna do corpo de motor (28a), uma parte recuada (74) está disposta para, assim, sobrepor com a parte do elevador do tensor (67) conforme visto em uma direção axial do virabrequim (41), caracterizado pelo fato de que o elevador do tensor (67) inclui: uma parte cilíndrica (68t) que é fixada ao corpo do motor (28a) para definir um cilindro (69); e uma parte de maior diâmetro (82) que é disposta acima da parte cilíndrica (68t), maior em diâmetro do que a parte cilíndrica (68t) e aberta para cima.1. Engine comprising: an engine body (28a) holding a crankshaft (41) and a cam shaft (56) having their respective axes of rotation extended parallel to each other; a transmission component (59) that is coupled to the crankshaft (41) and the camshaft (56) and reciprocates along an annular stroke to transmit rotational energy from the crankshaft (41) to the camshaft (56); a tensioner (66) that is displaceably in contact with the transmission component (59) along a virtual plane perpendicular to the axis of rotation (Rx) to adjust a tension of the transmission component (59); and a tensioner lifter (67) which is mounted on the motor body (28a) to apply a load to the tensioner (66) along the virtual plane, wherein on an inner wall surface of the motor body (28a), a recessed part (74) is arranged to thus overlap with the tensioner lifter part (67) as viewed in an axial direction of the crankshaft (41), characterized by the fact that the tensioner lifter (67) includes: a cylindrical (68t) which is fixed to the engine body (28a) to define a cylinder (69); and a larger diameter part (82) which is disposed above the cylindrical part (68t), larger in diameter than the cylindrical part (68t) and open upwards. 2. Motor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elevador do tensor (67) inclui: uma haste de pressão (78) que é de forma axial e deslocá- vel inserida no cilindro (69) para formar uma câmara de óleo (76) na parte cilíndrica (68t) com uma extremidade fechada (68b) da parte cilíndrica (68t), a haste de pressão (78) estando em contato com o tensor (66) por sua extremidade superior projetando da parte cilíndrica (68t) para aplicar uma tensão ao tensor (66), a haste de pressão (78) incluindo uma passagem de óleo (77) em comunicação com a câmara de óleo (76) por uma extremidade superior da parte cilíndrica (68t).2. Engine according to claim 1, characterized in that the tensioner lifter (67) includes: a pressure rod (78) which is axially and displaceably inserted into the cylinder (69) to form a oil chamber (76) in the cylindrical part (68t) with a closed end (68b) of the cylindrical part (68t), the pressure rod (78) being in contact with the tensioner (66) by its upper end projecting from the cylindrical part (68t) for applying tension to the tensioner (66), the pressure rod (78) including an oil passage (77) in communication with the oil chamber (76) by an upper end of the cylindrical part (68t). 3. Motor, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o corpo de motor (28a) é fornecido com uma superfície da parede que suporta o elevador do tensor (67) e inclui uma porta de fornecimento de óleo (92) que está aberta acima da parte de diâmetro maior (82).3. Motor according to claim 1 or 2, characterized in that the motor body (28a) is provided with a wall surface that supports the tensioner lifter (67) and includes an oil supply port ( 92) which is open above the larger diameter part (82). 4. Motor, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a parte de diâmetro maior (82) é aberta em direção a uma parede do corpo de motor (28a) e acoplada à parede do corpo de motor (28a).4. Motor, according to claim 3, characterized by the fact that the larger diameter part (82) is open towards a wall of the motor body (28a) and coupled to the wall of the motor body (28a). 5. Motor, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a superfície da parede é fornecida com uma parede em formato de U (85) que projeta da superfície da parede e define espaço que é contínuo ao espaço na parte de diâmetro maior (82) e aberta para cima.5. Motor according to claim 4, characterized in that the wall surface is provided with a U-shaped wall (85) that projects from the wall surface and defines space that is continuous with the space in the diameter part larger (82) and open upwards. 6. Motor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície da parede é fornecida com uma nervura (93) que projeta da superfície da parede abaixo da porta de fornecimento de óleo (92).6. Engine according to any one of claims 3 to 5, characterized in that the wall surface is provided with a rib (93) projecting from the wall surface below the oil supply port (92). 7. Motor, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a nervura (93) se estende em direção ao virabrequim (41) para baixo e para frente de cima da parte de diâmetro maior (82).7. Engine according to claim 6, characterized in that the rib (93) extends towards the crankshaft (41) downwards and forwards from above the larger diameter part (82). 8. Motor, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a nervura (93) tem um formato curvado como sendo deslocado para cima enquanto se estende para frente.8. Motor according to claim 7, characterized in that the rib (93) has a curved shape as being displaced upwards while extending forward. 9. Motor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que a superfície da parede é fornecida com uma nervura circundante (95) que circunda a porta de fornecimento de óleo (92) e está aberta para baixo.9. Engine according to any one of claims 6 to 8, characterized in that the wall surface is provided with a surrounding rib (95) which surrounds the oil supply port (92) and is open downwards.
BR112021003604-0A 2018-09-14 2019-09-13 INTERNAL COMBUSTION ENGINE BR112021003604B1 (en)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2018-172933 2018-09-14
JP2018172933 2018-09-14
JP2019-010183 2019-01-24
JP2019010183 2019-01-24
PCT/JP2019/036087 WO2020054846A1 (en) 2018-09-14 2019-09-13 Internal combustion engine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021003604A2 BR112021003604A2 (en) 2021-05-18
BR112021003604B1 true BR112021003604B1 (en) 2024-05-28

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4698623B2 (en) Breather device for internal combustion engine
EP2546551B1 (en) Power unit for a small vehicle
KR101087004B1 (en) Arrangement structure for ignition coil of internal combustion engine
JP5171343B2 (en) Vehicle power unit
JP5058069B2 (en) Engine cylinder head lubrication structure
BR112021003604B1 (en) INTERNAL COMBUSTION ENGINE
CN100378307C (en) Donkey installing structure of ic engine
JP2011038437A (en) Internal combustion engine
JP7009644B2 (en) Internal combustion engine
JP5192332B2 (en) Internal combustion engine and vehicle equipped with the same
JP2018168839A (en) Internal combustion engine of saddle-riding type vehicle
BRPI1101410A2 (en) collar member mounting frame
BR112017020752B1 (en) Internal combustion engine
BR112013002222B1 (en) engine and saddle-type vehicle and method of mounting an engine
JP6102468B2 (en) Engine breather structure
JP5724357B2 (en) Engine breather equipment
JP2010236519A (en) Internal combustion engine
BR102020006243A2 (en) INTERNAL COMBUSTION ENGINE VALVE OPERATING STRUCTURE
JP4360932B2 (en) Radiator mounting structure to the internal combustion engine body
JP2016176358A (en) Cylinder injection type internal combustion engine of saddle-riding type vehicle
BR112021005141A2 (en) power unit for saddle mounted vehicle
BR112021003582B1 (en) INTERNAL COMBUSTION ENGINE
BRPI1002710A2 (en) torque damping device
JP5782716B2 (en) Engine oil lubrication structure
JP2017172513A (en) Cam chain guide