BR112016009288B1 - Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos - Google Patents

Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos Download PDF

Info

Publication number
BR112016009288B1
BR112016009288B1 BR112016009288-0A BR112016009288A BR112016009288B1 BR 112016009288 B1 BR112016009288 B1 BR 112016009288B1 BR 112016009288 A BR112016009288 A BR 112016009288A BR 112016009288 B1 BR112016009288 B1 BR 112016009288B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
relay valve
control
pressure medium
pressure
control chamber
Prior art date
Application number
BR112016009288-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016009288A2 (pt
Inventor
Armim Sieker
Original Assignee
Wabco Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wabco Gmbh filed Critical Wabco Gmbh
Publication of BR112016009288A2 publication Critical patent/BR112016009288A2/pt
Publication of BR112016009288B1 publication Critical patent/BR112016009288B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60TVEHICLE BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF; BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF, IN GENERAL; ARRANGEMENT OF BRAKING ELEMENTS ON VEHICLES IN GENERAL; PORTABLE DEVICES FOR PREVENTING UNWANTED MOVEMENT OF VEHICLES; VEHICLE MODIFICATIONS TO FACILITATE COOLING OF BRAKES
    • B60T15/00Construction arrangement, or operation of valves incorporated in power brake systems and not covered by groups B60T11/00 or B60T13/00
    • B60T15/02Application and release valves
    • B60T15/18Triple or other relay valves which allow step-wise application or release and which are actuated by brake-pipe pressure variation to connect brake cylinders or equivalent to compressed air or vacuum source or atmosphere

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Valves And Accessory Devices For Braking Systems (AREA)
  • Braking Systems And Boosters (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Multiple-Way Valves (AREA)

Abstract

VÁLVULA DE RELÉ, DISPOSITIVO DE VÁLVULAS E VEÍCULO AUTOMÓVEL EQUIPADO COM ESTES. A presente invenção se refere a uma válvula de relé 2 para um sistema de ar comprimido, que apresenta uma entrada de meio de pressão que pode ser conectada com uma fonte de meio de pressão, pelo menos uma saída de meio de pressão que pode ser conectada com um consumidor, pelo menos uma entrada de controle assim como pelo menos um orifício de purga 32 que conduz à atmosfera. Além disso, a válvula de relé 2 apresenta um pistão de válvula de relé 14, que está disposto na carcaça deslocável ao longo de um eixo de pistão de válvula de relé 16 e que separa uma câmara de controle 22 e uma câmara de trabalho 26 na carcaça. A válvula de relé 2 é caracterizada por um volume de amortecimento 52, que está conectado pneumaticamente com a câmara de controle 22, pelo que vantajosamente pode ser reduzida a capacidade de oscilação do pistão de válvula de relé 14. Além disso, a presente invenção se refere a um dispositivo de válvulas para um sistema de ar comprimido, que apresenta a válvula de relé 2 de acordo com a presente invenção, assim como a um veículo automóvel, que apresenta pelo menos (...).

Description

[001] A presente invenção se refere a uma válvula relé para um sistema de ar comprimido, a um dispositivo de válvulas com uma válvula relé assim como a um veículo automóvel com a válvula relé e/ou com o dispositivo de válvulas.
[002] Uma válvula relé de acordo com o estado da técnica acelera a pressurização e a despressurização por exemplo dos cilindros de freio. Esta funciona como reforço da quantidade de ar, pelo fato de a válvula relé, com quantidades de ar comprimido relativamente reduzidas controlar quantidades de ar comprimido relativamente grandes, por ex. para os cilindros de freio de um sistema de ar comprimido de um veículo automóvel.
[003] Geralmente, a válvula relé apresenta uma carcaça, que apresenta uma entrada de meio de pressão que pode ser conectada com uma fonte de meio de pressão, pelo menos uma saída de meio de pressão que pode ser conectada com um consumidor, pelo menos uma entrada de controle assim como pelo menos um orifício de purga que conduz à atmosfera. Além disso, a válvula relé compreende um pistão de válvula relé que está disposto na carcaça deslocável ao longo de um eixo de pistão de válvula relé e que separa uma câmara de controle e uma câmara de trabalho na carcaça.
[004] Por conseguinte, o pistão de válvula relé pode ser pressurizado com pressão de controle em um lado por meio da câmara de controle e com uma pressão de trabalho disponibilizada por um consumidor no outro lado por meio da saída de meio de pressão.
[005] Entre a câmara de trabalho e uma câmara de purga que pode ser conectada com uma fonte de meio de pressão por meio da entrada de meio de pressão está disposta uma válvula de entrada e entre a câmara de trabalho e uma câmara de purga que conduz à atmosfera está disposta uma válvula de saída.
[006] No caso da pressurização da câmara de controle com um meio de pressão, o pistão de válvula relé se movimenta independentemente da pressão de controle do meio de pressão para dentro da câmara de trabalho. No decurso do movimento o pistão de válvula relé fecha a válvula de saída e subsequentemente contra a força de uma mola abre a válvula de entrada. Devido à conexão estabelecida entre a câmara de purga e a câmara de trabalho é gerada uma pressão na câmara de trabalho, que atua contra a pressão de controle no pistão de válvula relé.
[007] Quando existe um equilíbrio entre as forças geradas pelas pressões no pistão de válvula relé, o pistão de válvula relé é empurrado para trás contra o respectivo movimento inicial. Neste caso a válvula de entrada é fechada, contudo sem abrir a válvula de saída, de forma que é mantida a pressão na câmara de trabalho e nos consumidores conectados por meio da saída de meio de pressão.
[008] Quando a câmara de controle é purgada parcialmente ou totalmente, o pistão de válvula relé se movimenta adicionalmente na direção contrária da respectiva direção de movimento inicial e se abre a válvula de saída. Subsequentemente, a pressão na câmara de trabalho diminui até um valor mediante o qual volta a existir um equilíbrio de forças no pistão de válvula relé e a válvula de saída volta a ser fechada. No caso de uma purga total da câmara de controle a câmara de trabalho é igualmente purgada totalmente, o que conduz a uma purga dos consumidores subsequentes. Uma válvula relé operada desta forma é conhecida por exemplo da EP 1 844 999 A1.
[009] As válvulas de relé convencionais desta natureza geralmente estão integradas num dispositivo de válvulas com componentes adicionais, particularmente um dispositivo de válvulas com uma unidade de pré-controle e com pelo menos uma válvula relé. Os dispositivos de válvula desta natureza são usados em sistemas pneumáticos, tais como por exemplo sistemas de frenagem ou sistemas de amortecimento de ar comprimido para veículos automóveis utilitários.
[010] Devido à pressurização da câmara de controle da válvula relé com um meio de pressão podem ocorrer oscilações do pistão de válvula relé, considerando que o pistão de válvula relé conjuntamente com o volume da câmara de controle que atua como mola pneumática representa um sistema com capacidade de oscilação. Estas oscilações ocorrem no caso da excitação pulsada da válvula relé e podem conduzir à destruição da válvula relé.
[011] Na DE 102 38 182 A1 é apresentada uma forma de realização possível da válvula relé para evitar oscilações do pistão de válvula relé. Uma parede intermediária vedada disposta na câmara de trabalho apresenta um dispositivo para a compensação de pressão. Neste caso, a parede intermediária apresenta a função de uma parede deflectora e protege o pistão de válvula relé contra as forças do fluxo de gás dinâmicas. Contudo no caso desta disposição podem ocorrer picos de pressão intensos indesejados em função da dimensão dos consumidores conectados.
[012] Por conseguinte, a presente invenção tem por objetivo melhorar uma válvula relé ou um dispositivo de válvulas, particularmente de forma a reduzir fiavelmente as oscilações do pistão de válvula relé.
[013] Este objetivo é alcançado por meio de uma válvula relé de acordo com a reivindicação 1, uma disposição de válvulas de acordo com a reivindicação 9, um veículo automóvel de acordo com a reivindicação 10 assim como do uso de uma válvula relé de acordo com a reivindicação 11.
[014] A válvula relé é adequada para um sistema de ar comprimido e apresenta uma carcaça com uma entrada de meio de pressão que pode ser conectada com uma fonte de meio de pressão, pelo menos uma entrada de controle assim como pelo menos uma purga que conduz à atmosfera.
[015] Além disso, a válvula relé apresenta um pistão de válvula relé, que está disposto em uma carcaça deslocável ao longo de um eixo de pistão de válvula relé e separa uma câmara de controle e uma câmara de trabalho na carcaça.
[016] A válvula relé é caracterizada por um volume de amortecimento, que está conectado pneumaticamente com a câmara de controle da válvula relé.
[017] As válvulas de relé convencionais, particularmente as válvulas de relé acionadas de forma pulsada, em determinados estados operacionais tendem a apresentar oscilações próprias intensas, que, por um lado, originam ruídos e, por outro lado, podem conduzir a uma destruição da válvula relé. O volume de amortecimento adicional na parte de controle da válvula relé reduz a capacidade de oscilação do pistão de válvula relé e, por conseguinte, conduz ao evitamento de oscilações impróprias da válvula relé.
[018] Em uma outra forma de realização da invenção o volume de amortecimento está integrado ou disposto na carcaça, particularmente em uma tampa de carcaça da carcaça. Desta forma podem ser alargadas válvulas de relé existentes sem recursos complexos adicionais com um volume de amortecimento, apenas pela substituição da tampa de carcaça.
[019] Em uma forma alternativa da invenção o volume de amortecimento está disposto no pistão de válvula relé. Para este efeito o pistão de válvula relé apresenta um espaço oco que se estende em volta do eixo de pistão de válvula relé, que está conectado pneumaticamente com a câmara de controle.
[020] Uma disposição do volume de amortecimento desta natureza é igualmente possível quando por motivos de espaço não pode ser convertido um volume adicional na tampa de carcaça ou quando as dimensões externas da válvula relé convencional têm de ser mantidas por condicionamento da construção.
[021] Uma outra forma de realização prevê um canal entre o volume de amortecimento e a câmara de controle, que é realizado, de forma que conecta pneumaticamente o volume de amortecimento com a câmara de controle. Além disso está disposto um estrangulador de conexão no canal.
[022] O canal permite uma introdução simples de um estrangulador de conexão adaptado em dimensão. O estrangulador de conexão atua como um estreitamento do canal. O estrangulador de conexão e o volume de amortecimento influenciam a rigidez efetiva da mola pneumática formada pelo volume da câmara de controle e são dimensionados de forma a evitar as oscilações do pistão de válvula relé.
[023] Em uma outra forma de realização da invenção a válvula relé apresenta uma ou várias linhas de pressão de controle, que são realizadas para alimentar um meio de pressão pressurizado com uma pressão de controle no canal entre o volume de amortecimento e a câmara de controle.
[024] Neste caso, a linha de pressão de controle do ponto de vista do volume de amortecimento pode estar conectada pneumaticamente com o canal antes do estrangulador de conexão ou depois do estrangulador de conexão. No caso de mais de uma linha de pressão de controle as linhas de pressão de controle podem igualmente estar conectadas pneumaticamente com o canal de ambos os lados do estrangulador de conexão.
[025] Devido à disposição individual das eventuais linhas de pressão de controle podem ser alcançados diferentes temporizações durante a pressurização da válvula relé com meio de pressão, para otimizar o amortecimento.
[026] Em uma forma alternativa da invenção em vez do canal entre o volume de amortecimento e a câmara de controle está previsto um diafragma entre o volume de amortecimento e a câmara de controle, em que o diafragma apresenta uma abertura que funciona como estrangulador de conexão.
[027] O uso de um diafragma apresenta o benefício do volume de amortecimento poder igualmente ser usado, quando não pode ser usado um canal, por exemplo por razões de espaço.
[028] Em uma outra forma de realização da invenção a linha de pressão de controle é conduzida diretamente para a câmara de controle, para alimentar um meio de pressão na câmara de controle. Por conseguinte, a câmara de controle é enchida, antes de o meio de pressão fluir para o volume de amortecimento.
[029] Em uma outra forma de realização da invenção uma linha de pressão de controle é conduzida diretamente para o volume de amortecimento, para alimentar um meio de pressão no volume de amortecimento. Por conseguinte, o volume de amortecimento é enchido, antes de o meio de pressão fluir para a câmara de controle.
[030] Além disso, o objetivo é alcançado por meio de um dispositivo de válvulas para um sistema de ar comprimido, em que o dispositivo de válvula apresenta a válvula relé conforme descrita acima. Neste caso, o dispositivo de válvulas é um dispositivo de ar comprimido eletrônico, um dispositivo de frenagem fixo eletrônico ou, por exemplo, um modulador de eixo ou igualmente um outro dispositivo para um sistema de ar comprimido.
[031] O objetivo é igualmente alcançado por meio de um veículo automóvel, particularmente um veículo automóvel utilitário, que apresenta pelo menos uma válvula relé conforme descrita acima e/ou pelo menos um dispositivo de válvulas conforme descrito acima.
[032] Finalmente, a invenção se refere ao uso de uma válvula relé para um sistema de ar comprimido em um veículo automóvel, particularmente um sistema de frenagem de ar comprimido em um caminhão. Neste caso, a válvula relé é realizada conforme descrita acima e pode ser usada em um dispositivo de válvulas conforme descrito acima.
[033] As demais formas de realização são evidenciadas nas reivindicações assim como nos exemplos de realização mais detalhadamente explicados com base nas figuras. Nas figuras a: Fig. 1 apresenta uma válvula relé de acordo com o estado da técnica, Fig. 2 apresenta um recorte de uma válvula relé de acordo com um exemplo de realização da invenção com um volume de amortecimento no interior do pistão de válvula relé, Fig. 3 apresenta um recorte de uma válvula relé de acordo com um outro exemplo de realização da invenção com um volume de amortecimento no interior do pistão de válvula relé, Fig. 4 apresenta um recorte de uma válvula relé de acordo com um exemplo de realização alternativo da invenção com um volume de amortecimento na tampa de carcaça, Fig. 5 apresenta um recorte de uma válvula relé de acordo com um exemplo de realização alternativo adicional da invenção com um volume de amortecimento na tampa de carcaça, Fig. 6 apresenta uma representação esquemática para evidenciar as diferentes possibilidades de conexão e de disposição do volume de amortecimento no caso de uma conexão de um meio de pressão, Fig. 7 apresenta uma representação esquemática para evidenciar as diferentes possibilidades de conexão e de disposição do volume de amortecimento no caso de duas conexões de um meio de pressão, e Fig. 8 apresenta uma representação esquemática para evidenciar as diferentes possibilidades de conexão e de disposição do volume de amortecimento no caso de três conexões de um meio de pressão.
[034] A Fig. 1 apresenta uma válvula relé 2 com um reforço de quantidade de ar de acordo com o estado da técnica, que aciona e disponibiliza ar comprimido em função de uma pressão de controle existente. O ar comprimido acionado em função da pressão de controle pode ser disponibilizado rapidamente com uma quantidade de ar relativamente maior.
[035] A válvula relé 2 apresenta uma carcaça constituída por uma primeira parte de carcaça 4 e uma segunda parte de carcaça 6, particularmente uma tampa de carcaça. As partes de carcaça 4 e 6 estão conectadas fixamente uma com a outra e vedadas uma em relação à outra por meio de um elemento de vedação 10.
[036] Na tampa de carcaça 6 se estende uma guia de pistão de válvula relé 12 em que está disposto um pistão de válvula relé 14 deslocável ao longo de um eixo de pistão de válvula relé 16. A parte de carcaça 6 e o pistão de válvula relé 14 estão vedados um em relação ao outro por meio de um anel de vedação 18. Um anel de vedação adicional 20 realizado como anel em Z veda a parte de carcaça 6 no lado do bordo oposto ao pistão de válvula relé 14 móvel.
[037] Uma câmara de controle 22 disposta acima do pistão de válvula relé 14 é delimitada pelo pistão de válvula relé 14 e pela tampa de carcaça 6 ou pela segunda parte de carcaça 6. Por meio de uma linha de pressão de controle 24 pode ser alimentado um meio de pressão pressurizado com pressão de controle na câmara de controle 22.
[038] A Fig. 1 apresenta a válvula relé 2 em uma posição de purga, em que é conduzido ar comprimido desde uma câmara de trabalho 26 passando por uma inserção 28 até a uma câmara de purga 30. A câmara da purga 30 está conectada com a atmosfera por meio de uma saída 32, de forma que o ar comprimido pode escapar por meio da câmara de purga 30.
[039] Por meio de uma saída de meio de pressão aqui não representada a câmara de trabalho 26 está conectada pneumaticamente com um consumidor, por exemplo um cilindro de frenagem. Por conseguinte, é purgado um consumidor conectado, quando a pressão na câmara de trabalho 26 é pelo menos tão grande como a pressão de controle na câmara de controle 22.
[040] Contudo, quando a pressão de controle na câmara de controle 22 é aumentada adicionalmente, esta excede a pressão na câmara de trabalho 26 e o pistão de válvula relé 14 assume uma posição neutra. Nesta posição neutra é fechado um interstício entre o pistão de válvula relé 14 e um pistão de purga 34, de forma que uma válvula de saída 36 bloqueia pneumaticamente a câmara de trabalho 26 em relação à câmara de purga 30. Para gerar uma vedação melhorada o pistão de purga 34 está circundado por uma borracha. Além disso, o pistão de purga 34 é mantido na respectiva posição por meio de uma mola 38, quando não atua qualquer força do pistão de válvula relé 14 sobre o pistão de purga 34.
[041] Um aumento da pressão de controle na câmara de controle 22 faz com que o pistão de válvula relé 14 se movimente para uma posição de purga, quando a pressão de controle é tão grande em relação à pressão de trabalho que tanto o pistão de válvula relé 14 é movimentado contra a respectiva força de fricção nos anéis de vedação 18 e 20 como igualmente o pistão de purga 34 é movimentado contra a força de mola da mola 38.
[042] Devido ao movimento do pistão de válvula relé 14 é gerado um interstício entre o pistão de purga 34 e a inserção 28, que conecta pneumaticamente uma câmara de purga 40 com a câmara de trabalho 26 e, por conseguinte, abre uma válvula de entrada 41. Neste caso, a câmara de purga 40 é alimentada com um meio de pressão, particularmente ar comprimido, a partir de uma fonte de meio de pressão por meio de uma entrada de meio de pressão não representada. A mola 38 e o pistão de purga 34 são fixados por um elemento de suporte 42, em que o elemento de suporte 42 é inserido na primeira parte de carcaça 4 e vedado contra a carcaça por meio de um anel de vedação 44.
[043] O espaço em que está disposta a mola 38 está conectado com a câmara de trabalho 26 por meio de uma abertura 46, para permitir uma compensação de pressão no espaço que apresenta a mola 38. Neste caso, a primeira parte de carcaça 4 está vedada pneumaticamente em relação à inserção 28 ou à câmara de purga 40 em relação à câmara de trabalho 26 por meio de um anel de vedação adicional 48.
[044] A Fig. 2 apresenta um recorte de uma válvula relé 2 em um exemplo de realização da invenção. A região da válvula relé 2 circundada por uma linha a tracejado na Fig. 1 é representada de forma ampliada na Fig. 2.
[045] Nesta forma de realização, o pistão de válvula relé 14 apresenta um volume de amortecimento 52 no interior do pistão de válvula relé 14. O volume de amortecimento 52 está conectado pneumaticamente com a câmara de controle 22 por meio de um canal 54. No canal 54 está disposto um estrangulador de conexão 56, que estreita a seção transversal do canal. No caso da montagem correta do volume de amortecimento 52 e da dimensão do estrangulador de conexão 56 é impedido o comportamento de oscilação do pistão de válvula relé 14.
[046] Quando a câmara de controle 22 é carregada com ar comprimido por meio da linha de pressão de controle 24, este flui primeiro para a câmara de controle 22 e daí para o volume de amortecimento 52 subsequente por meio do estrangulador de conexão 56.
[047] Geralmente está conectada uma unidade de controle preliminar a montante da válvula relé 2, que neste caso não está representada. A unidade de controle preliminar por exemplo de um circuito de regulação de pressão de um sistema de frenagem eletrônico apresenta válvulas acionáveis eletricamente e conectadas pneumaticamente, que são realizadas como válvulas magnéticas. Além das conexões elétricas para o acionamento das válvulas magnéticas a unidade de controle preliminar geralmente apresenta duas entradas pneumáticas e uma saída. Por meio de uma primeira entrada a unidade de controle preliminar é alimentada com uma pressão de redundância existente e por meio de uma segunda entrada com uma pressão de alimentação do circuito de regulação de pressão do sistema de frenagem eletrônico.
[048] Uma eventual forma de realização de uma unidade de controle preliminar desta natureza é apresentada na DE 102 45 916 A1. O modulador de pressão de frenagem apresentado neste documento apresenta uma estrutura mecânica compacta, em que a unidade de controle preliminar e a válvula relé estão dispostos em um bloco de válvula. Neste caso a entrada da válvula relé está conectada com a saída da unidade de controle preliminar, sendo que as conexões no interior do bloco de válvula são realizadas como perfurações ou como canais na carcaça de moldagem por compressão.
[049] Contudo, a válvula relé não está limitada a uma entrada. Pelo contrário, uma válvula relé, por exemplo de um sistema de frenagem, pode apresentar até três conexões de meio de pressão separadas na parte de controle, que podem ser conectadas com uma pressão de controle, com uma pressão de alimentação ou com a atmosfera por meio das válvulas magnéticas da unidade de pré-controle.
[050] A válvula relé 2 de acordo com a Fig. 2 além da primeira linha de pressão de controle 24 apresenta igualmente uma segunda linha de pressão de controle 58, que está conectada diretamente com o volume de amortecimento 52.
[051] Uma eventual terceira linha de pressão de controle adicional 60 está disposta no pistão de válvula relé 14, de forma que o meio de pressão pode ser conduzido para o canal 54 entre a câmara de controle 22 e o volume de amortecimento 52 por meio desta linha de pressão de controle 60.
[052] A linha de pressão de controle 60 é conduzida para cima na parte de carcaça 6, sendo que um recorte lateral 62 na parte de carcaça 6 permite igualmente uma passagem do meio de pressão pela linha de pressão de controle 60, quando o pistão de válvula relé 14 é movimentado para baixo.
[053] No exemplo de realização representado na Fig. 2 a terceira linha de pressão de controle 60 desemboca acima do estrangulador de conexão 56 no canal 54, pelo que uma grande parte do meio de pressão primeiro penetra na câmara de controle 22 e o volume de amortecimento 52 é pressurizado com um desfasamento temporal.
[054] Analogamente à forma de realização precedente está prevista uma eventual quarta linha de pressão de controle, contudo não representada na Fig. 2, considerando que se encontra em um outro plano de corte no pistão de válvula relé 14 aqui não representado.
[055] A eventual quarta linha de pressão de controle à semelhança da eventual terceira linha de pressão de controle 60 primeiro se estende através da parte de carcaça 6, particularmente através da guia de pistão de relé 12, através de um recorte até ao pistão de válvula relé 14 no canal 54, que conecta a câmara de controle 22 e o volume de amortecimento 52. A quarta linha de pressão de controle desemboca abaixo do estrangulador de conexão 56 no canal 54, de forma que no caso desta disposição o meio de pressão primeiro penetra no volume de amortecimento 52 e com um desfasamento temporal na câmara de controle 22.
[056] As eventuais quatro linhas de pressão de controle acima descritas apenas explicam eventuais conexões de meio de pressão. Contudo não têm de existir obrigatoriamente todas. Pelo contrário, cada uma das linhas de pressão de controle pode existir individualmente ou em qualquer combinação com uma ou duas linhas adicionais.
[057] A Fig. 6 apresenta uma vista geral sobre as eventuais conexões de uma linha de pressão de controle no caso do uso de apenas uma conexão de meio de pressão, a Fig. 7 apresenta uma vista geral sobre as eventuais conexões das linhas de pressão de controle no caso do uso de duas conexões de meio de pressão e a Fig. 8 apresenta uma vista geral sobre as eventuais conexões das linhas de pressão de controle no caso do uso de três conexões de meio de pressão na parte de controle da válvula relé 2. As diferentes possibilidades de conexão apresentam diferentes temporizações durante a pressurização do pistão de válvula relé 14 com meio de pressão ou durante a purga da válvula relé 2. Por conseguinte, sob consideração da dimensão do volume de amortecimento 52 e do estrangulador de conexão 56 pode ser optimizado o amortecimento de oscilação do pistão de válvula relé 14.
[058] A Fig. 3 apresenta um recorte de uma válvula relé 2 em uma forma alternativa da invenção. Neste caso é igualmente representada a região circundada por uma linha a tracejado na Fig. 1.
[059] Nesta forma de realização o volume de amortecimento 52 está igualmente disposto no interior do pistão de válvula relé 14, contudo separado da câmara de controle 22 por meio de um diafragma 66, sendo que uma abertura disposta no diafragma 66 atua como estrangulador de conexão 56.
[060] Esta forma de realização é particularmente adequada quando por razões de espaço ou de construção não pode ser disposto nenhum canal 54 no pistão de válvula relé 14.
[061] A Fig. 4 apresenta um recorte de uma válvula relé 2 em uma forma alternativa de realização adicional da invenção. Neste caso, a região da válvula relé 2 circundada com uma linha a tracejado na Fig. 1 é representada de forma ampliada.
[062] Nesta forma de realização alternativa o volume de amortecimento 52 está disposto na carcaça, particularmente na segunda parte de carcaça 6 ou na tampa de carcaça.
[063] Entre o volume de amortecimento 52 e a câmara de controle 22 está previsto um canal 54 para a conexão pneumática do volume de amortecimento 52 e da câmara de controle 22. Para o estreitamento do canal 54 está previsto um estrangulador de conexão 56 no canal 54. No caso de uma disposição correta do volume de amortecimento 52 e da dimensão do estrangulador de conexão 56 é gerado um amortecimento próprio independente de fricção do sistema, pelo que é impedido o comportamento de oscilação do pistão de válvula relé 14.
[064] Uma eventual primeira linha de pressão de controle 24 é conduzida diretamente para a câmara de controle 22 por meio de uma tampa de carcaça 6 e uma eventual segunda linha de pressão de controle 58 é conduzida diretamente para o volume de amortecimento 52 de acordo com a Fig. 4.
[065] Além disso, neste caso, estão previstas uma terceira linha de pressão de controle 60 e uma quarta linha de pressão de controle 68, que conduzem para o canal 54 entre a câmara de controle 22 e o volume de amortecimento 52, antes ou depois do estrangulador de conexão 56.
[066] Conforme explicado no caso do exemplo de realização de acordo com a Fig. 2 as quatro linhas de pressão de controle 24, 58, 60 e 68 acima referidas indicam eventuais conexões de meio de pressão, que não têm de existir obrigatoriamente todas. Cada uma das linhas de pressão de controle 24, 58, 60 e 68 pode existir individualmente ou em qualquer combinação com uma ou com várias linhas.
[067] As eventuais conexões das linhas de pressão de controle representadas nas Figs. de 6 a 8 se aplicam igualmente à forma de realização da invenção de acordo com a Fig. 4.
[068] A Fig. 5 apresenta um recorte de uma válvula relé 2 em uma forma alternativa de realização adicional da invenção. Neste caso, o volume de amortecimento 52, conforme apresentado na Fig. 4, está igualmente disposto na segunda parte de carcaça 6 ou na tampa de carcaça, contudo separado da câmara de controle 22 por meio de um diafragma 66. Uma abertura disposta no diafragma 66 atua como estrangulador de conexão 56.
[069] Esta forma de realização requer menos espaço na tampa de carcaça 6, considerando que é suprimido o canal 54 apresentado na Fig. 4.
[070] As Figs. de 6 a 8 apresentam diferentes possibilidades para a disposição do volume de amortecimento 52 na válvula relé 2. A Fig. 6 apresenta esquematicamente possibilidades de disposição com uma conexão de meio de pressão 72, em que a conexão de meio de pressão 72 pode ser conectada à primeira linha de pressão de controle 24, à segunda linha de pressão de controle 58, à terceira linha de pressão de controle 60 ou à quarta linha de pressão de controle 68 de acordo com as formas de realização relativas à Fig. 2 e à Fig. 4.
[071] A Fig. 7 apresenta esquematicamente possibilidades de disposição com duas conexões de meio de pressão 72, em que uma conexão de meio de pressão 72 respectivamente pode ser conectada à primeira linha de pressão de controle 24, à segunda linha de pressão de controle 58, à terceira linha de pressão de controle 60 ou à quarta linha de pressão de controle 68 de acordo com as formas de realização relativas à Fig. 2 e à Fig. 4.
[072] A Fig. 8 apresenta esquematicamente possibilidades de disposição com três conexões de meio de pressão 72, em que uma conexão de meio de pressão 72 respectivamente pode ser conectada à primeira linha de pressão de controle 24, à segunda linha de pressão de controle 58, à terceira linha de pressão de controle 60 ou à quarta linha de pressão de controle 68 de acordo com as formas de realização relativas à Fig. 2 e à Fig. 4.
[073] As formas de realização de acordo com as Figs. de 2 a 5 relativas às eventuais linhas de pressão de controle 24, 58, 60 e 68 apenas constituem exemplos de conexão. A invenção não está limitada às formas de realização representadas. Em função da estrutura, as linhas de pressão de controle 24, 58, 60 e 68 podem ser dispostas na válvula relé 2 de qualquer forma, para reduzir o comportamento de oscilação do pistão de válvula relé 14.
[074] As conexões de meio de pressão 72 de acordo com as Figs. de 6 a 8, por meio das linhas de pressão de controle, podem ser conectadas por exemplo com uma pressão de controle, com uma pressão de alimentação ou com a atmosfera por meio da unidade de pré-controle do sistema de frenagem. Devido às diferentes possibilidades de conexão pode ser variada a temporização durante a pressurização da válvula relé 2 com um meio de pressão ou durante a purga da válvula relé 2, de forma que o amortecimento do pistão de válvula relé 14 é optimizado e o comportamento de oscilação do pistão de válvula relé 14 é impedido.
[075] As características referidas na descrição assim como nas reivindicações tanto podem ser usadas individualmente como em qualquer combinação com as características das reivindicações independentes. Por conseguinte, a divulgação da invenção não está limitada às combinações de características descritas ou reivindicadas. Pelo contrário devem ser consideradas como divulgadas todas as combinações de características convenientes no âmbito da invenção.

Claims (9)

1. Válvula relé para um sistema de ar comprimido compreendendo uma carcaça, que apresenta uma entrada de meio de pressão que pode ser conectada com uma fonte de meio de pressão, pelo menos uma saída de meio de pressão que pode ser conectada com um consumidor, pelo menos uma entrada de controle assim como pelo menos um orifício de purga (32) e compreendendo um pistão de válvula relé (14), que está disposto na carcaça deslocável ao longo de um eixo de pistão de válvula relé (16) e que separa uma câmara de controle (22) e uma câmara de trabalho (26) na carcaça, CARACTERIZADA por um volume de amortecimento (52), que está conectado pneumaticamente com a câmara de controle (22), um canal (54) entre o volume de amortecimento (52) e a câmara de controle (22), de forma a conectar pneumaticamente o volume de amortecimento (52) com a câmara de controle (22), e um estrangulador de conexão (56) disposto no canal (54).
2. Válvula relé, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por o volume de amortecimento (52) estar integrado na carcaça, particularmente em uma tampa de carcaça (6).
3. Válvula relé, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADA por o volume de amortecimento (52) estar disposto no pistão de válvula relé (14).
4. Válvula relé, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA por uma ou por várias linhas de pressão de controle (24, 58, 60, 68), que são realizadas para alimentar um meio de pressão pressurizado com pressão de controle no canal (54) entre o volume de amortecimento (52) e a câmara de controle (22).
5. Válvula relé, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADA por um diafragma (66) entre o volume de amortecimento (52) e a câmara de controle (22), em que o diafragma (66) apresenta uma abertura que atua como estrangulador de conexão (56).
6. Válvula relé, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADA por uma linha de pressão de controle (24), que conduz diretamente para a câmara de controle (22), para alimentar diretamente um meio de pressão na câmara de controle (22).
7. Válvula relé, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADA por uma linha de pressão de controle (58), que conduz diretamente para o volume de amortecimento (52), para alimentar diretamente um meio de pressão no volume de amortecimento (52).
8. Dispositivo de válvulas para um sistema de ar comprimido, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO por uma válvula relé (2).
9. Uso de uma válvula relé (2) para um sistema de ar comprimido em um caminhão, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO por um sistema de válvula relé (2).
BR112016009288-0A 2013-10-26 2014-09-26 Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos BR112016009288B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102013017876.2 2013-10-26
DE201310017876 DE102013017876A1 (de) 2013-10-26 2013-10-26 Relaisventil, Ventileinrichtung sowie Fahrzeug damit
PCT/EP2014/002621 WO2015058829A1 (de) 2013-10-26 2014-09-26 Relaisventil, ventileinrichtung sowie fahrzeug damit

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016009288A2 BR112016009288A2 (pt) 2017-08-01
BR112016009288B1 true BR112016009288B1 (pt) 2023-04-18

Family

ID=51626503

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016009288-0A BR112016009288B1 (pt) 2013-10-26 2014-09-26 Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9834191B2 (pt)
EP (1) EP3060439B8 (pt)
CN (1) CN105636844B (pt)
BR (1) BR112016009288B1 (pt)
DE (1) DE102013017876A1 (pt)
WO (1) WO2015058829A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102016010641A1 (de) * 2016-09-02 2018-03-08 Wabco Gmbh Membran-Rückschlagventil für eine Druckluftanlage

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US467060A (en) * 1892-01-12 Pneumatic railway brake
US2493449A (en) * 1947-09-18 1950-01-03 Bendix Westinghouse Automotive Fluid-pressure valve
US3022118A (en) * 1959-12-22 1962-02-20 Berg Airlectro Products Compan Relay valve
US3730226A (en) * 1971-10-13 1973-05-01 Omark Industries Inc Air relay valve
GB1428438A (en) * 1973-10-12 1976-03-17 Midland Ross Corp Relay valve
US4627668A (en) * 1983-09-28 1986-12-09 Repco Limited Relay valve
DE19855217A1 (de) 1997-11-28 1999-06-02 Akebono Brake Ind Luftregelventil
US6662561B1 (en) * 2002-07-30 2003-12-16 Robert Bosch Corporation Means to dampen the effect of pressure oscillations on a control valve
DE10238182A1 (de) 2002-08-21 2004-03-04 Wabco Gmbh & Co. Ohg Proportional-Relaisventil
DE10245916B4 (de) 2002-10-01 2015-08-13 Wabco Gmbh Bremsdruckmodulator
DE102006017503B4 (de) 2006-04-13 2022-12-01 Zf Cv Systems Hannover Gmbh Relaisventil
US8123309B2 (en) * 2007-10-23 2012-02-28 New York Air Brake Corporation Dual seal brake control valve
JP5120419B2 (ja) * 2010-06-10 2013-01-16 株式会社アドヴィックス 常閉型電磁弁
EA023187B1 (ru) * 2010-09-20 2016-05-31 Кнорр-Бремзе Зюстеме Фюр Шиненфарцойге Гмбх Воздухораспределитель с изменяемым поперечным сечением сопла для автоматических пневматических тормозов

Also Published As

Publication number Publication date
US20160236666A1 (en) 2016-08-18
DE102013017876A1 (de) 2015-04-30
WO2015058829A1 (de) 2015-04-30
WO2015058829A8 (de) 2016-04-07
CN105636844B (zh) 2019-06-04
CN105636844A (zh) 2016-06-01
EP3060439A1 (de) 2016-08-31
EP3060439B1 (de) 2021-03-10
US9834191B2 (en) 2017-12-05
EP3060439B8 (de) 2021-06-02
BR112016009288A2 (pt) 2017-08-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9579943B2 (en) Compressed air supply installation and pneumatic system
KR101682742B1 (ko) 릴레이 밸브 장치
US9863494B2 (en) Suspension damper
US8011483B2 (en) Ventilation device for a combined spring accumulator and operating brake cylinder
CN106573608B (zh) 用于在压缩空气制动设备中进行压力调制的阀单元
ES2638822T3 (es) Actuador de freno hermetizado
JP5140664B2 (ja) 人力式の常用ブレーキ及びホイールスリップを制御するための装置を備えた液圧式の車両ブレーキ装置
US9932976B2 (en) Starting valve for a fluid operating machine working in a vacuum system
WO2017076849A8 (de) Radventilanordnung sowie reifendruckregelanlage mit wenigstens einer solchen radventilanordnung
CN108473122A (zh) 压力限制阀
ITTO20000619A1 (it) Dispositivo valvolare idraulico con funzione di arresto.
RU2014145512A (ru) Осушитель воздуха для пневматической установки
JP2018534499A (ja) 圧力制限弁
BR112016009290B1 (pt) Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos
CN104781114A (zh) 具有整合的压力平衡功能和止回阀功能的调压阀
JP2016508587A (ja) オーバーフロー弁
JP4089779B2 (ja) バックアップ弁を備えた電空式の調整弁
BR112016009288B1 (pt) Dispositivo válvula relé para um sistema de ar comprimido em veículos
US9637104B2 (en) Valve apparatus
CN207514319U (zh) 一种减压阀
MX2019014786A (es) Valvula solenoide con una funcionalidad integrada de la valvula de verificacion para un sistema de frenado de aire de un vehiculo pesado.
US1965070A (en) Air compressor governor
ATE523699T1 (de) Hydraulisches/pneumatisches steuerventil mit fail-safe funktion
JP2015081612A (ja) 空気ばね装置
US20110140028A1 (en) Valve

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/09/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ZF CV SYSTEMS EUROPE BV (BE)