BR102019010818A2 - Aperfeiçoamento em bobina elétrica - Google Patents

Aperfeiçoamento em bobina elétrica Download PDF

Info

Publication number
BR102019010818A2
BR102019010818A2 BR102019010818-5A BR102019010818A BR102019010818A2 BR 102019010818 A2 BR102019010818 A2 BR 102019010818A2 BR 102019010818 A BR102019010818 A BR 102019010818A BR 102019010818 A2 BR102019010818 A2 BR 102019010818A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
multifilament
electric
coil
conductive
improvement
Prior art date
Application number
BR102019010818-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Hugo Fernandes Castro
Original Assignee
Hugo Fernandes Castro
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hugo Fernandes Castro filed Critical Hugo Fernandes Castro
Priority to BR102019010818-5A priority Critical patent/BR102019010818A2/pt
Publication of BR102019010818A2 publication Critical patent/BR102019010818A2/pt

Links

Images

Abstract

"aperfeiçoamento em bobina elétrica" o presente pedido de patente de invenção refere-se a aperfeiçoamento em bobina, pertencente ao setor técnico dos componentes elétricos, que foi aperfeiçoada de modo a constitui-se, essencialmente, em uma bobina enrolada com "fita", formada por fita condutora elétrica multifilamento, constituída por filamentos condutores isolados individualmente com esmalte dielétrico (ou outro material isolante) dispostos paralelos e coplanares uns aos outros e cujas extremidades livres constituem terminais de conexão elétrica.

Description

APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA INTRODUÇÃO
[001] O presente relatório descritivo refere-se a um pedido de patente de invenção para aperfeiçoamento em bobina, pertencente ao setor técnico dos componentes elétricos, que foi aperfeiçoada de modo a constituir-se, essencialmente, em um bobina enrolada com “fita”.
ESTADO DA TÉCNICA
[002] Indutores são elementos elétricos passivos, que armazenam energia em forma de campo magnético.
[003] As propriedades dos indutores são exploradas em todas as aplicações que envolvem uso de energia elétrica. Quando eletrificados com uma corrente contínua CC, comportam-se como ímãs. Quando eletrificados com corrente alternada CA podem, através de suas propriedades, transferir energia a outro indutor, sem contato, por indução eletromagnética, permitindo sua exploração em transformadores, motores, sistemas de aquecimento por indução e outros.
[004] A passagem de corrente elétrica em um condutor retilíneo produz um campo magnético ao seu redor. O mesmo ocorre em um condutor de cobre no formato de espiras (bobina) que compõe um indutor, sendo neste caso possível determinar uma grandeza física existente, denominada indutância.
[005] A variação da corrente elétrica no indutor provoca mudanças no fluxo das linhas de campo magnético que atravessam as espiras, e consequentemente, surge uma diferença de potencial entre os terminais da bobina. Somente utilizando uma corrente alternada, ou abrindo e fechando uma chave em um circuito elétrico é possível gerar essa diferença de potencial no indutor. Sendo assim, em circuitos de corrente contínua pura, essa variação de corrente não ocorre, e o indutor passa a se comportar como um curto-circuito no regime permanente. A equação que relaciona essas grandezas é a equação 1 abaixo:
ε = L . (Δi/Δt)
Onde:
∈: É a diferença de potencial nos terminais da bobina
L: Indutância medida em Henry (H)
Δi/Δt: É a variação da corrente elétrica no tempo
[006] A indutância depende das características geométricas da bobina e pode ser estimada através de fórmulas que relacionam suas principais dimensões e o número de voltas - espiras - que a bobina possui (as fórmulas não permitem um cálculo exato).
[007] O cálculo de indutâncias começa com o trabalho de Maxwell, publicado em 1873, onde ele começa a buscar respostas para maximizar a indutância de um dado tamanho de fio. Outras referências importantes nesta área são Frederick Grover e Wheller.
[008] Para uma bobina plana qualquer, independentemente de seu formato básico (circular, retangular, triangular, outros), a partir das equações de Wheller, pode-se calcular a indutância da mesma, de forma bastante aproximada levando-se em conta basicamente três variáveis principais, sendo elas: o perímetro total (comprimento total) “p”, a área fechada “A” e o raio (espessura) do fio “r”. A equação 2 abaixo refere-se ao cálculo da indutância:
L≈(μ0p)/2π [ln.(2p/r) + 0,25 - ln.(p2/A) ]
Onde:
L= indutância
p = comprimento total do fio
r = espessura do fio
A = área da bobina
[009] Desta equação pode-se observar que não há qualquer relação explícita ao número de voltas e pode-se, também, ser induzido a pensar que a espessura do fio “r” tem pouca influência. Porém, há que se observar que em uma dada bobina com área “A” fixa, a espessura do fio “r” está diretamente ligada ao comprimento total “p” do fio, em outras palavras o comprimento total “p” do fio é inversamente proporcional a espessura do fio “r”, consequentemente, a indutância “L” da referida bobina também é inversamente proporcional a espessura do fio “r”.
[010] Para explicar melhor, tome-se em consideração a bobina ilustrada na figura 9 (circular apenas por facilidade didática).
[011] Da figura, pode-se extrair que a área “A” da bobina pode ser calculada em função dos raios externo “Re” e interno “Ri” usando a fórmula para áreas circulares: A=π.R2 . Para este caso, a área total é o resultado da subtração da área menor (proporcional ao raio interno Ri) do valor da área maior (proporcional ao raio externo Re) A=Ae-Ai.
[012] Já o comprimento total “p” será tanto maior quanto menor for a espessura “r” do fio, na prática o comprimento total será o resultado do raio médio “Rm” das circunferências interna “Ri” e externa “Re” multiplicada pela razão entre a distância da borda externa até a borda interna (Re-Ri) dividida pela espessura do fio “r” que dará o número de voltas “n” (espiras) da bobina na referida área, conforme equação 3 abaixo:
p= n . (2π.Rm) = (Re-Ri)/r) . 2π(Re+Ri)/2)
[013] As bobinas planas de indução usuais são enroladas com fio multifilamentos isolados individualmente, normalmente com esmalte dielétrico (o chamado fio litz), cujos filamentos são enrolados uns sobre os outros em forma substancial de uma cordoalha de secção substancialmente circular. Essa construção resolve a questão de superfície para enfrentar o “efeito de pele”, entretanto prejudica o arranjo final, dado que a soma das seções transversais enroladas umas sobre as outras resulta em um “fio” com espessura total “r” próximo à soma das espessuras individuais de cada filamento que compõe o cordão. Isso provoca significativa redução de indutância para uma bobina com área “A” ou, por outro lado, aumenta a área de uma bobina com indutância “L”. No caso de bobinas helicoidais o ganho se dá em relação à altura (ou comprimento) da mesma, para um mesmo comprimento, maior indutância, para uma mesma indutância, menor comprimento.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[014] Assim, o objetivo da presente patente de invenção é prover um bobina elétrica aperfeiçoada que supere os problemas do estado da técnica acima, relacionados com bobinas elétricas.
[015] Outro objetivo é prover uma bobina elétrica que proporcione maior concentração de carga em uma área menor que as áreas ocupadas por bobinas usuais de fio litz.
[016] Outro objetivo é prover uma bobina elétrica que possa ser usada em diversos equipamentos elétricos usuais, tais como aquecedor por indução eletromagnética, equipamentos de carregamento sem fio, transformadores e outros.
[017] Outro objetivo é prover uma bobina elétrica que além de superar o problema não seja por isso de construção ou fabricação com níveis de complexidade que a torne desinteressante em face das usuais.
[018] Outro objetivo é prover uma bobina elétrica de custo adequado.
DESCRICÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
[019] Tendo em vista aproveitar as características geométricas relacionadas com bobinas elétricas que influenciam a indutância, acima analisadas, e visando superar os problemas observados nas bobinas elétricas usuais, acima referidos, relacionados particularmente com o tamanho da área que estas devem ocupar, foi desenvolvido o aperfeiçoamento em bobina elétrica, objeto da presente patente, a qual, segundo a invenção, é uma bobina elétrica enrolada com “fita”, composta por material multifilamento em forma de fita, constituído por filamentos de cobre isolados individualmente, em geral com esmalte dielétrico dispostos paralelos uns aos outros.
[020] A bobina de fita, utilizando a solução de multifilamentos em paralelo conforme a invenção, proporciona a solução para os problemas causados pelo “efeito de pele” conforme ocorre com as bobinas usuais, e adicionalmente permite uma espessura de fio “r” pouco maior que a espessura de um filamento único dependendo do arranjo, o que resulta em uma indutância maior em uma bobina de mesma área, ou uma bobina de menor área para uma mesma indutância relativamente às bobinas usuais.
[021] A vantagem proporcionada por tal arranjo é a de poder ter uma maior concentração de carga em uma área sensivelmente menor que a área ocupada por uma bobina comum produzida com fio litz, característica funcional essa que atende ao objetivo principal da invenção.
[022] Ainda, a presente bobina pode ser usada em equipamentos de aquecimento por indução eletromagnética, equipamentos de carregamento sem fio e transformadores baseados em bobinas planas, atendendo outros objetivos da invenção.
[023] Além das vantagens acima, a presente bobina apresenta construção e fabricação simples e custo adequado relativamente às usuais, atendendo assim outros objetivos da invenção.
LISTA DE DESENHOS
[024] Os desenhos anexos referem-se ao aperfeiçoamento em bobina elétrica, objeto da presente patente, nos quais:
[025] a fig. 1 mostra uma vista esquemática da bobina enrolada com fita, conforme a presente invenção;
[026] a fig. 2 mostra uma secção A-A de uma forma de realização da fita que pode ser usada na bobina enrolada com fita da presente invenção;
[027] a fig. 3 mostra um esquema de uma outra forma de realização da fita que pode ser usada na bobina enrolada com fita da presente invenção;
[028] a fig. 4 mostra um esquema de uma outra forma de realização da fita que pode ser usada na bobina enrolada com fita da presente invenção;
[029] a fig. 5 mostra um esquema da bobina enrolada com fita espiral (plana), objeto da invenção, vista em perspectiva;
[030] a fig. 6 mostra um esquema da bobina enrolada com fita helicoidal, objeto da invenção, vista em perspectiva;
[031] a fig. 7 mostra um corte de uma fita condutora elétrica multifilamento que compõe a bobina e a indicação da tangência entre seus filamentos;
[032] fig. 8 mostra uma vista esquemática da bobina enrolada com fio usual;
[033] a fig. 9 mostra um esquema de um bobina circular plana usual; e
[034] a fig. 10 mostra uma outra possibilidade de realização da fita que pode ser usada na bobina enrolada com fita da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA COM BASE NOS DESENHOS
[035] Já é conhecida bobina enrolada com fio 100 (fig. 8), formada por fio condutor elétrico, multifilamento de secção circular 101, composto por filamentos de cobre 102 isolados com esmalte 103 (fio litz), enrolados uns em torno dos outros de forma semelhante a uma cordoalha; dito fio multifilamento de secção circular 101 tem extremidades livres que constituem os terminais de conexão 104 da bobina elétrica enrolada com fio 100.
[036] O aperfeiçoamento, objeto da presente patente, consiste em prover uma bobina elétrica enrolada com fita 1 ( fig. 1) formada por fita condutora elétrica multifilamento 2, constituída por filamentos de cobre 3 isolados com esmalte 4 dispostos paralelos e coplanares uns aos outros e cujas extremidades livres constituem terminais de conexão elétrica 5.
[037] Detalhando, em uma possibilidade de realização (fig. 2), a fita condutora elétrica multifilamento 2 é formada por vários filamentos isolados individualmente,3-4 paralelos, coplanares e colados(não necessariamente são colados), ou trançados uns aos outros.
[038] Em outra possibilidade de realização (fig. 3), é previsto trança plana condutora elétrica multifilamento 2’, composta por, pelo menos, duas fitas condutora elétrica multifilamento 2 trançadas uma na outra de modo a constituir a trança plana.
[039] Em outra possibilidade de realização (fig. 4), é previsto trança circular, achatada sobre si, condutora elétrica, multifilamento 2” formado por, pelo menos, duas fitas condutora elétrica multifilamento 2 trançadas uma na outra, formando estrutura tubular, que é posteriormente achatada para constituir a forma de fita.
[040] Em outra possibilidade de realização (não ilustrada) é prevista fita condutora elétrica multifilamento composta pela combinação das possibilidades de realização (figs. 2,3,4) acima descritas.
[041] A bobina elétrica enrolada com fita 1, conforme a presente invenção (fig. 5) fica constituída, portanto, por fita condutora elétrica multifilamento 2 (ilustrada na fig. 2) e/ou trança plana condutora elétrica multifilamento 2’ (ilustrada na fig. 3) e/ou trança circular, achatada, condutora elétrica, multifilamento 2” (ilustrada na fig. 4).
[042] A bobina elétrica enrolada com fita 1 pode ter formato helicoidal (fig. 6) ou espiral (plana) (fig. 5).
[043] A bobina elétrica enrolada com fita 1 funciona da forma usual, porém incorporando, devido a sua configuração em fita, a vantagem de proporcionar uma maior concentração de carga por unidade de área relativamente às bobinas elétricas enroladas com fio usuais. Assim, quando referida bobina elétrica enrolada com fita 1, compõem, por exemplo, um indutor, a variação de corrente elétrica provoca mudanças no fluxo de linhas de campo magnético 6 (fig. 1) que atravessam as espiras e consequentemente surge uma diferença de potencial entre os terminais 5.
[044] Dentro da construção básica, acima descrita, a bobina elétrica enrolada com fita 1, objeto da presente patente, pode apresentar modificações relativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcional, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
[045] Dentro disso, a trança plana condutora elétrica multifilamento 2’ e a trança circular, achatada, condutora elétrica, multifilamento 2” podem ser constituídas por duas, conforme acima descrito, ou mais fitas condutora elétrica multifilamento 2, as quais podem ter os filamentos condutores isolados3-4 paralelos, coplanares colados ou não colados uns aos outros.
[046] Os filamentos condutores isolados 3-4, que compõem a fita condutora elétrica multifilamento 2, têm secção circular, ficam paralelos e coplanares, tal que ditos filamentos condutores isolados 3-4 têm secções dotadas de dois pontos diametralmente opostos “T” de tangência de referidos filamentos condutores isolados 3-4 uns em relação aos outros (fig. 7).

Claims (7)

  1. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, usualmente compreendida por bobina enrolada com fio (100), formada por fio condutor elétrico, multifilamento de secção circular (101), composto por filamentos de cobre (102) isolados com esmalte (103) (fio litz), enrolados uns em torno dos outros de forma semelhante a uma cordoalha; dito fio multifilamento de secção circular (101) tem extremidades livres que constituem os terminais de conexão (104) da bobina elétrica enrolada com fio (100), caracterizado por bobina elétrica enrolada com fita (1), formada por fita condutora elétrica multifilamento (2), constituída por filamentos condutores (3) isolados individualmente com esmalte dielétrico (ou outro material isolante) (4) dispostos paralelos e coplanares uns aos outros e cujas extremidades livres constituem terminais de conexão elétrica (5).
  2. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a fita condutora elétrica multifilamento (2) ser formada por vários filamentos condutores isolados individualmente (3)-(4) paralelos, coplanares e colados uns aos outros.
  3. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por trança plana condutora elétrica multifilamento (2)’, composta por, pelo menos, duas fitas condutora elétrica multifilamento (2) trançadas uma na outra de modo a constituir a trança plana.
  4. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por trança circular, achatada sobre si, condutora elétrica, multifilamento (2)” formado por, pelo menos, duas fitas condutora elétrica multifilamento (2) trançadas uma na outra, formando estrutura tubular, que é posteriormente achatada para constituir a forma de fita.
  5. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2 ou 3 ou 4, caracterizado por fita condutora elétrica multifilamento ser composta por fita condutora elétrica multifilamento (2) e/ou trança plana condutora elétrica multifilamento (2)’ e/ou trança circular, achatada, condutora elétrica, multifilamento (2)”.
  6. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5, caracterizado por a bobina elétrica enrolada com fita (1) ser constituída por fita condutora elétrica multifilamento (2) e/ou trança plana condutora elétrica multifilamento (2)’ e/ou trança circular, achatada, condutora elétrica, multifilamento (2)”.
  7. “APERFEIÇOAMENTO EM BOBINA ELÉTRICA”, de acordo com a reivindicação 1 ou 6, caracterizado por a bobina elétrica enrolada com fita (1) tem formato helicoidal ou espiral (plana).
BR102019010818-5A 2019-05-27 2019-05-27 Aperfeiçoamento em bobina elétrica BR102019010818A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019010818-5A BR102019010818A2 (pt) 2019-05-27 2019-05-27 Aperfeiçoamento em bobina elétrica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019010818-5A BR102019010818A2 (pt) 2019-05-27 2019-05-27 Aperfeiçoamento em bobina elétrica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019010818A2 true BR102019010818A2 (pt) 2020-12-01

Family

ID=73678885

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019010818-5A BR102019010818A2 (pt) 2019-05-27 2019-05-27 Aperfeiçoamento em bobina elétrica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019010818A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103680860B (zh) 变压器
US3605055A (en) Two-piece winding bobbin for watt-hour meter potential coil
US9406421B2 (en) System configuration using a double helix conductor
US20090108976A1 (en) Transformer bobbin with isolation wind
BRPI0619568A2 (pt) enrolamento elétrico
BR112013014716B1 (pt) reatância de multiplas bobinas e condicionador de potência para circuito de condicionamento de potência ca
BR112013021787B1 (pt) Condutor transposto contínuo e transformador dotado do mesmo
BR112013029093B1 (pt) dispositivo condutor para um condutor elétrico
BR102017017369B1 (pt) Sensor do tipo bobina de rogowski para medição de corrente, dispositivo de medição e disjuntor elétrico incluindo tal sensor, e método de enrolamento de tal sensor
BR102019010818A2 (pt) Aperfeiçoamento em bobina elétrica
JP7437289B2 (ja) 電線及びコイル
CN104215808B (zh) 一种用于测量交流电流的分流器
KR100724605B1 (ko) 침구류용 무자계 발열선
CN208444725U (zh) 一种变压器
KR101995216B1 (ko) 보빈 및 이를 포함하는 토로이달 인덕터
CN112216481A (zh) 磁感线圈
ES2837975T3 (es) Aislamiento de transformadores no sumergidos en líquido
BR112016006697B1 (pt) Estrutura de bobina de acoplamento e transformador
JP2003007150A (ja) 高温超電導線の交流損失低減法
KR200366635Y1 (ko) 무자계 발열체
BR112014004664B1 (pt) Transformador de tipo seco
JP7050566B2 (ja) 高周波用高出力トランス
RU2334293C1 (ru) Сверхпроводящий многожильный ленточный провод для переменных и постоянных токов
RU2682648C1 (ru) Электрический реактор, управляемый подмагничиванием
WO2014181325A1 (en) Improved inductor

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.