BR102016013089A2 - Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish - Google Patents

Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish Download PDF

Info

Publication number
BR102016013089A2
BR102016013089A2 BR102016013089-1A BR102016013089A BR102016013089A2 BR 102016013089 A2 BR102016013089 A2 BR 102016013089A2 BR 102016013089 A BR102016013089 A BR 102016013089A BR 102016013089 A2 BR102016013089 A2 BR 102016013089A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fish
aquarium
further characterized
test
arrangement
Prior art date
Application number
BR102016013089-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Sander De Abreu Murilo
José Gil Barcellos Leonardo
Original Assignee
Fundação Universidade De Passo Fundo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fundação Universidade De Passo Fundo filed Critical Fundação Universidade De Passo Fundo
Priority to BR102016013089-1A priority Critical patent/BR102016013089A2/pt
Publication of BR102016013089A2 publication Critical patent/BR102016013089A2/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A40/00Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production
    • Y02A40/80Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production in fisheries management
    • Y02A40/81Aquaculture, e.g. of fish

Landscapes

  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Farming Of Fish And Shellfish (AREA)

Abstract

resumo disposição aplicada em aparato para realização de testes comportamentais com peixes a presente invenção pertence ao setor tecnológico de equipamentos para pesquisas biológicas e ambientais e refere-se, mais especificamente, a uma disposição aplicada em aparato para realização de testes comportamentais com peixes, mais especificamente relacionadas ao zebrafish. o aparato consiste em um aquário de acrílico, configurado de tal modo que possibilite diferentes formatações para a realização de cinco testes comportamentais distintos que permitirão uma análise detalhada de possíveis comportamentos e reações dos peixes. dispondo de um modo fácil de operação e montagem, além de apresentar elevado poder de confiabilidade nas técnicas utilizadas, será possível o estudo comportamental do animal através da realização de testes de ansiedade, de esquiva/memória, preferência de substância, comportamento social e agressividade, facilitando também a escolha de substâncias candidatas a fármacos ou mesmo novas possibilidades de aplicabilidade de fármacos já registrados em áreas especificas.

Description

DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES Setor tecnológico da invenção [01] De uma maneira geral a presente invenção pertence ao setor tecnológico de equipamentos para pesquisas biológicas e ambientais e se refere, mais especificamente, a uma disposição aplicada em aparato para a realização de testes comportamentais com peixes, como o zebrafísh, e que possibilita a análise de reações de tais animais quanto à ansiedade, esquiva/memória, preferência de substância, comportamento social e agressividade.
Estado da técnica conhecido [02] Atualmente é possível constatar a evolução em pesquisas que apresentam como base modelos animais que propiciam o crescente desenvolvimento e descoberta de novas drogas, tratamentos e curas, principalmente na área médica. Normalmente os animais utilizados como modelo apresentam uma determinada equivalência taxonômica que se assemelha à fisiologia humana.
[03] Dito isso, e para o melhor entendimento da presente invenção, é possível citar o modelo desenvolvido pelo biólogo e pesquisador George Streisinger, considerado o criador e introdutor do modelo animal Zebrafísh (peixe-zebra) na pesquisa científica. O peixe-zebra, cientificamente denominado de Danio rerio, consiste em um peixe tropical teleósteo da família dos ciprinídios e apresenta tamanho reduzido, metabolismo rápido, além possuir uma alta taxa de fecundidade com rápida maturação sexual. Características estas que facilitam a sua utilização nos estudos científicos, apresentando também baixo custo de aquisição, o que torna a pesquisa economicamente acessível.
[04] O crescente desenvolvimento em conhecimentos relacionados ao zebrafísh possibilitou o sequenciamento do seu genoma, o qual apresenta alto grau de similaridade com os genomas de humanos e de camundongos. A similaridade em níveis genéticos, neurais e endócrinos tornaram tal modelo vertebrado excelente para o estudo em diversas áreas de conhecimento, principalmente aplicados à biologia comportamental visto que o seu pequeno tamanho, facilita a sua manipulação e seu comportamento pode ser facilmente analisado em um ambiente controlado.
[05] Levando em conta a importância de tal modelo para os estudos genéticos, descobertas de cura de doenças e para o desenvolvimento de vertebrados, assim como a crescente publicação de novos artigos associados ao assunto, foi criado um banco de dados online especializado no modelo animal Zebrafish. O site mundialmente conhecido por “ZFIN - The Zebrafish Model Organism Database” contém todas as informações genéticas, toxicológicas, comportamentais, de mutações, entre muitas outras relacionadas ao peixe e que visam desvendar o mecanismo de doenças humanas e testar novos agentes terapêuticos.
[06] Tendo isso em vista, e visando a análise comportamental do zebrafish, diversos testes foram elaborados, bem como equipamentos que facilitam a realização de tais testes. Existem algumas alternativas de soluções relacionadas a execução de testes com zebrafish e que representam o atual estado da técnica. Essas soluções são descritas em documentos de patentes e alguns exemplos podem ser observados como no caso da patente de invenção coreana n° KR 101476355 - “Zebrafish behavior pattern test device fordrug screen”, a qual refere-se a um dispositivo para teste comportamental de drogas em zebrafish e compreende a utilização de um recipiente no qual são dispostas câmeras e luzes e que permite a livre movimentação do peixe a partir da estimulação, o padrão de comportamento é então registrado fotograficamente para então ser analisado.
[07] Dentre as alternativas de testes atualmente existentes também encontra-se a patente chinesa n° CN 204047604 - “Zebrafish electrical convulsion test device”, a solução proposta envolve um dispositivo de teste para convulsões elétricas e é aplicável para proporcionara estimulação elétrica no peixe-zebra. Tal dispositivo é composto de um estimulador elétrico, um separador, eletrodos de cobre, aberturas para drenagem de água, válvulas de controle de fluxo.
[08] Variações aplicadas à realização de testes comportamentais em peixes podem ser analisadas em outros documentos chineses como no caso da patente de invenção n° CN 102172225 - “Zebra fish behavior induction and analytical method and system”, o sistema proposto compreende um dispositivo de estímulo visual dotado de câmera e um sistema de análise, o mesmo é caracterizado pelo dispositivo induzir determinado comportamento de reação do movimento ocular e de reação optomotor do peixe-zebra, os dados são obtidos através das câmeras que fotografam a reação quanto à movimentação e armazenam as informações em forma de vídeos que passam por um sistema analítico de diagnóstico de comportamento.
[09] Uma forma de teste alternativa, ainda relacionada ao tema do invento aqui proposto, é possível citar a patente de invenção chinesa n° CN103621444 - “Zebra fish temperature-sensitive behavior track monitor and detection method for effects ofcold-heat drug natures of trace ingredients of traditional Chinese medicines” que fornece o monitoramento e detecção das reações do zebrafish quanto à temperatura envolvendo o uso de substâncias medicinais tradicionais da China, o método de análise, assim como a patente chinesa citada anteriormente provém de câmeras que registram os traços comportamentais de movimento dos peixes, acompanhando todas os efeitos de frio e calor provocados pelos ingredientes testados e possibilitando a análise comportamental do animal.
[010] Encontra-se ainda, dentro do contexto da invenção objeto deste relatório descritivo, outra patente chinesa n° CN 104026049 - “Fish swimming behavior observation device” a qual propõe um dispositivo de observação comportamental de peixes. Tal dispositivo dispõe de um sistema de criação e de monitoramento computacional e apresenta uma bomba de água, dutos de entrada e de saída de água, tanque de compensação, um canal de natação, separador sólido-líquido, e um biofiltro. E finalizando, a alternativa constante no documento da patente de invenção chinesa n° CN 102899385 - “Application of zebra fish to testing safety of safe substance and method for applying zebra fish totest safety of safe substance” apresenta um método de realização e aplicação do peixe-zebra em um teste para análise de segurança na utilização de determinadas substâncias.
[011] Levando em consideração todas as soluções acima apresentadas que visam facilitar a realização de testes comportamentais envolvendo o zebrafish, auxiliando e aprimorando as técnicas de monitoramento de reações utilizadas para a realização de diversos estudos científicos, é possível observar que os inventos propostos, em sua totalidade, têm como característica principal e comum, o fato de possibilitarem a execução e aplicação dos equipamentos e aparatos em apenas um tipo de teste comportamental, limitando-se a poucos e específicos modelos comportamentais. Com isso, a partir de tais inconvenientes existentes nos sistemas e equipamentos atualmente utilizados, descritos no estado da técnica, é visível a existência de uma lacuna na criação de um aparato comportamental que apresente-se como instrumento de análise de comportamento em peixes, trazendo benefícios técnicos e funcionais devido ao fato de possibilitar a realização de diferentes tipos de testes aplicados em um único equipamento e apresentar um modo de fácil operação e montagem e elevado poder de confiabilidade das técnicas utilizadas. Novidades e objetivos da invenção [012] Com o objetivo de sanar as falhas do estado atual da técnica destacadas a cima, a presente patente de invenção visa propor uma solução para o problema principal que envolve a necessidade de utilização de equipamentos diferentes e específicos para a realização de cada um dos testes comportamentais com peixes, principalmente em peixes-zebra, atualmente existentes. Para isso, a presente invenção propõe um aparato que possibilita a realização de inúmeros testes comportamentais de acordo com as características que se pretende estudar e analisar. Tal solução possui uma alta aplicabilidade em pesquisas científicas em áreas variadas, consistindo em um aquário de acrílico, configurado de tal modo que possibilite diferentes formatações conforme o teste desejado a partir da inserção de peças auxiliares, além de ser de simples montagem para a realização de qualquer um dos cinco testes que poderão ser executados, permitirá uma análise comportamental detalhada do zebrafish a partir da observação de suas reações.
[013] Dispondo de um fácil modo de operação e elevado poder de confiabilidade das técnicas utilizadas, será possível o estudo comportamental do animal através da realização de testes de ansiedade, de esquiva/memória, preferência de substância, comportamento social e agressividade, facilitando também a escolha de substâncias candidatas a fármacos ou mesmo novas possibilidades de aplicabilidade de fármacos já registrados em áreas especificas.
[014] Para a realização dos testes em um único aparato principal, o mesmo foi desenvolvido com divisórias removíveis e que permitem a delimitação de diferentes áreas para a execução dos testes, de forma a adaptar-se a qualquer uma das aplicabilidades que uma pesquisa necessite. Isto tudo é possível a partir da criação e inserção de peças específicas necessárias para a análise dos diferentes aspectos comportamentais observados nos peixes, todos os testes retomam resultados a partir do fornecimento de um meio com determinados estímulos relacionados ao teste desejado.
[015] Tendo isso em vista, entende-se que a implementação de um aparato que facilite as análises essenciais para estudos e pesquisas de cunho científico relacionadas ao modelo zebrafish, a partir da utilização de apenas um equipamento adaptável a testes de ansiedade, esquiva/memória, avaliação de preferência de substâncias, agressividade e comportamento social, acaba por trazer grandes benefícios técnicos para área, facilitando e otimizando estes procedimentos de análise comportamental, bem como desvendando possíveis mecanismos de doenças humanas e testando novos agentes terapêuticos.
Descrição dos desenhos anexos [016] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será descrita de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados: [017] Figura 1 representa a disposição construtiva do aparato principal dotado de divisórias removíveis para realização de testes comportamentais de acordo com a invenção proposta, a partir de um ponto de vista superior.
[018] Figura 2 representa a tela de metal dotada de fio de cobre que compõe o teste no modo de preferência de substância.
[019] Figura 3 representa o aparato ligados a aquários auxiliares configurado para a realização do teste de preferência de substâncias.
[020] Figura 4 representa a peça claro/escuro de encaixe no aparato principal dotada de eletrodos e que compõe o teste no modo esquiva/memória.
[021] Figura 5 representa o aparato configurado para a realização do teste de esquiva/memória com a peça claro/escuro acoplada.
[022] Figura 6 representa a peça claro/escuro de encaixe no aparato principal que compõe o teste no modo ansiedade.
[023] Figura 7 representa o aparato configurado para a realização do teste de ansiedade com a peça claro/escuro acoplada.
[024] Figura 8 representa o aparato com placas de acrílicos e aquários auxiliares acoplados, configurado para a realização do teste de comportamento social.
[025] Figura 9 representa o aparato configurado para a realização do teste de agressividade com a inserção de placas de acrílico e espelho.
Descrição detalhada da invenção [026] Visando a obtenção dos benéficos técnicos aplicados em testes com o zebrafish, acima citados, a presente patente de invenção apresenta um aparato que consiste em um aquário de acrílico o qual possibilita a execução de diferentes testes comportamentais distintos que permitirão uma análise detalhada sobre as reações observadas nos peixes. A realização de cinco testes distintos será possível a partir de diferentes montagens utilizando determinadas peças projetadas especificamente para encaixarem-se em tal aquário. Dispondo de um fácil modo de operação e elevado poder de confiabilidade nas técnicas utilizadas, será possível o estudo comportamental do animal através de testes de ansiedade, de esquiva/memória, preferência de substância, comportamento social e agressividade.
[027] Conforme apresentado na Figura 1, o componente principal do aparato proposto consiste no próprio aquário de acrílico dotado de duas divisórias removíveis (19), aberturas de entrada de fluxo (1) com aproximadamente 1cm de diâmetro e aberturas de saída de fluxo (3) com aproximadamente 4 cm de diâmetro e batería (2). A batería (2) será utilizada no aparato para a realização do teste de preferência de substâncias, facilitando a condução das cargas elétricas de tais substâncias e auxiliando para que as mesmas não se misturem, assim como no teste de esquiva, em que será utilizada para a aplicação de um choque elétrico. As divisórias removíveis (19) subdividem o aparato em três regiões, sendo elas: região de entrada de fluxo, região livre de divisória e região de saída de fluxo. Para isso, as divisórias (19) são dispostas longitudinalmente no aquário, centralizadas entre as entradas e saídas de fluxo (1 )(3), formando um ângulo reto tanto com a face posterior do aquário quanto com face frontal, e como representadas no desenho, compondo uma divisória (19) com comprimento de 10cm disposta entre as duas aberturas de entrada de fluxo (1) e a outra divisória removível (19) com 15cm de comprimento está localizada entre as duas aberturas de saída (3) de fluxo. Desta maneira a região central do aquário, na qual serão inseridos os peixes para análise, apresentará uma dimensão de 10cm x 25cm x 15cm e consistirá na chamada região livre de divisória, compreendendo o local efetivo de realização dos testes comportamentais em que serão inseridos os demais elementos necessários para a execução de cada um dos testes.
[028] Para a realização do teste de preferência de substância, o aquário principal será ligado a dois aquários estoque (10) auxiliares, nos quais serão armazenadas as duas substâncias diferentes, com concentrações pré-determinadas, a serem testadas no aparato. Além disso, o aquário principal deverá ser montado acoplando-se uma estrutura composta por duas malhas de metal (4), a qual proporcionará a separação interna do aquário, a mesma é apresentada na Figura 2. As malhas de metal (4) que compõem tal estrutura estarão conectadas uma a outra através de um fio de cobre (6) unido a um elemento de isolamento (7), auxiliando na condutância das cargas presentes nas malhas e criando duas câmaras separadas que carregam o fluxo laminar das substâncias paralelamente, sem que se misturem.
[029] As câmaras delimitadas pelas malhas de metal (4), formadas para compor a configuração em modo de avaliação de preferência de substância compreendem juntas uma dimensão de 10cm x 25cm x 15cm. Portanto, de acordo com a Figura 3, a área livre das divisórias móveis (19) ficará delimitada pela inserção das malhas de metal (4) e em cada uma das malhas (4) são ligados fios conectores com a batería (2), o fio conector positivo (5) é conectado à malha disposta próxima às aberturas de entrada (1), já o fio conector negativo (8) é ligado à malha próxima às aberturas de saída (3). Os dois aquários estoque (10) auxiliares são dotados de bombas d’água (20) e conectados com o aquário principal por meio de distribuidores de fluxo plástico (9) que realizam a distribuição das substâncias a serem testadas.
[030] Com o aparato dotado de tal configuração, o teste de preferência de substância é iniciado e os peixes são inseridos na região central e aclimatam durante 150 segundos, posteriormente acionam-se as bombas (20) dos aquários estoques (10) e a batería (2) do aparato e, com isso uma dose contínua de substâncias é introduzida na região central formando as duas câmaras. Este teste permite a avaliação da preferência dos peixes por determinadas substâncias a partir da determinação da quantidade de tempo de permanência em cada câmara, número de cruzamento entre as câmaras, além da possibilidade de avaliação da atividade locomotora (distância percorrida, velocidade média, ângulo de viragem absoluta).
[031] Representado na Figura 4 está o elemento necessário para a realização do teste de esquiva/memória e consiste em um aquário dimensionado de forma a encaixar-se na região livre de divisórias. Tal elemento é dividido em dois compartimentos de tamanhos iguais, designado de lado claro (branco) (13) e lado escuro (preto) (12). A separação das duas regiões é realizada através e uma partição que consiste em um elemento do tipo guilhotina deslizante (22) de tamanho 10cm x 10cm. No compartimento escuro (12) são dispostos dois eletrodos (11) que se estendem ao longo da altura da parede do aquário e são ligados à batería (2), a qual administra a carga quando acionado um choque de 3±0,2V, tal configuração para a realização de dito teste pode ser observada na Figura 5.
[032] Neste teste, o peixe é inserido no lado branco (13) do aparato, enquanto que a partição entre os compartimentos está fechada. Depois de um período de cerca de 1 minuto de ambientação, a partição é levantada 1cm, permitindo que os peixes atravessem para o lado preto (12) do tanque. Representando uma sessão de treinamento, quando animais entraram no lado escuro (12) com todo o seu corpo, a partição é fechada e um choque elétrico pulsado é administrado durante 5 segundos. Os peixes são, em seguida, retirados do aparto e colocados em compartimento de alojamento temporário. Os peixes são testados 24 horas após o treinamento e a latência para entrar no compartimento escuro é medida em ambas as sessões.
[033] Já para a execução do teste de ansiedade, é acoplado ao aquário principal um aquário dimensionado de forma a encaixar-se na região livre de divisórias, dividido em duas regiões de igual tamanho por uma divisória deslizante do tipo guilhotina (22), formando os compartimentos escuro ou preto (14) e claro ou branco (15), o nível da água fica em 3cm e a divisória é levantada 1 cm do piso do aquário para permitir a passagem do peixe, os peixes são individualmente colocados na zona branca (15) do aquário, e avalia-se o tempo gasto no compartimento branco e preto, a latência para entrar no compartimento preto, e o número de cruzamentos entre os compartimentos durante o período de 5 minutos. O aquário utilizado consiste no mesmo utilizado para o teste de memória/esquiva, porém dispensa o uso dos eletrodos conforme apresentado nas Figuras 6 e 7.
[034] Diferentemente dos testes acima, para a realização do teste de comportamento social, os peixes são transferidos individualmente para o aparato, sendo retiradas as divisórias removíveis (19) do aquário principal e posicionados dois aquários auxiliares (18) de igual tamanho, em cada lateral externa, um contendo somente água e o outro contendo um grupo de 15 peixes. Os mesmos apresentam dimensões diferentes dos aquários auxiliares utilizados no teste de preferência de substância, correspondendo um tamanho de 10cm x 10cm x 15cm. Dispostas dentro do aquário principal estão duas placas de acrílico (17) que delimitam a região central de análise como representado na Figura 8. Após a transferência dos peixes, os mesmos são aclimatados no aquário de teste durante 30 segundos e têm seu comportamento gravado por cerca de 10 segundos. A análise se dá pela divisão (virtualmente) do aparato em três segmentos, e se avalia o tempo em cada divisória.
[035] Por fim, pode-se realizar o teste de agressividade, em que a montagem do aparato ocorre de maneira similar à configuração do teste de comportamento social, com a retirada das divisórias removíveis (19) e encaixe das duas placas de acrílico (17) que delimitam a região central de realização do teste, porém sem a utilização dos aquários auxiliares. Além disso, de acordo com a Figura 9, na região próxima às aberturas de saída (3) de fluxo é disposto um espelho (16), formando um ângulo de 22,5° em relação à placa de acrílico, de modo a refletir a imagem interna do aquário. Para realização do teste o peixe é inserido no aparato em contato direto com um espelho. O lado que o espelho se encontra com o aparato é o que reflete uma imagem maior, enquanto que do lado oposto reflete uma imagem menor. A interação dos peixes com suas próprias imagens é registrada durante 60 segundos, após dois períodos de aclimatização (30 segundos e 10 minutos) e para a análise o aparato é dividido (virtualmente) em três segmentos iguais para permitir a quantificação do tempo e número de entradas em cada segmento.
[036] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.
[037] Tratou-se no presente relatório descritivo de um aperfeiçoamento aplicado em aparato para realização de testes comportamentais com peixes, dotado de novidade, ato inventivo, suficiência descritiva, aplicação industrial e, consequentemente, revestido de todos os requisitos essenciais para a concessão do privilégio pleiteado.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES o qual apresenta um aquário principal (21), bateria (2), eletrodos (11), bomba d’água (20), abertura de entrada de fluxo (1) e abertura de saída de fluxo (3) caracterizado por compreender cinco configurações de montagem distintas a partir da inserção de elementos auxiliares no aquário principal (21) e o aquário principal (21) apresentar duas divisórias removíveis (19), duas aberturas de entrada de fluxo (1), duas aberturas de saída de fluxo (3).
2- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com a reivindicação 1, e ainda caracterizado pelas configurações de montagem consistirem em configuração de teste de ansiedade; configuração de teste de esquiva/memória; configuração de teste de preferência de substância; configuração de teste de comportamento social e configuração de teste de agressividade.
3- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela bateria ser aplicada nas configurações para teste de preferência de substância e teste de esquiva/memória.
4- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com a reivindicação 1 e 3, e ainda caracterizado pelas divisórias removíveis (19) serem dispostas longitudinalmente no aquário principal (21), centralizadas entre as entradas e saídas de fluxo (1 )(3) e formarem um ângulo reto com a face posterior do aquário quanto e com a face frontal.
5- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 4, e ainda caracterizado pelas divisórias removíveis (19) dividirem o interior do aquário principal (21) em região de entrada de fluxo, região livre de divisória e região de saída de fluxo.
6- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1,4 e 5, e ainda caracterizado pela região livre de divisória recebera inserção dos elementos auxiliares componentes de cada uma das configurações de testes.
7- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pelo aquário principal (21) ser preferencialmente de material acrílico.
8- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela configuração de teste de preferência de substância compreender a utilização de dois aquários estoque (10) dotados de bombas d’água (20) conectadas com o aquário principal (21) através de distribuidores de fluxo (9); e uma estrutura composta por duas malhas (4) conectadas através de um fio de cobre (6) de união a um elemento de isolamento (7) inserida na região livre de divisória do aquário principal (21).
9- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 8, e ainda caracterizado pelas malhas (4) se conectarem com a bateria (2) através de um fio conector positivo (5) ligado à malha da região de entrada de fluxo e um fio conector negativo (8) ligado à malha da região de saída de fluxo.
10- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 8, e ainda caracterizado por cada aquário estoque (10) armazenar um tipo de substância com concentrações pré-determinadas.
11- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela configuração de teste de esquiva/memória compreender a inserção na região livre de divisória de um aquário subdividido através de um elemento do tipo guilhotina deslizante (22) em um compartimento escuro (12) dotado de dois eletrodos (11) fixados na parede do aquário e conectados à bateria (2); e, em um compartimento claro (13).
12- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 11, e ainda caracterizado pela batería (2) administrar a carga a partir do acionamento de um choque de 3±0,2V.
13- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com a reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela configuração de teste de ansiedade compreender a inserção um aquário na região livre de divisória subdividido em compartimento escuro (14) e compartimento claro (15) através de um elemento do tipo guilhotina deslizante (22).
14- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela configuração de teste de comportamento social compreender a retirada das divisórias removíveis (19) e acoplamento de dois aquários auxiliares (18) dispostos externamente ao aquário principal (21) ao lado da região central formada pela inserção de duas placas de acrílico (17).
15- DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA REALIZAÇÃO DE TESTES COMPORTAMENTAIS COM PEIXES, de acordo com as reivindicações 1 e 2, e ainda caracterizado pela configuração de teste de agressividade compreender a retirada das divisórias removíveis (19) e encaixe de duas placas de acrílico (17) na região central com um espelho (16) disposto com angulação de 22,5° em relação à placa de acrílico (17) da região de saída de fluxo.
BR102016013089-1A 2016-06-07 2016-06-07 Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish BR102016013089A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016013089-1A BR102016013089A2 (pt) 2016-06-07 2016-06-07 Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016013089-1A BR102016013089A2 (pt) 2016-06-07 2016-06-07 Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102016013089A2 true BR102016013089A2 (pt) 2017-12-19

Family

ID=62597139

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016013089-1A BR102016013089A2 (pt) 2016-06-07 2016-06-07 Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016013089A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114521508A (zh) * 2022-02-25 2022-05-24 哈尔滨学院 一种乳杆菌对于肠道黏膜的保护能力模拟实验装置

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114521508A (zh) * 2022-02-25 2022-05-24 哈尔滨学院 一种乳杆菌对于肠道黏膜的保护能力模拟实验装置
CN114521508B (zh) * 2022-02-25 2023-04-07 哈尔滨学院 一种乳杆菌对于肠道黏膜的保护能力模拟实验装置

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Ainge et al. The role of the hippocampus in object recognition in rats: examination of the influence of task parameters and lesion size
Stewart et al. Developing zebrafish models of autism spectrum disorder (ASD)
Smith et al. Classification and reporting of severity experienced by animals used in scientific procedures: FELASA/ECLAM/ESLAV Working Group report
Ennaceur et al. Models of anxiety: responses of rats to novelty in an open space and an enclosed space
Aliyari et al. Effect of proximity to high-voltage fields: Results of the neural network model and experimental model with macaques
Miri et al. Regression-based identification of behavior-encoding neurons during large-scale optical imaging of neural activity at cellular resolution
Allbutt et al. Use of the narrow beam test in the rat, 6-hydroxydopamine model of Parkinson's disease
Le Pen et al. Phencyclidine exacerbates attentional deficits in a neurodevelopmental rat model of schizophrenia
Lee et al. GABAA receptor signaling in the lateral septum regulates maternal aggression in mice.
Ellegood et al. Neuroanatomy and behavior in mice with a haploinsufficiency of AT-rich interactive domain 1B (ARID1B) throughout development
Chang et al. Deep brain stimulation of midbrain locomotor circuits in the freely moving pig
Lee et al. GABAA receptor signaling in caudal periaqueductal gray regulates maternal aggression and maternal care in mice
Schirmer Sex differences in emotion
Silasi et al. Long-term assessment of motor and cognitive behaviours in the intraluminal perforation model of subarachnoid hemorrhage in rats
Febo et al. Development of cocaine sensitization before pregnancy affects subsequent maternal retrieval of pups and prefrontal cortical activity during nursing
BR102016013089A2 (pt) Applied disposition in apparatus for carrying out behavioral tests with fish
Godsil et al. Bright light suppresses hyperactivity induced by excitotoxic dorsal hippocampus lesions in the rat.
Puddington et al. Telencephalic neural activation following passive avoidance learning in a terrestrial toad
Gerlai Fear responses and antipredatory behavior of zebrafish: A translational perspective
Lima et al. Nocifensive behavior in adult and larval zebrafish
Simon et al. A history of physiological research on temperature regulation in Germany
Abelson et al. Animal models in pain research
Brown et al. Altered spatial learning, cortical plasticity and hippocampal anatomy in a neurodevelopmental model of schizophrenia‐related endophenotypes
Huang et al. Behavioral tests for evaluating the characteristics of brain diseases in rodent models: Optimal choices for improved outcomes
Malá et al. Delayed intensive acquisition training alleviates the lesion-induced place learning deficits after fimbria–fornix transection in the rat

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B09A Decision: intention to grant
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time