BR102014002103A2 - sistema de completação em manobra única, e método - Google Patents

sistema de completação em manobra única, e método Download PDF

Info

Publication number
BR102014002103A2
BR102014002103A2 BR102014002103A BR102014002103A BR102014002103A2 BR 102014002103 A2 BR102014002103 A2 BR 102014002103A2 BR 102014002103 A BR102014002103 A BR 102014002103A BR 102014002103 A BR102014002103 A BR 102014002103A BR 102014002103 A2 BR102014002103 A2 BR 102014002103A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
completion
packer
fluid
annular space
well
Prior art date
Application number
BR102014002103A
Other languages
English (en)
Inventor
Dinesh R Patel
Original Assignee
Schlumberger Technology Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schlumberger Technology Bv filed Critical Schlumberger Technology Bv
Publication of BR102014002103A2 publication Critical patent/BR102014002103A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/10Sealing or packing boreholes or wells in the borehole
    • E21B33/12Packers; Plugs
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B43/00Methods or apparatus for obtaining oil, gas, water, soluble or meltable materials or a slurry of minerals from wells
    • E21B43/12Methods or apparatus for controlling the flow of the obtained fluid to or in wells

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Consolidation Of Soil By Introduction Of Solidifying Substances Into Soil (AREA)

Abstract

sistema de completação em manobra única, e método. um método inclui, numa descida em manobra única, um sistema de completação possuindo um furo interno ao interior do poço que penetra numa zona da formação, o sistema de completação possuindo uma completação superior conectada a uma completação inferioro, instalação de um 'packer' de deslocamento do fluido contido no espaço anular acima do 'packer' de isolamento instaçado e em seguida a instalção de um 'packer' superior proporcionando assim uma barreira de completação acima do 'packer' de isolamento instalado. o fluido contido no espaço anular pode ser deslocado antes da instalação de um 'packer' da completação superior.

Description

SISTEMA DE COMPLETAÇÂO EM MANOBRA ÚNICA, E MÉTODO
Fundamentos da Invenção [0.001] Esta seção fcrne.ce informações básicas para facilitar uma melhor compreensão· dos diversos aspectos da divulgação. Deve ser entendido que as declarações nesta seção deste documento sâo para serem lidas nesse contexto, e não como admissões de técnica já. existente.
[0002] Os fluidos hidrocarbonetos tal como o petróleo e o gás. natural são obtidos a partir de uma formação geológica subterrânea, referida como reservatório, através da perfuração de um poço, que penetra a formação que abriga os hidrocarbonetos, O equipamento de completaçâo, que pode incluir um. complexo sistema de equipamentos para o controle do fl.uxo do fluido, é em seguida instalado no poço. Em algumas aplicações, uma completaçâo inferior e uma completaçâo superior sâo ambas implantadas ao longo do furo ao interior do poço. Pelo menos duas descidas, ou manobras, no poço são frequentemente necessárias para. os propósitos de instalação do equipamento completaçâo., .Uma completaçâo inferior é com.ume.nte descida primeiramente, até o calcanhar do poço, o -qual pode se situar bem distante da superfície. Em seguida a. essa descida, uma completaçâo superior é comumente descida dentro do poço para fornecer a tubagem, e os mecanismos necessários para conectar a completaçâo inferior a um ponto de remoção de hidrocarbonetos ou ao local da cabeça do poço, por exemplo. Quando da completaçâo superior tem necessidade de serviços ou de renovação, uma operação de recondicionamento é algumas vezes realizada mediante a completa retirada de toda a completaçâo.. Em muitas dessas aplicações, o poço é "matado" de modo a permitir a recuperação do sistema de completação de forma segura.
Sumário da Invenção [0003] De. acordo com urna modalidade, um sistema de completação em manobra única inclui uma completação superior e uma completação. inferior conectadas a um acoplador a ser baixado num poço como uma unidade numa única manobra. A completação inferior inclui um obturador (também conhecido pelo termo 'packer' } de isolamento, uma válvula de comunicação de fluido, localizada acima do 'packer' de isolamento para controlar a comunicação entre um furo da completação e um espaço anular do poço, e um obturador superior situado acima da válvula de comunicação de fluido. De acordo com uma modalidade de um método inclui, numa descida em manobra única, um sistema de completação possuindo um furo interno para o interior do poço, que penetra uma zona da formação, o sistema de completação possuindo uraa completação superior conectada a uma completação inferior, instalação de um 'packer' de isolamento formando uma barreira acima da zona da formação, deslocamento do fluido do espaço anular acima da posição do packer' de isolamento e, em seguida, a instalação de um 'packer' superior proporcionando assim uma barreira da completação acima do posicionamento do 'packer' de isolamento. De. acordo com .modalidades, o fluido contido no espaço anular é deslocado antes da instalação de um 'packer*' superior da completação.
[0004] 0 mencionado até agora, delineou algumas das características e vantagens técnicas a fim de que a descrição detalhada do· sistema e método de completação era manobra única apresentados a seguir possam ser mais bem compreendidos. As características e vantagens adicionais do sistema e método de completação em manobra única serão descritas a seguir, que fonaro o cerne das reivindicações da invenção. Esse resumo não s.e destina a identificar características fundamentais ou essenciais da .matéria reivindicada, nem se destina a ser utilizado como uma ajuda a limitar o escopo da matéria reivindicada.
Breve Descrição dos Desenhos [0005] Modalidades dos sistemas e métodos de completação em manobra única são descritos com referência às Figuras apresentadas adiante. Os mesmos números são usados ao longo das figuras para fazer referência a características e componentes semelhantes. Ressalta-se que, de acordo com a prática corrente na indústria., várias características não estão necessariamente* desenhadas em escala. Na. verdade, as dimensões das várias características podem estar arbitrariamente aumentadas ou reduzidas, para fins de clareza da discussão.
[0006] As Figuras 1-4 e 7-10 são ilustrações esquemáticas de um sistema de completação em manobra única a ser instalado em um poço, de acordo com uma ou mais modalidades.
[0007] As Figuras 5 e 1,1 são ilustrações esquemáticas de uma completação superior de um sistema de completação em manobra única que está a ser puxado para fora do furo de poço, de acordo com uma ou. mais modalidades.
[:0-00-8:3 As .Figuras 6 e 12 são ilustrações esquemáticas da subsequente, completação superior implantada no furo do poço e conectada à completação inferior de acordo com urna ou mais modalidades.
[0009] Ά figura 13 é um fluxograma que descreve um método para a descida de sistema de completaçâo em manobra única de acordo com uma ou mais modalidades.
Descrição Detalhada da Invenção [00010] Deve ser entendido que a descrição apresentada a seguir proporciona muitas diferentes modalidades, ou exemplos para a implementação das diferentes características das várias modalidades. Exemplos específicos de componentes e mecanismos sã.o descritos abaixo para simplificar a descrição. Estes são, naturalmente, exemplos meramente representativos e não devem ser interpretados como a limitar a invenção. Além disso., a revelação pode repetir referências numéricas e/ou literais no transcurso dos variados exemplos. Essa repetição é para o propósito de simplicidade e de clareza, e não dita propriamente uma relação entre as várias modalidades e/ou configurações aqui discutidas,.
[00011] Como usado aqui, os termos "conecta", "conexão", "conectado", "em. conexão com" e "conectante" são usados para significar "em conexão direta com." ou "em conexão por via de um ou mais elementos", e o termo "conjunto" é usado para significar "um elemento" ou "mais de um elemento". Além disso, os termos "acopla", "acoplamento", "acoplado", "acoplado junto" e "acoplado com" são usados para significar "diretamente acoplados juntos" ou "acoplados juntos por meio de um ou mais elementos". Como usado aqui, os termos "cima" e "baixo"; "superior" e "inferior", "topo" e "fundo"; e outros termos semelhantes indicam posições relativas relativamente a um dado ponto ou elemento, são usados para mais claramente descrever alguns elementos. Gcmumente, estes termos referem-se a um porvto de referência, tal como a superfície a partir da qual as operações de perfuração são iniciadas como sendo o ponto de topo e a profundidade total sendo o ponto mais inferior, era. que o poço {por exemplo, poço ou furo de poço) é vertical, horizontal ou inclinado relativamente à superfície.
[00012] Cora referência geral às Figuras 1-12, e em particular à Figura 1, um furo de poço 8 é ilustrado tendo um poço 10, que se prolonga através de uma ou mais zonas 12 da formação terrena/reservatório circundante 14. Nos exemplos ilustrados no poço incluí revestimento interno 16 que se estende desde a superfície, por exemplo, desde a cabeça de poço, até as zonas penetradas 12. A comunicação de fluídos entre as zonas 12 e o poço é proporcionada através das aberturas 18 formadas no revestimento interno 16, adjacente às zonas 12. Poço 10 pode ter uma completação sem revestimento, possuindo uma seção de furo aberto. Por exemplo, o revestimento interno 16 não pode não se estender na profundidade total do poço deixando a seção mais inferior do poço 10 adjacente às zonas 12 nâo revestidas; isto é, abertas.
[00013] Um sistema de completação em manobra única 20 de acordo com uma modalidade é ilustrado implantado no poço 10. O sistema de completação 20 ilustrado é parte de uma coluna de tubulares 22 possuindo um furo interno 24. Um sistema de completação em manobra única 20 exige somente uma única manobra no interior do poço para a finalidade de instalação daquilo que é considerada a completação superior e a completação inferior, as quais são aqui referidas como seção superior ou completação superior 26 e a seção inferior ou completação inferior 28. Nas Figuras 1-4, a completação superior 26 não incluí um obturador ('packer') de completação. .Nas figuras 7-10, a completação superior 26 incluí um 'packer' de completação 68.
[00014} A completação superior 26 é conectada e selada com a completação inferior 28 por um sistema de acoplamento ou acoplador 30. No exemplo ilustrado, um mandrii ou extensão 32 da completação superior 26 é alinhado dentro de um receptáculo de furo polido {PBE) 34 da completação inferior 28. Os elementos de vedação 36 proporcionam uma vedação entre a parte superior e inferior da completação. Um fecho 38 conecta de forma liberável as eompletações superior e inferior. O fecho 38 pode ser acionado de várias maneiras, por exemplo, e sem limitação, por tração direta, por meio de sinais hidráulicos transmitidos conduzidos através de uma linha de controle, do furo na tubagem, ou através do espaço anular, por meio de um sinal elétrico, e por meio de manipulação mecânica, por exemplo, de um fecho tipo rosqueado ou colar. Diversas configurações de fecho e variados modos de atuação são contemplados e se inserem no escopo dessa revelação.
[Ό 001:-5:] O sistema de completação 20 pode incluir uma variedade de componentes concebidos para facilitar os diferentes, tipos de operações, de poço, incluindo operações de produção no- poço, operações de tratamento do poço, e outras operações relacionadas com o poço. Vários componentes são ilustrados, embora, o tipo, numero e disposição dos componentes possam variar substancialmente de uma aplicação para outra. A titulo de exemplo-, a completação- 2-0 inclui uma pluralidade de linhas de comunicação, por exemplo, linhas de controle, tais. como pelo menos uma. linha de comunicação hidráulica 40 e pelo menos uma linha de comunicação elétrica 42. As linhas de comunicação 40, 42 podem se-r s e l.et i v ame n t. e conectadas e desconectadas por meio de um conector hidroelétrico molhado {HEWM,) 44, por exemplo, incluindo uma a extensão 32 e PBR 34. Por exemplo, o HEWM pode ter conexões hidráulicas molhadas quanto a uma ou mais linhas de comunicações hidráulicas. O HEWM pode incluir, sem limitação de acopladores indutivos e ou conectores do tipo por contato elétrico direto para a linha de comunicação elétrica, para a transmissão da energia elétrica e para a comunicação. 0 HEWM 4 4 pode ser um PBR e uma montagem de selagem do tipo montagem de selacem por 'stinger', do tipo pino e furo, ou outro tipo de conexão. Uma junta de compensação de movimento da tubagem pode ser empregada no sistema de coropletação 20. As Figuras 6 e 12 ilustram um exemplo de uma junta de compensação de movimento da tubagem (TMCJ) 70 empregada na completação superior 26.
[00016] 0 sistema de completação 20 pode incluir vários componentes de .completação superior tais como e sem limitação uma válvula d:e segurança de subcontrclada da superfície da superfície e mandris de elevação de gás ( 'gas 1 i f t' ) . Além disso, a completação inferior 28 pode incluir vários componentes, tais como uma pluralidade de 'packers' de isolamento 4.6. para isolar as zonas 12 ao longo da extensão do poço 1.0. O obturador ( 'packer' ) 4 6 é a.q.ui referido como um '.packer' de isolamento com a f inal idade de clareza do termo e não de modo a ser limitante. Por exemplo, no exemplo ilustrado, o 'packer' 46 está isolando as. zonas da formação numa seção revestida do furo de poço. Em alguns poços, o 'packer' 46 pode estar isolando zonas da formação situadas numa seção de furo nu; isto é, porção não revestida do furo de poço. Nos exemplos ilustrados, a completação inferior 28 inclui pelo menos uma válvula de controle de .fluxo 48 (VCF) para controlar o fluxo de fluido entre o furo 24 da completação e a região do espaço anular 5.0; isto é, a região do espaço anular em torno de completação 20, As válvulas de controle de fluxo são posicionadas abaixo do mais altamente situado 'pac.ker/ (obturador) de isolamento 46. A VCF 48 pode ser acionada, por exemplo, em resposta a um sinal hidráulico transmitido, por exemplo, por meio de uma linha de comunicação hidráulica 4 0·. A válvula de controle de fluxo 4 6 é ilustrada incorporada a uma tela 52. De acordo com algumas modalidades, a tela 5.2 pode ser uma tela independente e a completação inferior 28 pode não incluir uma válvula de controle de fluxo. A completação inferior 28 pode incluir outros componentes, tais conto e sem limitação, sensores, válvulas de estimulação, os mandris de injeção de produtos químicos e mandris de elevação de gás ( 'gás lift') . £0001"?] Guando os 'packers' de isolamento 46 são instalados, os sistemas de completação em manobra única existentes impedem a circulação ou o deslocamento do fluido do espaço anular acima, do conjunto de 'packers' de isolamento. O sistema de completação em manobra única 20 incorpora uma válvula de comunicação de fluido 54 situada na completação inferior 28, posicionada acima do mais altamente situado 'packer' de isolamento 46. Como descrito ainda descrito abaixo, a válvula de comunicação de fluido 54 permite que o fluido no espaço anular 50 seja deslocado e substituído com um segundo fluido no espaço anular, em particular um fluído obturador ou de completação, apôs o 'packer' de isolamento 4 6 ter sido instalado e antes da. instalação de um 'packer' da completação, por exemplo, na completação superior. Um fluido obturador ou de completação é um fluido que é deixado no espaço anular entre a tubagem e o revestimento externo, por exemplo, acima do mais altamente situado 'packer' de isolamento 46. 0 fluido obturador ou de completaçâo é utilizado para proporcionar pressão hidrostática para rebaixar a pressão diferencial através do elemento de selagem do 'packer', para reduzir a pressão diferencial no poço e na tubagem de revestimento interno de modo a prevenir colapso, e ele pode ser quimicamente definido de modo a proteger metais e elastômeros da corrosão.
[00018] A válvula de comunicação de fluido 54 é ilustrada como unia válvula de comunicação de fluido atuada pela pressão do espaço anular. Por exemplo, a pressão no espaço anular 50: é aumentada para romper um elemento 56 que comunica a pressão no espaço anular através de uma porta 58 para mover um elemento 60, por exemplo, uma luva, abrindo desse modo uma passagem de fluxo 62 entre o espaço anular 50 e o furo 24 da completaçâo. Será entendido por aquele usualmente versado na técnica, que a válvula de comunicação ilustrada é um exemplo não limitante dos tipos de válvulas der comunicação que facilitam a. circulação de fluídos entre o furo interno 2.4 e o espaço anular 50 que pode ser utilizada. Por exemplo, e sem limitação, a válvula de comunicação 54 pode ser acionada através da. tubagem, ou pressão hidráulica conduzida por linha, de controle ou atuada eletricamente. Dependendo da implementação particular, a válvula pode ser operada por uma linha de controle ou .linhas de controle dual. Ά válvula pode utilizar sistemas de comunicação sem fio para abrir e fechar a válvula. Assim, muitas variações para controlar e operar a válvula de comunicação 54 são contempladas e se inserem no escopo dessa divulgação.
[00019] De acordo com uma ou mais modalidades, o sistema de completação em manobra única 20 inclui um 'packer' (obturador) superior 64, isto é, barreira no espaço anular, incorporado na completaçào inferior 28 entre a completação superior 26 e a válvula de comunicação de fluido 54. Como ainda descrito abaixo, quando o fluido do espaço anular 72 é deslocado (Figuras 3, 9) e o 'packer'' superior 64 é instalado (Figuras 4, 10) uma barreira da completação é proporcionada, por exemplo, para a vida do poço. Esta barreira de completação facilita a desconexão e a retirada da completação superior 26 para fora do poço sem criar questões de controle do poço.
[00020J Um. exemplo não limitativo de 'packer' superior 64 é ilustrado sendo um 'packer' atuado por pressão hidrostática e incluindo um módulo de ajuste hidrostático (HSM) 66. O 'packer' 64 não está limitado a válvulas atuadas por pressão hidrostática e outros tipos de obturadores { 'packers' são contemplados e estão dentro do âmbito desta divulgação. O 'packer* superior 64 pode ser um 'packer' de portas múltiplas possuindo passagens de alimentação para as linhas de controle, tal como as linhas de comunicação 40, 12.
[00021] Referindo-nos agora à Figura 13, um fluxoçrama de um método 100 para descida de uma completação em manobra única de acordo com um exemplo é descrito. A Figura 13 é descrita com referência adicional às Figuras 1-12. As Figuras 1-4 e 7-10 ilustram a descida de urna completação em manobra única 20 no^ poço, instalação dos 'packers' de isolamento 46, e deslocamento, do fluido do espaço anular 72 antes da instalação de um 'packer' da completação, por exemplo, na completação superior. As Figuras 5 e 11 ilustram a retirada da completação 2 6 para fora do furo, isto é, do. poço, por exemplo, para realizar uma operação de recondicionamentc. Nas Figuras 1-6, a completação superior 26 está ilustrada sem um *packer' de compietação. Nas figuras 7-12, a completação superior 26 inclui um ' packer' de completação 68. As Figuras 6 e 12 ilustram a descida no furo com urna completação superior 26 e colocação do poço 8 em produção. Nos exemplos das Figuras 6 e 12, a completação superior 26 inclui uma junta, de compensação do movimento de tubagem 76.
[000221 No bloco 102, o sistema de completação em manobra única 20 é baixado ao interior do poço (RIH) e posicionado no poço 10, por exemplo, como ilustrado nas Figuras 1 e 7. No bloco 10.4 as. válvulas de controle de fluido estão fechadas, como ilustrado nas Figuras 2. e 8, por exemplo, por meio de um sinal hidráulico conduzido através de uma linha de comunicação hidráulica 40. No bloco 106, os 'packers' de Isolamento 46 são instalado proporcionando uma barreira no espaço anular acima das zonas 12, como mostrado nas Figuras 2 e 8. Por exemplo, 'packers' de isolamento podem s.er definidos através da aplicação de pressão hidráulica no furo da tubagem de modo a expandir os 'packers' 46. de modo a selar contra as paredes do poço. Como discutido acima, a completação inferior 28 pode não incluir válvulas de controle de fluxo 48. A completação inferior abaixo dos 'packers' de isolamento 46 pode ser· selada se necessário, por exemplo, e sem limitação, coro um tampão ou válvula de isolamento da formação.. ÍG00'23:] Com referência as Figuras 3. e 9, a válvula des comunicação, de fluido 54 está aberta (bloco 108) estabelecendo uma comunicação fluida entro o espaço anular 50 e o furo 24. 0' fluido inicial contido no espaçe anular 72 é deslocado (bloco 110} com um. segunde fluído 7.4, por exemplo, fluido obturador ou de completação. Nas Figuras 3 e 9, o fluído de completação 74 é circulado desde a superfície ao longo do furo 24 e através da passagem 62 cia válvula de comunicação de fluído 54 para dentro de o espaço anular 50 deslocando assim o fluído 72 contido no espaço anular para a superfície. Com referência ãs Figuras 4 e 1/0.-, o- 'packer* superior 64 ê instalado (bloco 112) criando uma barreira de completação 76 (barreira no espaço anular) acima do mais altamente posicionado *packer-' de isolamento 46. A barreira de completação 76 pode ficar no lugar por toda a vida do poço. O exemplo ílustrado, o 'packer' superior 64 na completação inferior e na Figura 10 o ‘packer' de completação 68 na. completação superior 26 são ambos posicionados mediante ativação do módulo de hidrostático de instalação 66 em resposta ao aumento da pressão no espaço anular 50, por exemplo, por meio do fluido de completação 74. Será entendido por aquele usualmente versado na técnica, com as vantagens dessa divulgação, que o 'packer' superior 64 e/ou o 'packer' de completação 68 pode ser acionado e instalado de vários modos. A válvula de comunicação de fluido 54 pode. ser então fechada em preparação para operações adicionais, tais como, sem limitação., estimulação de. zonas, realização de uma operação de recondic.ionam.ento., e colocação do poço em produção. Como será entendido pelos peritos na arte e com os benefícios desta descrição, vários modos de fechamento da válvula de comunicação de fluido 54 podem ser usados.
[00024] Com -o ‘packer* superior 64 instalado, uma barreira de completação 76 fica posicionada e a completação superior 26 pode ser des-conectada e retirada para fora do furo (P00.H) sem criar questões relativas ao controle do poço. 0 fecho 38, ver a Figura i, é atuado para liberar a conexão da completação superior 26 da completação inferior 28. Nas Figuras 5 e 11, a completaçâo superior 26 está ilustrada sendo extraída (bloco 114) para fora do poço 10. Com a completaçâo superior 26 removida do po.ço, as operações de recondicionamentc podem ser realizadas (bloco 116). No bloco 118, uma completaçâo superior 26 é descida no poço (RIH) e conectada à completaçâo inferior, como ilustrado nas Figuras 6 e 12. Nos exemplos das Figuras 6 e 12, as complet ações superiores incluem uma junta de compensação de movimento da tubagem (TMCJ) 70. Pa Figura 6, a TMCJ 70 é uma junta de compensação de selagem. Com referência à Figura 12, a completaçâo superior 26 inclui um 'paçker' de completaçâo superior 68, que pode ser instalado de vários modos, incluindo através de um módulo hidrostático de instalação 66, Com referência à Figura 12 a TMCJ 70 está localizada abaixo do 'packer1 de completaçâo 68 e pode ser uma junta de compensação não selante. Com a completaçâo superior conectada à completaçâo inferior 28, o poço pode ser colocado em produção; Figuras 6 e 12, mediante abertura das válvulas de controle de fluxo 48 permitindo que o fluido do reservatório 78 seja produzido até a superfície.
[00025 J 0 mencionado a.té agora descreve as diversa.s modalidades dos sistemas e métodos de completaçâo em manobra única, tal que aquele usualmente versado na técnica pode de forma mais fácil entender os aspectos da divulgação. Aquele usualmente versado na técnica deverá notar que poderá facilmente usar a divulgação como uma base para a concepção ou modificação de outros processos e estruturas para levar a cabo os mesmos propósitos e/ou para obter as mesmas vantagens das modalidades aqui introduzidas. Os peritos na arte também devem perceber que tais construções equivalentes não se afastam do espírito e âmbito da descrição, e que eles podem, fazer várias mudanças, substituições e alterações aqui, sem se afastar do espírito e do âmbito da revelação. O escopo da invenção deve ser determinado apenas pela linguagem das reivindicações que se seguem. O termo "compreendendo" nas reivindicações pretende significar "inclui pelo menos" tal que a listagem mencionada dos elementos numa reivindicação sega um grupo aberto. Os termos "um", "o" e outros termos singulares, sâo pretendidos a incluir suas formas plurais, a menos que especificamente excluídos. - REIVINDICAÇÕES -

Claims (20)

1. SISTEMA DE COMPLETAÇÃO EM MANOBRA ÚNICA, caracterizado por compreender: uma completação superior (26) e uma completação inferior (28) em conexão a um acoplador (30) para serem baixadas ao interior de um poço (10) como uma unidade numa manobra única; a completação inferior compreendendo: um 'packer' (obturador) de isolamento (46); uma válvula de comunicação de fluido (54) localizada acima do 'packer' de isolamento para controlar a comunicação entre um furo (24) da completação e um espaço anular (50) do poço; e um 'packer' superior (64) situado acima da válvula de comunicação de fluido.
2. Sistema de completação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a completação inferior compreender um. elemento situado abaixo do 'packer' de isolamento., o elemento sendo um selecionado a. partir de uma válvula de controle de fluxo (48·) e uma tela independente (52) .
3. Sistema de completação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o acoplador compreender um fecho (38) para s.eletivamente ciesconectar a completação superior da completação Inferior.
4. Sistema de completação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado per a completação superior compreender um 'packer' de completação (68).
5. Sistema de completação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a completação superior compreender uma junta de compensação de movimento da tubagem (70} .
6. MÉTODO, caracterizado por compreender: fazer descer numa manobra única um sistema de completaçâo (20) possuindo um furo interno (24) ao interior de um poço (1.0) que penetra numa zona da formação (12), o sistema de completaçâo compreendendo uma completaçâo superior (26) conectada a uma completaçâo inferior (28); instalação de um 'pa.ck.er' de isolamento (46), formando uma barreira acima da zona da formação num espaço anular (50) entre a completaçâo inferior e o· poço; deslocar um fluido (72) contido no espaço anular acima do ’ packer1 de isolamento instalado.; e após o deslocamento, instalar um ‘packer1 superior (64) proporcionando assim uma barreira de completaçâo (76) acima do 'packer* de isolamento instalado.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6., caracterizado por compreender após a instalação do 'packer' superior, desconectar a completaçâo superior da completaçâo inferior·, e puxar para fora do poço a completaçâo superior desçonectada.
8. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a completaçâo inferior compreender uma válvula de controle de fluxo {48) localizada abaixo do 'packer' de isolamento.
9. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o deslocamento do fluido contido rio espaço a n u .1 a r comp r e e nde r: comunicar um fluido (74) proveniente do furo interno, através de uma válvula de comunicação de fluido (54) ao interior do espaço anular.
10. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a completaçâo inferior compreender uma tela independente (52} localizada abaixo do 'packer' de isolamento.
11 . Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o 'packer' superior estar situado na completaçâo inferior e uma válvula, de comunicação de fluido {54} estar situada entre o 'packer* superior e o •packer' de isolamento, ern que o deslocamento do fluido contido no espaço anular compreende a comunicação de um fluido (74) proveniente do furo interno através da válvula de comunicação de fluido ao interior do espaço anular.
12. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a completaçâo superior compreender um 'packer* de completaçâo (68), em que o deslocamento do fluido contido no espaço anular é realizado antes da instalação do 'packer' de completaçâo.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por após a instalação do 'packer' superior, desconectar a completaçâo superior da completaçâo inferior, e puxar para fora do poço a completaçâo superior desconectada.
14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o deslocamento do fluido contido no espaço anular compreender a comunicação de um fluido (74) proveniente do furo interno através de uma válvula de comunicação de fluido (54.) ao interior do espaço anular.
15. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o 'packer' superior estar localizado na completação inferior e uma válvula de comunicação de fluido {54} estar situada entre o 'packer* superior e o 'packer' de isolamento, em que o deslocamento do fluido contido no espaço anular compreende a comunicação de um. fluído (74) proveniente do furo através da válvula de comercial de fluído (54.) ao interior do espaço anular,
16, MÉTODO, caracterizado por compreender: fazer descer numa manobra única um sistema de completação (20) possuindo um furo interno (24} ao interior de um poço (10} que penetra, numa zona da formação (12), o sistema de completação compreendendo uma completação superior (26) conectada a um acoplador {30} a. uma completação inferior (28), em que a completação inferior compreende urn 'packer' de isolamento (46), urna válvula de comunicação de fluido (54) situada acima do ! packer' de isolamento operável para. controlar a comunicação de fluido entre o furo interno e um espaço anular (50) do poço, e um 'packer* superior (64) situado acima da válvula de comunicação de fluido; instalação do 'packer' de isolamento acima da .zona da formação; deslocar um fluido (72) contido no espaço anular acima do 'packer1 de. isolamento instalado em resposta a. um fluido (74) que circula proveniente do furo interno através da válvula de comunicação de fluido; e após o deslocamento, instalar um ’packer' superior proporcionando assim uma barreira de completação (76) acima do 1packer? de isolamento instalado.
17, Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por a. completação superior compreender um 'packer' (68), em que o deslocamento do fluido contido no espaço anular é realizado antes do 'packer' da eompletação superior s.er instalado.
18. Método, de acordo com a reivindicaç-ão 16, caracterizado por adicionalmente compreender após a instalação do ’packer' superior da eompletação inferior, desconectar a eompletação superior no acoplador, e puxar para fora do poço a eompletação superior desccnectada.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por: após proporcionar a barreira de eompletação, desconectar a eompletação superior no acoplador e puxar para fora do poço a eompletação superior desconectada; e fazer descer a eompletação superior de volta ao poço e conectar ã eompletação inferior.
20. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado per a eompletação inferior compreender uma válvula de controle de fluxo (485 localizada abaixo do 'packer' de isolamento.
BR102014002103A 2013-01-28 2014-01-28 sistema de completação em manobra única, e método BR102014002103A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201361757298P 2013-01-28 2013-01-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014002103A2 true BR102014002103A2 (pt) 2016-03-08

Family

ID=51221692

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014002103A BR102014002103A2 (pt) 2013-01-28 2014-01-28 sistema de completação em manobra única, e método

Country Status (2)

Country Link
US (1) US9945203B2 (pt)
BR (1) BR102014002103A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11506022B2 (en) * 2018-04-05 2022-11-22 Petroleo Brasileiro S.A.—Petrobras Methods for well construction and completion

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015117060A1 (en) * 2014-01-31 2015-08-06 Schlumberger Canada Limited Lower completion communication system integrity check
GB2552613B (en) * 2015-04-30 2021-04-14 Halliburton Energy Services Inc Casing-based intelligent completion assembly
US20180073352A1 (en) * 2016-09-09 2018-03-15 Schlumberger Technology Corporation Zonal communication and methods of evaluating zonal communication
US10954762B2 (en) * 2016-09-13 2021-03-23 Schlumberger Technology Corporation Completion assembly
US20190040715A1 (en) * 2017-08-04 2019-02-07 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Multi-stage Treatment System with Work String Mounted Operated Valves Electrically Supplied from a Wellhead
NO20210094A1 (en) * 2018-12-18 2021-01-25 Halliburton Energy Services Inc Insertion of a Seal Stinger into a Packer Positioned in a Wellbore to Facilitate Straddling a Damaged Zone Within the Wellbore
CN112780184B (zh) * 2019-11-11 2023-03-21 中国石油化工股份有限公司 气井自平衡防污染完井管柱
NO20230573A1 (en) 2020-11-18 2023-05-16 Schlumberger Technology Bv Fiber optic wetmate
US11927067B2 (en) 2021-11-30 2024-03-12 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Shifting sleeve with extrudable ball and dog
US11814926B2 (en) 2021-11-30 2023-11-14 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Multi plug system
US11891869B2 (en) 2021-11-30 2024-02-06 Baker Hughes Oilfield Operations Torque mechanism for bridge plug
US11891868B2 (en) 2021-11-30 2024-02-06 Baker Hughes Oilfield Operations Llc Extrusion ball actuated telescoping lock mechanism

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6513599B1 (en) * 1999-08-09 2003-02-04 Schlumberger Technology Corporation Thru-tubing sand control method and apparatus
US7980306B2 (en) * 2005-09-01 2011-07-19 Schlumberger Technology Corporation Methods, systems and apparatus for coiled tubing testing
US7735555B2 (en) * 2006-03-30 2010-06-15 Schlumberger Technology Corporation Completion system having a sand control assembly, an inductive coupler, and a sensor proximate to the sand control assembly
US20090288824A1 (en) * 2007-06-11 2009-11-26 Halliburton Energy Services, Inc. Multi-zone formation fluid evaluation system and method for use of same
US20080302529A1 (en) * 2007-06-11 2008-12-11 Fowler Jr Stewart Hampton Multi-zone formation fluid evaluation system and method for use of same
US7757773B2 (en) * 2007-07-25 2010-07-20 Schlumberger Technology Corporation Latch assembly for wellbore operations
US7896079B2 (en) * 2008-02-27 2011-03-01 Schlumberger Technology Corporation System and method for injection into a well zone
WO2010138529A1 (en) * 2009-05-27 2010-12-02 Schlumberger Canada Limited Method and system of sand management
US9062530B2 (en) * 2011-02-09 2015-06-23 Schlumberger Technology Corporation Completion assembly
US8893794B2 (en) * 2011-02-16 2014-11-25 Schlumberger Technology Corporation Integrated zonal contact and intelligent completion system

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11506022B2 (en) * 2018-04-05 2022-11-22 Petroleo Brasileiro S.A.—Petrobras Methods for well construction and completion

Also Published As

Publication number Publication date
US9945203B2 (en) 2018-04-17
US20140209327A1 (en) 2014-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014002103A2 (pt) sistema de completação em manobra única, e método
US9896897B2 (en) Subsea universal Xmas tree hang-off adapter
US8322441B2 (en) Open water recoverable drilling protector
US10428624B2 (en) Downhole completion system
NO328382B1 (no) Kompletteringssystem
US8157015B2 (en) Large bore vertical tree
BRPI0117263B1 (pt) aparelho para utilização num furo de poço possuindo um forro com um espaço vazado interno, método para completação de um poço possuindo uma parede interna, aparelho de instalação e cimentação de forro, e método para utilização num furo de poço.
RU2686746C1 (ru) Система для повторной изоляции доступа в ствол скважины
EP3068966B1 (en) Completion systems including an expansion joint and a wet connect
US11187055B2 (en) Particular relating to subsea well construction
EP2697476B1 (en) Multiple annulus universal monitoring and pressure relief assembly for subsea well completion systems and method of using same
CA2988897C (en) A well tube and a well bore component
US9657525B2 (en) Subsea wellhead assembly, a subsea installation using said wellhead assembly, and a method for completing a wellhead assembly
BR102012021056A2 (pt) Método de manutenção de um sistema de poço, sistema para uso em um poço, e método
WO2009129307A2 (en) Multi-section tree completion system
US20110162839A1 (en) Retrofit wellbore fluid injection system
WO2018143825A1 (en) An apparatus for forming at least a part of a production system for a wellbore, and a line for an a method of performing an operation to set a cement plug in a wellbore
EP3087246B1 (en) Method for running conduit in extended reach wellbores
EP3309356A1 (en) Downhole completion system

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time