BR102012028861A2 - Sistema dispensador automático para medicamentos - Google Patents

Sistema dispensador automático para medicamentos Download PDF

Info

Publication number
BR102012028861A2
BR102012028861A2 BR102012028861A BR102012028861A BR102012028861A2 BR 102012028861 A2 BR102012028861 A2 BR 102012028861A2 BR 102012028861 A BR102012028861 A BR 102012028861A BR 102012028861 A BR102012028861 A BR 102012028861A BR 102012028861 A2 BR102012028861 A2 BR 102012028861A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dispenser system
medicinal products
main device
drawers
automatic dispenser
Prior art date
Application number
BR102012028861A
Other languages
English (en)
Inventor
Nilson De Filho Figueiredo
Original Assignee
Nilson De Filho Figueiredo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nilson De Filho Figueiredo filed Critical Nilson De Filho Figueiredo
Priority to BR102012028861A priority Critical patent/BR102012028861A2/pt
Publication of BR102012028861A2 publication Critical patent/BR102012028861A2/pt

Links

Landscapes

  • Medical Preparation Storing Or Oral Administration Devices (AREA)

Abstract

SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS. Compreende a presente de invenção a um sistema com dispositivos eletrônicos facilitador para administração de medicamentos, particularmente voltado às medicações múltiplas e às prescrições de uso contante, recorrentes no tratamento, por exemplo, de idosos, que armazenando em gavetas diferentes medicamentos, identificando quais deles deverão ser ingeridos, em quais dosagens e nos seus respectivos horários, Contendo este sistema um dispositivo principal (1), com painel com display (7) de tela do tipo "touchscreen", ou não, gavetas (8) controladas eletronicamente por sensores (9) e travas (10), e um secundário (2) portátil, conectado a "smart-phone" via "Bluetooth" (B) e este à uma rede sem fios, "3G"/"4G", internet (A<sym>), <sym> comformando armários dispensadores gerenciados por um circuito eletrônico de controle (3) dotado de microprocessador (4) e memória (5), que são interligados a um servidor remoto (6).

Description

"SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS" Refere-se a presente patente de invenção, que diz respeito ao campo da medicina, a um sistema com dispositivos eletrônicos facilitador para administração de medicamentos, particularmente voltado às 5 medicações múltiplas e às prescrições de uso constante, recorrentes no tratamento, por exemplo, de idosos, armazenando em gavetas diferentes medicamentos, identificando quais deles deverão ser ingeridos, em quais dosagens e nos seus respectivos horários.
O aumento da expectativa de vida do ser humano nos últimos anos 10 e o crescimento da população idosa, comprovado pelos últimos recenseamentos, cria novos cenários e desafios para a medicina. Os dados mostram o aumento desta população e estima-se, que no ano 2025 a população idosa terá crescido 16 vezes, enquanto a população terá aumentado 5 vezes.
Este cenário deve-se principalmente ao desenvolvimento da ciência e tecnologia e à melhoria de diagnósticos e tratamentos de saúde, que conseqüentemente tem gerado um elevado aumento no uso de medicamentos e produtos relacionados. Por outro lado, é sentida e reconhecida a dificuldade em ministrar medicamentos, principalmente 20 quando o paciente necessita ingeri-los em diferentes horários do dia, situação esta bastante comum a boa parte da população idosa.
A presente patente de invenção em face ao exposto apresenta um sistema com dispositivos eletrônicos capazes de auxiliar o paciente no gerenciamento da ingestão de remédios, acusando qual o fármaco a ser 25 ingerido, seu horário correto e as respectivas dosagens, particularmente para a população idosa. Evita desta forma, eventuais trocas ou dosagens incorretas, aspectos importantes no tratamento caracterizado por múltiplas medicações.
O sistema prevê um dispositivo principal e um secundário para armazenar e disponibilizar medicamentos. Estes dispositivos estão conectados a um servidor remoto para acesso a um banco de dados 5 próprio. O sistema visa auxiliar pacientes no gerenciamento de fármacos, horários e doses de ingestão, sendo o dispositivo principal provido de gavetas para acondicionar medicamentos protegidos pelo "blister" do próprio medicamento, painel para interface com o usuário do tipo "touchscreen" ou não, além de um circuito eletrônico para habilitar a 10 abertura das gavetas e emissão dos sinais de alerta, que fica conectado à rede sem fios, tais como "3G"/"4G", entre outras. E um dispositivo secundário, uma versão portátil de menor porte, para ser transportado junto ao paciente tendo comunicação de curta distância com "smartphone" do próprio paciente/cuidador, via "Bluetooth" ou outras formas 15 de comunicação de pequena distância, avisando o horário e dosagem para retirada do medicamento. Retiradas de medicamentos estas, tanto do dispositivo principal quanto do secundário, registradas e debitadas do montante prescrito pelo médico, por meio de endereço próprio na internet, que permite ao médico ou responsável autorizado, através dos 20 dados armazenados na memória do sistema e no banco de dados do servidor remoto, controlar ou reabastecer todas ou determinada gaveta do dispensador principal de medicamentos faltantes na continuação do tratamento.
O sistema dispensador automático para medicamentos, objeto desta patente, pode ser melhor compreendido reportando-se as figuras anexas, que integram este relatório descritivo e contém referências numéricas em conjunto com a descrição de suas particularidades técnicas. Figuras estas, que não restringem sua configuração quanto às dimensões, proporções e eventuais tipos de acabamentos inseridos nos dispositivos do sistema e nem o alcance de sua aplicação prática.
As figuras 1 e 2 são diagramas em bloco do sistema e do seu gerenciamento, respectivamente.
As figuras 3, 4 e 5 são vistas frontal, lateral e superior de uma das possíveis configurações frontais do dispositivo principal.
A figura 6 é uma vista esquemática do Iayout da frente do dispositivo principal, mostrando o seu display e como pode ser ío veiculadas para o paciente/cuidador os dados sobre as gavetas e retiradas de medicamentos.
De acordo com estas figuras e suas referências numéricas, a presente patente refere-se a um sistema dispensador automático para medicamentos composto de um dispositivo principal (1) e um secundário 15 (2) portátil, conformando armários dispensadores, gerenciados por um circuito eletrônico de controle (3) dotado de microprocessador (4) e memória (5), que são interligados, via circuito de comunicação (A), a um servidor remoto (6).
Contendo o dispositivo principal (1) um painel com display (7) de 20 tela do tipo "touchscreen" ou não, gavetas (8) controladas eletronicamente por sensores (9) e travas (10). Dito dispositivo principal (1), um armário dispensador, onde a medicação, com o "blister" do próprio medicamento, fica protegida quando armazenada em suas gavetas (8), através de suas travas (10) e sensores (9), evitando 25 contaminação com o meio externo e desvios. Contendo ainda, interface interativa com o usuário, através do painel com display (7), relógio e ícones de comando, para habilitar a abertura das gavetas (8), emitir sinais de alerta, prever programação e atualizações remotas, bem como para envio de mensagens, ficando conectado, via circuito de rede sem fios (A), do tipo: "WiFi" e/ou "3G7"4G", que comunica com aparelhos do tipo: "smart-phone", "tablet", televisão ou computadores. Comunicação 5 esta, que permite receber e transmitir informações, enviadas ou atualizadas por pessoa autorizada, também por via internet. Podendo no seu uso mais intenso, o dispositivo principal (1), ficar em local onde o paciente/cuidador possa acessá-lo frequentemente nos horários de administração dos medicamentos, tais como por exemplo: ao lado da ío cabeceira da cama.
Dito dispositivo principal (1), que é conectado via circuito de rede sem fios (A), do tipo: "WiFi" e/ou "3G7"4G", ao smart phone do paciente/cuidador (11) que por sua vez está conectado ao dispositivo secundário (2), um armário dispensador portátil, via "Bluetooth" ou outra 15 forma de comunicação de curta distância, via circuito de transmissão sem fios (B), que contém algumas drágeas de medicamentos emergenciais em pequena quantidade para permitir ao paciente, no caso de não estiver próximo ao dispositivo principal (1), ser avisado, pelo "smart-phone" do paciente/cuidador, do horário e da dosagem, para 20 tomar o medicamento.
Neste sistema, todas as retiradas de medicamentos, tanto do dispositivo principal (1) quanto do secundário (2), são registradas e debitadas do montante prescrito pelo médico e armazenadas na memória (5) do dispositivo principal (1) e no banco de dados do servidor 25 (6), por meio de endereço próprio na internet, através de seus softwares dedicados "firmware" de controle (SC), de gerenciamento (SG), comunicação com o usuário (SU) e com a rede (SR) do dispositivo principal (1), permitindo ao médico ou responsável autorizado, a partir dos dados armazenados na memória (5) do sistema e no banco de dados do servidor (6), alterar estes dados ou abastecer todas ou determinada gaveta (8) do dispositivo principal (1).
Dados estes, armazenados na memória (5) do dispositivo principal (1) e no banco de dados do servidor (6), podem ser programados ou alterados no próprio dispositivo principal ou de um computador com acesso à internet e após o comando "Enviar" (E) contido no painel com display (7) do dispositivo principal (1) ou no navegador do computador ío conectado via internet, são enviados, via internet, e salvas no dispositivo principal (1) e no banco de dados do servidor remoto (6) destinado para este fim, registrando: a identificação do sistema (número de série) e paciente; o número da gaveta (8) acessada; a quantidade de drágeas, cápsulas ou comprimidos a serem acondicionados em uma determinada 15 gaveta (8); a data e hora inicial de tratamento; o intervalo para ingestão dos medicamentos; a data final de tratamento, entre outros que se fizerem necessários.
Na prática, após a etapa de configuração do dispositivo principal (1) localmente ou via internet e o abastecimento dos dispositivos principal 20 (1) e secundário (2) com os medicamentos, o sistema se autogerencia até um novo comando. No seu funcionamento normal, as gavetas (8) permaneceram trancadas pelas travas (10) e somente nos horários estabelecidos pelo envio de dados, serão habilitadas e abertas, sendo que apenas no modo de configuração, é permitida a abertura das 25 gavetas (8) para abastecimento. Para entrar neste modo, uma tecla (M) contida no painel com display (7) deverá ser pressionada no painel ou no display (7), caso seja de tela do tipo "touchscreen", sendo uma senha solicitada.
No horário estabelecido e programado para ingestão do medicamento prescrito, o sistema soa um alarme e informa no display
(7) qual medicamento e dosagem deverá ser administrado e em qual gaveta (8) se encontra. O paciente/cuidador deve reconhecer o alarme e pressionar a tecla "Confirma" (C), no painel com display (7). Após o reconhecimento o alarme cessa e a gaveta (8) correspondente abre automaticamente. O paciente deve ingerir o medicamento conforme prescrição mostrada no display (7), por exemplo: "Paracetamol", dois ío compridos. O paciente/cuidador deve fechar a gaveta (8) correspondente após a retirada do medicamento e ao fechar, um sensor envia um sinal ao circuito eletrônico de controle (3) registrando e identificando que a medicação foi disponibilizada ao paciente conforme instrução. Na memória (5) e no banco de dados do servidor (6) este dado é debitado da quantidade total de medicamentos programada. O sistema retorna a condição anterior e o acionamento e habilitação de gaveta (8) volta a ocorrer novamente apenas no próximo horário de ingestão prédeterminado e programado.
O reconhecimento do alarme, o relógio do dispositivo, abertura da 20 gaveta, o intervalo de administração de determinado medicamento, ou outra configuração específica poderão ser alterados através de senha. A transmissão da informação sobre a disponibilização de medicamentos ao paciente a parentes e outros interessados poderá ser realizada, por exemplo, via "SMS". Se o médico determinar na programação os 25 medicamentos imprescindíveis para o tratamento do paciente e caso o paciente não confirme a disponibilização no horário previsto, o médico e parentes/cuidadores serão informados por mensagens via "SMS" ou "email", automaticamente.
0 display (7) também pode, como função adicional, ser utilizado como veículo de informação para os mais diversos aplicativos utilizados, por exemplo, em "smart-phones" e "smart-TV."

Claims (10)

1."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS" um sistema com dispositivos eletrônicos facilitador para administração de medicamentos, particularmente voltado às medicações múltiplas e às prescrições de uso constante, recorrentes no tratamento, por exemplo de idosos, caracterizado por o sistema dispensador automático para medicamentos ser composto de um dispositivo principal (1) e um secundário (2) portátil, conformando armários dispensadores conectados entre si via circuito de transmissão sem fios (A) e (B) e gerenciados por um circuito eletrônico de controle (3) dotado de microprocessador (4) e memória (5), interligados via circuito de rede sem fios (A) a um servidor remoto (6).
2."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo principal (1) conter um painel com display (7) de tela do tipo "touchscreen", ou não, e gavetas (8), relógio e ícones de comando, para habilitar a abertura das gavetas controladas eletronicamente por sensores (9) e travas (10).
3."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com as reivindicações 1 e 2, por o dispositivo principal (1) conter interface interativa com o usuário, através do painel com display (7), relógio e ícones de comando, para habilitar a abertura das gavetas (8), emitir sinais de alerta, prever programação e atualizações remotas, bem como para envio de mensagens ficando conectado ao circuito de rede sem fios (A), do tipo: "WiFi" ou "3G"/"4G", para comunicação com aparelhos do tipo: "smart-phone", "tablet", televisão ou "notebooks".
4."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por a comunicação via circuito de rede sem fios (A) permitir receber informações, enviadas ou atualizadas por pessoa autorizada, também por via internet.
5."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo secundário (2) ser conectado ao smart phone do paciente/cuidador (11) via "Bluetooth" ou outra forma de comunicação de curta distância via circuito de transmissão sem fios (B), que por sua vez está conectado ao dispositivo principal (1), via circuito de rede sem fios (A), do tipo: "WiFi" e/ou "3G"/"4G", e conter algumas drágeas de medicamentos em pequena quantidade para utilização emergencial, sendo avisado pelo "smart-phone" do paciente/cuidador, do horário e da dosagem; podendo a transmissão da informação sobre esta ou qualquer outra disponibilização de medicamentos ao paciente, ser comunicada a parentes e outros interessados via "SMS" ou "e-mail", automaticamente.
6."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por no sistema todas as retiradas de medicamentos, tanto do dispositivo principal (1) quanto do secundário (2), serem registradas e debitadas do montante prescrito pelo médico, na memória (5) do dispositivo (1) e por meio de seus softwares dedicados "firmware" de controle (SC), de gerenciamento (SG), comunicação com o usuário (SU) e com a rede (SR), através de endereço próprio na internet, com o banco de dados no servidor (6).
7."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os dados armazenados serem enviados, após o comando "Enviar" (E) contido no painel com display (7) do dispositivo principal (1) ou no navegador do computador conectado via internet; sendo salvas na memória (5) do dispositivo principal (1) e no banco de dados do servidor remoto (6) destinado para este fim, registrando: a identificação do sistema (número de série) e paciente; o número da gaveta (8) acessada; a quantidade de drágeas, cápsulas ou comprimidos a serem acondicionados em uma determinada gaveta (8); a data e hora inicial de tratamento; o intervalo para ingestão dos medicamentos; a data final de tratamento, entre outros que se fizerem necessários;
8."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado por as gavetas (8) permaneceram trancadas pelas travas (10) serem habilitadas e abertas somente nos horários estabelecidos para medicação, abastecimento e no modo de configuração (M) no envio de dados, através da tecla (M) contida no painel com display (7), com fornecimento de senha.
9."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o reconhecimento do alarme, o relógio do dispositivo, abertura da gaveta, o intervalo de administração de determinado medicamento, ou outra configuração específica poderem ser alterados através de senha;
10."SISTEMA DISPENSADOR AUTOMÁTICO PARA MEDICAMENTOS" de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o display (7) também poder, como função adicional, ser utilizado como veículo de informação para os mais diversos aplicativos utilizados, por exemplo, em "smartphones" e "smart-7V".
BR102012028861A 2012-11-12 2012-11-12 Sistema dispensador automático para medicamentos BR102012028861A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012028861A BR102012028861A2 (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Sistema dispensador automático para medicamentos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012028861A BR102012028861A2 (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Sistema dispensador automático para medicamentos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012028861A2 true BR102012028861A2 (pt) 2014-10-14

Family

ID=51688578

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012028861A BR102012028861A2 (pt) 2012-11-12 2012-11-12 Sistema dispensador automático para medicamentos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012028861A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11097085B2 (en) Computerized oral prescription administration devices and associated systems and methods
JP5671045B2 (ja) 薬ディスペンサー
US9973611B2 (en) Device and method for self-administration of medicine
ES2761685T3 (es) Gestión de medicamentos a pie de cama
US10792226B2 (en) Refill and dosage management devices and associated systems and methods for use with computerized oral prescription administration devices
US9785750B2 (en) Medicine organizer
US11890258B2 (en) Smart pill box
WO2018222640A1 (en) Method and system for safe medication dispensing
US20210398635A1 (en) Medication compliance device
US20140006040A1 (en) Home healthcare system including medication administration system and method of dispensing medicines
JP2015062438A (ja) 服用管理支援装置、及び、服用管理システム
Meghla et al. An Internet of Things (IoT)-based smart automatic medication dispenser with an integrated web application for patient diagnosis
Hussein Shukur Design a mobile medication dispenser based on IoT technology
JP2017123991A (ja) 薬袋服薬管理装置、薬袋服薬管理方法、及びプログラム
KR20190078752A (ko) 스마트 홈용 의약품 보관 및 복약관리를 위한 지능형 정보관리시스템
BR102012028861A2 (pt) Sistema dispensador automático para medicamentos
JP6369712B2 (ja) 投薬管理システム及び投薬管理装置
CN205434409U (zh) 一种小型医用智能药品盒
KR20110087968A (ko) 휴대용 투약 알리미와 투약 모니터링 시스템
Selvabharathi et al. Design of IoT Based smart pill box for healthcare applications
WO2021033188A1 (en) Medication dispensing machine and system
Tiwari et al. Smart Pill Dispensers and IoT: Advancements in Medication Administration
Chawariya et al. Fundamental research on medication reminder system
US20220036991A1 (en) System for tracking a health-related behavior
Moirangthem et al. Technology Survey of Pillbox and Design using IoT

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.